Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Ministério do Turismo apoia capacitação de comunidades ribeirinhas com foco no turismo voluntário

Publicado

O ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou neste domingo (06), um novo investimento destinado para as políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e valorização cultural de comunidades ribeirinhas da Amazônia. O projeto de capacitação em turismo voluntário, segurança turística e formação de agentes comunitários de turismo será realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e envolverá os municípios de Santarém, Aveiro e Belterra.

Com aporte de R$ 300 mil do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, a iniciativa inclui oficinas, diagnósticos, cursos e encontros formativos integrados às ações de saúde do Projeto Muiraquitã, que vai levar as estratégias federais para as comunidades no Navio Hospital Escola Abaré — uma Unidade Básica de Saúde Fluvial. O projeto Muiraquitã é realizado em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Já as ações pedagógicas serão coordenadas pela Ufopa e incluem a produção de cartilhas sobre temas como: atendimento ao turista, turismo como vetor de geração de renda, integração da produção rural e formalização de guias comunitários no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enxerga na parceria um caminho para o fortalecimento do turismo de base comunitária.

“É uma ação que reafirma o nosso compromisso com uma política de turismo que valoriza os saberes e o modo de vida amazônico, além de incentivar o chamado ‘Volunturismo’, que envolve o fomento à atividade turística, a partir de quem faz trabalhos voluntários, como é o projeto Muiraquitã. Também, ao promover a qualificação dessas comunidades junto com a Ufopa, estamos fortalecendo a autoestima local, estimulando o empreendedorismo por meio da geração de renda para as comunidades e, com isso, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

Leia mais:  Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, em Santa Catarina, recebe sanção presidencial

A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, destacou o papel estratégico da universidade na interiorização das políticas públicas:

“Essa parceria reafirma o compromisso da Ufopa com o desenvolvimento social e econômico da região. Estamos levando saúde, mas também conhecimento técnico e científico para dentro das comunidades, promovendo autonomia e inclusão produtiva de forma respeitosa e sustentável”, afirmou.

Para o médico Victor Vaisberg, coordenador do Projeto Muiraquitã e da expedição do Abaré, o projeto conecta saúde e desenvolvimento local.
“Essa integração entre saúde e turismo comunitário é uma inovação potente. Estamos unindo diferentes saberes e ferramentas para transformar realidades”, declarou.

PARCERIA – O projeto apoiado pelo Ministério do Turismo leva em conta os desafios logísticos da região, como a dificuldade de transporte por vias tradicionais e o acesso limitado a serviços públicos. A proposta é aproximar políticas públicas de populações historicamente afastadas dos centros de decisão, fomentando inclusão e integração nacional a partir da atividade turística.

A expectativa é que, ao fortalecer lideranças locais e promover a profissionalização do turismo ribeirinho, a iniciativa estimule a visitação consciente, o respeito à cultura tradicional e a geração de renda nas comunidades beneficiadas.

Participaram da cerimônia de assinatura do convênio a vice-reitora da Ufopa, Solange Ximenes Rocha; o secretário municipal de saúde de Santarém, Everaldo Martins; o prefeito de Santarém, José Maria Tapajós o ex-deputado federal Francisco Chapadinha e o deputado federal Airton Faleiro.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Dia Nacional do Futebol: confira dicas de estádios que receberam a Copa do Mundo no Brasil e podem estar no seu roteiro

Publicado

De norte a sul do território nacional, a paixão pelo futebol é uma característica marcante do povo brasileiro. As histórias que envolvem o esporte mais popular e mais praticado no Brasil atraem visitantes interessados em conhecer tudo o que o país do futebol tem a oferecer.

E existe um lugar ideal nos roteiros de viagem motivados pela modalidade: os estádios! Para o Dia Nacional do Futebol, celebrado neste sábado (19/07), a Agência de Notícias do Ministério do Turismo selecionou algumas opções de passeios no Brasil. Confira!

Na região Centro-Oeste, o destaque é a Arena BRB Mané Garrincha, localizada no coração de Brasília (DF). Com capacidade para 72 mil pessoas, o estádio – palco de jogos da Copa do Mundo Fifa de Futebol de 2014 – oferece tour guiado.

Já em São Paulo (SP), o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, apresenta a história do esporte no país aos turistas. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como a modalidade chegou por aqui e se tornou parte da história e da cultura brasileira.

No Rio de Janeiro (RJ), os amantes de futebol podem conhecer os bastidores do Estádio do Maracanã e, de quebra, chegar próximo ao gramado sagrado que recebeu as finais de duas Copas do Mundo e uma edição dos Jogos Olímpicos. O acervo histórico abriga itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na trajetória do espaço, como Pelé, Garrincha e Zico.

No Nordeste do Brasil, é possível incluir no roteiro uma visita à Arena das Dunas, em Natal (RN), uma das sedes da Copa de 2014. Na região Sul, por sua vez, os estádios do Grêmio e do Internacional – Arena do Grêmio e Beira-Rio, respectivamente – proporcionam visitas, contemplando o acesso aos vestiários, a sala de imprensa e locais de treinamentos e jogos, além de museus dos dois tradicionais times gaúchos.

Leia mais:  Ministério do Turismo tem vagas abertas para curso online e gratuito de atendimento ao turista

Já no Norte do país, a Arena da Amazônia, em Manaus (AM), destaca-se como um dos atrativos da cidade. O estádio também recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Câmara Temática de Regionalização debate nova metodologia de categorização de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado

Na última quinta-feira (17/07), em Brasília (DF), integrantes da Câmara Temática de Regionalização do Turismo do Conselho Nacional de Turismo (CNT) conheceram, durante reunião extraordinária, a nova metodologia de categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

O procedimento foi elaborado mediante parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), utilizando dados públicos municipalizados.

A versão final será apresentada no dia 23 de agosto, durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, em São Paulo (SP), dentro da programação do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”.

“Estamos dando total conhecimento para a Câmara Temática de todo o processo de inovação da metodologia de categorização, alinhado à nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional de Turismo, com o objetivo de tornar mais transparente a categorização de cada município”, frisou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur e da Câmara Temática de Regionalização do Turismo.

Marco Borges, diretor do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do MTur, defendeu a nova metodologia de classificação e destacou o papel do Mapa como um instrumento de direcionamento do desenvolvimento turístico. “Estamos buscando aprimorar a metodologia para ficar mais claro a categoria dos municípios do Mapa”, explicou.

O Mapa possibilita ao MTur identificar os atrativos dos municípios, e a categorização permite que cada localidade verifique o impacto econômico do turismo nas suas regiões. Já a consequente estruturação dos destinos possibilita que agências e operadoras de turismo ofereçam novos roteiros e experiências a visitantes, fortalecendo a atividade turística no país.

CÂMARA TEMÁTICA – A Câmara Temática de Regionalização do Turismo, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo, tem o papel de identificar, discutir e encaminhar questões pertinentes ao processo de organização do setor no Brasil, com o compromisso de apoiar a implementação da atual Política Nacional de Turismo.

Leia mais:  Governo federal sanciona leis que criam rotas turísticas em Santa Catarina

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana