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EDUCAÇÃO

Mostra Virtual apresenta experiências em mentoria de diretores

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A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, na quinta-feira, 3 de julho, a 1ª Mostra Virtual de Experiências em Mentoria de Diretores(as) Escolares. O evento reuniu gestores escolares, técnicos das secretarias de educação e demais profissionais da área para compartilhar vivências práticas construídas ao longo do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).  

A mostra reafirmou o compromisso da universidade pública com a valorização da escola como lugar de escuta, formação e transformação. As experiências apresentadas evidenciam como a mentoria, quando alicerçada em uma formação sólida e na troca entre pares, contribui diretamente para o fortalecimento da liderança, a melhoria da gestão pedagógica e a promoção de uma cultura democrática nas escolas.  

Durante o evento, os participantes puderam assistir a uma mesa-redonda de abertura e a sessões temáticas com relatos de experiências de diretores escolares que participaram da primeira edição do curso.  

Uma das experiências em destaque foi a apresentação, pela diretora de uma escola de Fortaleza (CE), Raquel Sales, do protocolo antirracista desenvolvido a partir da formação. Ao longo de abril, a equipe da mentoria promoveu encontros na Coordenadoria de Igualdade Racial da cidade, com distribuição de materiais como folders e o caderno-guia do protocolo. A ação alcançou um novo patamar ao ser apresentada também ao secretário municipal de Educação, ampliando sua institucionalização. A iniciativa mostra como os conteúdos da formação se materializaram em políticas locais com potencial transformador.  

Outros relatos enfatizaram o valor humano da mentoria. “Com certeza, hoje, eu posso dizer que sou outra pessoa enquanto diretora escolar”, afirmou Daci Lopes, servidora do município de Valença (BA). Segundo ela, a formação se tornou um espaço de fortalecimento emocional, resgate da autoconfiança e construção de estratégias para preservar a saúde e a qualidade das relações no ambiente escolar.  

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Para a educadora, o papel da comunicação também foi um elemento-chave no processo de mentoria. “Comunicação é tudo. Em todos os ambientes e, principalmente, no ambiente escolar”, defendeu Daci, pontuando que a comunicação é uma ferramenta de humanização da gestão, ao fomentar relações empáticas e abrir espaço para o diálogo entre profissionais de diferentes formações.  

A vivência da democracia nas escolas também esteve no centro das reflexões de muitos participantes do curso. As experiências relatadas destacam a importância de fortalecer os conselhos escolares por meio da escuta ativa e da valorização da diversidade dos sujeitos da comunidade.  

“Para além de afirmar que a gente está em uma escola democrática, os diretores precisam rever alguns princípios e pensar como ocorrem a participação, a autonomia, a transparência e o pluralismo na escola”, disse o diretor Adriano Soares, de João Pessoa (PB).  

Proditec – O Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação, instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024, tem como finalidade contribuir para o aprimoramento das gestões administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas da educação básica e das secretarias de educação, por meio do apoio à formação continuada. O programa visa desenvolver e apoiar ações formativas em parceria com os estados e os municípios, com o objetivo de promover uma gestão de excelência nas secretarias e nas escolas públicas, contribuindo para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes em todas as etapas da educação básica e nas diversas modalidades de ensino.  

A 1ª Mostra Virtual de Experiências em Mentoria de Diretores(as) Escolares faz parte da parceria do MEC com universidades federais, como a UFG, para execução de ações do Proditec. A colaboração tem se mostrado fundamental para oferecer formações de excelência baseadas em metodologias ativas, cultura colaborativa e protagonismo dos gestores escolares. 

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

Formação capacitará 800 municípios do MEC Gestão Presente

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O Ministério da Educação (MEC) realizará uma capacitação técnica para 800 redes municipais de ensino que participarão da primeira etapa de implementação do MEC Gestão Presente, por meio do módulo Gestão Presente na Escola (GPE). O encontro inaugural será na próxima terça-feira, 22 de julho, às 10h, pelo canal do MEC no YouTube.  

O Gestão Presente na Escola é um sistema gratuito desenvolvido para a organização de processos administrativos nas escolas públicas brasileiras. Ele permite a digitalização de atividades rotineiras, como a gestão de matrículas, enturmação, calendário letivo, quadro de horários, cadastro e alocação de profissionais da educação e diário de classe, com notas e controle da frequência escolar. Além disso, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP), o GPE promove a integração dos dados escolares com o MEC, facilitando o planejamento e o monitoramento das políticas públicas educacionais.     

De acordo com o cronograma, o encontro seguinte vai explorar o Sistema Gestão Presente, em 23 de julho; a gestão de dados das escolas, em 24 de julho; e a gestão de dados dos estudantes (cadastro, matrícula e rematrícula), em 25 de julho; finalizando a programação da primeira semana de formação. 

A programação será realizada em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal do Alagoas (Nees/Ufal). 

MEC Gestão Presente – A plataforma integra instrumentos de governo digital na educação básica, com o objetivo de coletar e compartilhar dados escolares de forma padronizada, segura e eficiente. Atualmente, comporta dados de mais de oito milhões de estudantes do ensino médio e foi expandida para incluir o ensino fundamental, a educação infantil e os profissionais da educação. 

De acordo com a Portaria, o MEC Gestão Presente tem como princípios a modernização, o fortalecimento e a simplificação da gestão educacional; a colaboração entre os entes federativos; a segurança da informação e a proteção de dados pessoais; a transparência; a qualidade e a equidade da gestão educacional; e a tomada de decisão baseada em evidências.  

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Diretrizes – Entre as diretrizes, a norma aponta a troca de informações entre os sistemas de gestão educacional; o uso da tecnologia para otimização dos processos de trabalho; a assistência técnica da União aos entes federativos, a fim da equalização da gestão educacional; e a capacitação e a troca de conhecimento das redes de educação para a utilização de plataformas e serviços digitais.   

A portaria ainda estabelece que o MEC Gestão Presente busca a atuação integrada entre os órgãos e as entidades da política de educação, com o compartilhamento de dados, além do monitoramento contínuo e permanente de dados educacionais para aprimoramento da política de educação básica, inclusive por meio de coleta, análise e disseminação pela União.  

Outra novidade trazida no texto é a criação do Comitê Tripartite do MEC Gestão Presente, composto por representantes da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, com o objetivo de apoiar e coordenar a implementação e a gestão do MEC Gestão Presente. Algumas atribuições são: promover a integração e a colaboração entre os entes federativos nos temas pertinentes à plataforma; coordenar a implementação das diretrizes e ações; monitorar e avaliar continuamente as atividades e os resultados do MEC Gestão Presente; e propor melhorias e ajustes nas políticas e práticas, em busca da eficácia e eficiência do MEC Gestão Presente.   

Leia a íntegra do texto com todas as regras e as informações sobre o MEC Gestão Presente.  

Segundo ciclo O MEC informa que haverá um novo ciclo de seleção para a expansão da implementação do GPE previsto para o ano de 2026, permitindo que mais redes públicas municipais tenham acesso à ferramenta. A expectativa é que o processo siga os aprendizados do primeiro ciclo, com base em critérios técnicos e na escuta das redes educacionais.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

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Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

MEC iniciará pagamento de R$ 6,3 mi para custeio do PET

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), iniciará o pagamento do custeio do Programa de Educação Tutorial (PET). Os recursos serão repassados via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o cartão-pesquisador de cada participante do programa. Serão R$ 6,3 milhões creditados, em cronograma que irá de 1º de agosto até 31 de dezembro. 

De acordo com o calendário definido pelo MEC, o período de homologação do custeio por parte do pró-reitor de cada instituição de ensino superior vai até este domingo, 20 de julho. Na sequência, será feito o envio ao FNDE, entre 21 e 31 de julho, para dar início aos pagamentos. 

O PET tem o objetivo de fomentar grupos de aprendizagem tutorial mediante a concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e de bolsas de tutoria a professores tutores de grupos do PET. É organizado a partir das formações em nível de graduação, mediante a constituição de grupos de estudantes de graduação e sob a orientação de um professor tutor, para a realização de atividades que possibilitem uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvam ensino, pesquisa e extensão. 

Os professores tutores de grupos do PET recebem mensalmente uma bolsa de tutoria no valor de R$ 1.500, caso possuam título de mestre; ou de R$ 2.200, caso possuam título de doutor. Não é permitido acumular esse valor com qualquer outro tipo de bolsa. 

PET – O Programa de Educação Tutorial (PET), criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, fomenta grupos de aprendizagem tutorial. Isso é feito por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET. Além disso, o programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visando à qualidade da formação universitária. É uma política que atua para a consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior.  

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do FNDE

Fonte: Ministério da Educação

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