Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Moradores de Sinop defendem criação de secretaria voltada à agricultura familiar

Publicado

A criação de uma Secretaria Municipal de Agricultura Familiar foi a principal demanda apresentada por moradores de Sinop (a 479 km de Cuiabá) durante a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na noite de sexta-feira (4), na Câmara Municipal.

O evento, proposto pela deputada estadual em exercício Professora Graciele (PT), reuniu representantes da agricultura familiar, vereadores, dirigentes de cooperativas, feirantes, acadêmicos e a comunidade local. O tema central do encontro foi “Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: Caminhos para o Futuro e o Bem-Viver”.

A parlamentar lembrou que “é um desafio produzir alimentos de qualidade, o que é caro e é a agricultura familiar que se dispõe a cumprir esse papel de produzir alimento orgânico e de qualidade”. Segundo ela, “essa audiência surgiu com o objetivo de ouvir as demandas e desafios enfrentados pelo produtor da agricultura familiar e discutir a melhor forma de o Poder Público incentivar e apoiar essa produção”, defendeu Graciele.

A professora Rafaella Teles Arantes Felipe, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop, falou sobre o Projeto Gaia, que coordena desde 2019. A iniciativa é uma rede de cooperação que apoia e fortalece a agricultura familiar com foco no cultivo orgânico. Ao longo dos últimos anos, o projeto tem implantado unidades de aprendizagem em agroecologia e promovido a capacitação de agricultores familiares, incentivando práticas sustentáveis e ampliando o acesso dos produtores ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

O plano nacional estabelece que, no mínimo, 30% dos alimentos servidos em creches e escolas públicas devem ser provenientes da agricultura familiar. Em Sinop, esse percentual foi superado com excelência: 100% da alimentação escolar é fornecida por produtores locais. “São cerca de 60 mil crianças que consomem alimentos saudáveis, vindos da agricultura familiar, quando estão na escola. Mas é preciso que essa alimentação também chegue à mesa de casa, alcançando as famílias de baixa renda”, ressalta a professora Rafaella.

Leia mais:  Wilson Santos evidencia o papel da gestão estadual no endividamento dos servidores públicos

De acordo com a professora Rafaella Arantes, além da produção, há demandas urgentes na área de assistência técnica e extensão rural, fundamentais para ampliar o alcance da agricultura familiar. Ela também chama atenção para um grave problema fundiário em Sinop e região, que atinge diretamente os pequenos produtores.

“Hoje, entre 20% e 30% da população do município está no CadÚnico, o que indica situação de vulnerabilidade e falta de acesso a uma alimentação de qualidade”, afirma. Segundo ela, grande parte dos alimentos consumidos em Sinop ainda vem de fora e, por isso, têm preços altos e inviáveis para muitas famílias. “Essa população acaba recorrendo a fast food, embutidos e outros produtos ultraprocessados, mais baratos, mas que trazem consequências sérias para a saúde pública”, alerta.

A professora defende a implementação de políticas públicas voltadas ao aumento da produção local de alimentos orgânicos, com escoamento direto à população de baixa renda. “Isso só será possível com o fortalecimento da assistência técnica, que impulsiona a produção na agricultura familiar”, pontua.

Outro entrave, segundo Rafaella, é a situação fundiária irregular de muitas propriedades, que impede o acesso a políticas públicas e financiamentos. “Sem documentos de posse, os agricultores não conseguem acessar crédito e outros recursos essenciais. Isso precisa mudar”, conclui.

O vereador Ênio da Brigida (PSDB) disse que a criação da secretaria é o principal gargalo. “É necessário que o prefeito crie essa secretaria porque o pequeno produtor precisa desse apoio técnico. A família que tem uma propriedade poderia viver do cultivo nessa propriedade, mas ele não encontra apoio técnico para isso. Outra família até sabe produzir, mas não tem conhecimento para fazer projeto e ter acesso ao financiamento, outra até produz, mas precisa de ajuda para escoar e a secretaria poderia atender esses problemas técnicos dos produtores da agricultura familiar”, defendeu.

Leia mais:  Professora Graciele apresenta projeto de lei de combate a homofobia em Mato Grosso

O presidente da Cooperafs (Cooperativa de Agricultura Familiar de Sinop), Luis Cortes, ratificou a necessidade de um amplo trabalho de regularização de propriedades, assistência técnica e de extensão, além do cadastramento dos agricultores no CAF (Cadastro da Agricultura Familiar). Ele lembrou que o CAF é o instrumento pelo qual o governo federal reconhece oficialmente os agricultores familiares, o que influencia diretamente no repasse de recursos às regiões. O que tem sido um problema para o norte de Mato Grosso, com a falta de regularização dos cadastros.

Cortes também destacou a trajetória da Cooperafs, fundada há 13 anos com 22 cooperados. Atualmente, a cooperativa reúne 85 membros e tem como meta chegar a 150 cooperados até o final de 2025.

A ampliação do apoio técnico à agricultura familiar foi outro ponto amplamente debatido e considerado fundamental para o cumprimento das políticas públicas nacionais. Essas diretrizes preveem que os governos devem investir na compra de alimentos produzidos por agricultores familiares com múltiplos objetivos: formar estoques reguladores ou estratégicos, sustentar preços no campo, intervir em situações de emergência ou calamidade pública e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

A próxima Audiência sobre o tema será no dia 15 de julho em Alta Floresta e, além da Agricultura Familiar, incluirá a questão dos recursos hídricos.

Espaço infantil – Além do local do debate, no Plenário da Câmara Municipal, o evento contou com um espaço educativo e artístico para crianças. De acordo com a deputada Professora Graciele, “esse espaço para criança surgiu para apoiar as mulheres da agricultura familiar e outras que decidiram participar do debate e não tinham com quem deixar seus filhos”, defendeu.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Deputado Juca do Guaraná articula criação de polo da UFMT em Vila Rica

Publicado

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) se reuniu na manhã de sexta-feira (11) com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Aparecida, para tratar da possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Vila Rica, no nordeste de Mato Grosso.

A reunião também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Rica, vereador Goiano (MDB), da professora mestre em Política Social, Vera Bertolini e da assessoria do deputado federal Emanuelzinho (MDB), que tem atuado em conjunto com Juca na articulação de políticas públicas para a região.

“Levar um polo da UFMT para Vila Rica é mais do que uma demanda educacional, é uma questão de desenvolvimento regional e justiça social. Estamos falando de oportunidades reais para centenas de jovens e adultos que hoje precisam sair de casa para buscar ensino superior”, afirmou o deputado.

Durante o encontro, foram discutidos aspectos técnicos e logísticos para viabilizar a iniciativa, incluindo estrutura física, cursos prioritários e parcerias locais. A reitora se prontificou a ir até o local, juntamente com o deputado, para verificar a possibilidade de construção do polo.

“A UFMT tem um papel fundamental no desenvolvimento de Mato Grosso. O município de Vila Rica tem um grande potencial e merece esse investimento. A reitora demonstrou sensibilidade à proposta e vamos seguir trabalhando para tirar esse projeto do papel”, completou Juca.

A criação de um polo universitário no município visa ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito, atendendo não apenas Vila Rica, mas também municípios vizinhos da região do Araguaia.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Grupo de Trabalho para proteção dos animais debate adoção consciente, leis e fiscalização
Continue lendo

POLÍTICA MT

AJEB-MT é homenageada na ALMT por sua contribuição à cultura e à literatura

Publicado

Uma noite memorável. Assim foi descrita a sessão especial para homenagear integrantes da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB/Mato Grosso), realizada nesta sexta-feira (11), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. A solenidade foi requerida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB), que participou por videoconferência, e presidida pela deputada Janaina Riva (MDB).

A iniciativa reforça o reconhecimento do Parlamento à entidade que promove a literatura, a cultura e o protagonismo feminino em Mato Grosso. Fundada em 1970, a AJEB é uma entidade nacional sem fins lucrativos voltada à valorização da literatura e da cultura brasileira e lusófona. Está presente em 20 estados e no Distrito Federal e reúne escritoras e jornalistas.

Em Mato Grosso, a AJEB foi criada em 2023, conta com integrantes de diversos municípios e tem sede em Sinop. A deputada Janaina destacou que o evento reuniu mulheres brilhantes que se conectam por meio do jornalismo e da escrita, com a missão de promover uma comunicação responsável e qualificada.

“A Assembleia, por meio da Procuradoria da Mulher, destaca a importância desse movimento, liderado pela AJEB, que já reúne diversas mulheres comprometidas em levar boa informação e estimular a leitura, incluindo jovens talentos. O Parlamento enaltece o trabalho da associação e reforça a intenção de firmar parcerias para valorizar a boa comunicação em tempos de desinformação e redes sociais. É um orgulho receber tantas mulheres qualificadas, escritoras e jornalistas que pensam no futuro com muito intelecto, priorizando a educação e a comunicação responsável. Queremos ser parceiros dessa missão, ajudando a reconstruir a paixão pela leitura e pela informação verdadeira”, disse a parlamentar.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

A escritora Leni Ziliotto, presidente da AJEB Mato Grosso, agradeceu a acolhida, ao destacar que o propósito é promover a comunicação entre as pessoas.

“Hoje, além de mulheres, homens também podem colaborar como associados honorários ou beneméritos, mas as associadas efetivas, que atuam diretamente, são exclusivamente mulheres, obrigatoriamente escritoras, jornalistas ou ambas”, ressaltou Leni.

A entidade já realizou ações importantes, como a organização do Salão Internacional do Livro e do projeto Talk Comunicação — ambos indo para a quinta edição —, além de eventos literários, palestras e atividades de incentivo à leitura e à boa comunicação.

Leia mais:  ALMT recebe presidente do STJD e fortalece diálogo entre Legislativo e Justiça Desportiva

Para ingressar, as interessadas devem entrar em contato com a seccional estadual, conversar com a presidente e se engajar no movimento.

“Estamos recebendo uma moção de aplausos do deputado Avallone pelo trabalho já realizado em tão pouco tempo aqui em Mato Grosso, o que muito nos honra. Aproveitamos para trazer uma palestra sobre saúde mental. É uma noite muito especial, memorável”, ressaltou Leni. Na ocasião, a AJEB deu posse à nova associada, a professora e escritora Jacy Proença.

Saúde Mental – A jornalista e assistente social Paula Caminha ministrou a palestra Comunicação e Saúde Mental, alertando sobre a importância de desbloquear a comunicação, especialmente entre profissionais que enfrentam dificuldades para se expressar.

Ela destacou que problemas de comunicação estão associados ao aumento de doenças físicas e emocionais, como depressão, ansiedade, doenças cardíacas e até risco de suicídio, agravados pelo uso excessivo de telas e pela falta de interação humana. Comentou também a recente proibição do uso de celulares em salas de aula, defendendo a medida como positiva por estimular a socialização entre os jovens.

“Vivemos tempos em que estamos presentes, mas não estamos. A falta de comunicação, de olhar e de interação aumenta os transtornos emocionais. A proibição do celular obriga os jovens a se comunicarem e isso é fundamental para a saúde mental”, afirmou Paula.

A escritora Gilvani Kuyven, professora de português e espanhol, contou que sempre gostou de ler e escrever — criando desde pequenas peças de teatro e paródias a textos escolares —, mas nunca havia publicado suas produções. O incentivo para compartilhar seus escritos veio com a entrada na AJEB, que lhe abriu caminhos para publicar e divulgar sua arte. Para ela, a associação vai além da publicação de obras.

“É também um ambiente de apoio mútuo, troca de ideias e reflexão sobre o papel e os desafios da mulher na sociedade”, disse Gilvani. Ela destacou ainda que se inspira na fundadora da seccional em Mato Grosso, Leni Ziliotto, que já tem mais de 26 obras publicadas.

Leia mais:  AJEB-MT é homenageada na ALMT por sua contribuição à cultura e à literatura

“A associação é uma porta aberta e um caminho lindo para que as mulheres publiquem seus trabalhos, mas principalmente para que se apoiem, discutam ideias e enfrentem juntas os desafios da mulher na atualidade”, concluiu.

O deputado Avallone parabenizou as homenageadas e reforçou a importância do empoderamento feminino e do combate à violência doméstica. “Vamos continuar a luta em defesa dos direitos da mulher”, declarou.

Confira a lista dos homenageados:

1.Leni Chiarello Ziliotto – escritora

Associada efetiva

2. Adriana Tavares de Souza – Escritora

3. Aline Maria de Jesus – Escritora

4. Anaide Ceccon Griebler – Escritora

5. Andrômeda Surak Doge- Escritora

6. Carla Andreia Oliveira Meller – Escritora

7. Carla Braganholo Martins – Jornalista

8. Camila Rita Galvão Ferreira – Jornalista e Escritora

9. Carmen Lucia de Oliveira Melo – Escritora

10. Claudia Miranda da Silva Moura Franco – Escritora

11. Cristiane Maria de Oliveira Henriques – Jornalista e Escritora

12. Daniela Melhorança Bicalho Tomasella – Jornalista e Escritora

13. Gilvani Kuyven – Escritora

14. Helenice Joviano Roque de Faria – Escritora

15. Isabelle Schneider Moreira – Escritora

16. Jacy Ribeiro de Proença – Escritora

17. Janete Rosa da Fonseca – Escritora e associada correspondente em Campo Grante – MS

18. Juliana Meneses Ferreira Araujo – Escritora

19. Luisa Câmara do Nascimento – Jornalista

20. Luiza Martins Afonso – Escritora

21. Margaret Mocelini – Escritora

22. Maria do Socorro Pereira Cruz (Professora Branca) – Escritora

23. Maria Elizabete Nascimento De Oliveira – Escritora

24. Nilvaine Castro Alves – Escritora

25. Priscila Medeiros Ramos – Escritora

26. Renata Terezinha Stein Demski – Escritora

Leia mais:  Dr. João defende servidores do Samu e critica pedido de vistas em projeto que veta militarização

27. Roselene Viana Ferreira – Escritora

28. Sidnalva Costa Serra – Escritora

29. Simone Flores – Jornalista

30. Sofhia Costa Serra Vas – Escritora

31. Valéria Aparecida Castilho – Escritora

32. Vanessa Luiz de Melo – Escritora

33. Vânia Maria de Oliveira Barros – Escritora

Associada Correspondente

1. Suzy Hekamiah – escritora, associada correspondente na Califórnia – Estados Unidos

2. Noêmia Costa Alves de França – escritora, associada correspondente em Botucatu-SP

Associados honorário

1. Irislene Castelo Branco Morato – Escritora

2. Izabel Cristina da Silva – Escritora

3. Paulo Henrique Fernandes de Abreu – atual vice-prefeito de Sinop-MT

4. Sandra Regina Primão Barzotto – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lucas do Rio Verde-MT em 2024.

5. Deivison Benedito Campos Pinto – Diretor Executivo da FASIPE Centro Universitário

6. Paula Caminha de Moura Batista – Palestrante do 1º Seminário AJEB-MT

Associados BENEMÉRITOS

1. Aline Folchi – Design

2. Célia Regina Dorner – Gerente SBT Sinop

3. Roberto Dorner – Prefeito de Sinop

4. Cícero Hélio Ferreira da Silva

5. Dr. Nilton Haragushiku

6. Flori Luiz Binotti

7. Marco Antônio Mendes

8. Rosana Martinelli

9. Shelldson Bezerra da Costa

10. Câmara Municipal de Vereadores de Lucas do Rio Verde

11. Câmara Municipal de Vereadores de Sinop

12. Cooperativa Sicredi Ouro Verde

13. Editora Cultive

14. Hm Assessoria Contabil Ltda

15. Faculdade Técnica de Sinop – FASTECH

16. Escola Militar Tiradentes Sinop

17. Escritorio AGILIZA Sinop

18. Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde

19. Contabilidade Souza Camargo

20. Prefeitura Municipal de Sinop

21. FASIPE Centro Educacional

22. Anjos Colchões e Sofás

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana