Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Em seis meses, Procon realizou mais de 1,8 mil atendimentos

Publicado

Foco tem sido orientar e conciliar, com a redução de 75% das denúncias em relação ao mesmo período do ano passado

De janeiro a junho deste ano, o Procon de Sorriso registrou 1.490 reclamações no balcão de atendimento, número que supera em 18,9% as 1.253 reclamações recebidas neste mesmo período do ano passado. No ranking das reclamações, operadoras de cartão de crédito e empresas que fizeram contratações irregulares junto ao INSS. A Águas de Sorriso ocupa a segunda colocação e a Energisa, a terceira.

Já quanto às denúncias, que tratam de situações mais graves, e que podem, inclusive ser feitas de forma anônima, foram instauradas, neste semestre, 28, com a emissão de quatro autos de infração. No topo desta lista, as concessionárias de água e energia elétrica, seguida por empresa do ramo atacadista e comércio de peças automotivas.

No ano passado, foram instauradas 116 denúncias, o que aponta uma redução de 75,8% em relação ao mesmo período do ano. Como assim? É simples: é que, mais que fiscalizar e punir, o Procon também busca atuar de modo preventivo. “Adotamos a prática das visitas orientativas, em que nossa equipe vai até os estabelecimentos para falar com os empresários e funcionários, destacar pontos da legislação vigente que possam trazer alguma dúvida e reforçar quais medidas devem ser adotadas para sempre resguardar o direito do consumidor”, ilustra o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira, que também explica que o órgão passou a divulgar recomendações notificatórias junto à Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para poder partilhar informações junto a todas as empresas associadas.

A prevenção de ocorrência e redução de medidas punitivas também se dá em outras frentes: prova disso são os atendimentos promovidos de forma conjunta com a concessionária Águas de Sorriso. De 30 de abril a 30 de junho, foram registrados 138 atendimentos. Deste total, 91% foram prontamente resolvidas, o que perfaz o volume de 126 demandas. Em somente 12 situações foi necessário dar continuidade aos trâmites para solucionar a reclamação.

Leia mais:  Sorriso realiza formatura de mais de 100 crianças da 22ª edição do Bombeiros do Futuro

Além do atendimento direto aos consumidores, seja no balcão, por telefone ou mensagens via aplicativo Whats App, o Procon também atua em conjunto com outras instituições, a exemplo deste trabalho com a Águas de Sorriso. De janeiro a junho, o Procon participou de duas ações junto ao Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), outras três junto à Águas de Sorriso, duas em parceria com a Vigilância Sanitária e uma com a Polícia Judiciária Civil (PJC).

No saldo do semestre, o Procon de Sorriso registrou 1.843 atendimentos, considerando todos os números já citados e abrangendo os serviços em cartório e julgamento de recursos administrativos. “Mais uma vez, reforço que nosso trabalho tem como foco agir de modo preventivo, para que o Código de Defesa do Consumidor seja integralmente cumprido, por meio da orientação e da conciliação”, reitera o diretor-executivo.

Como acionar o Procon

É possível acionar o Procon de Sorriso de diversas formas: via WhatsApp, pelo 99715-9078, ou pelo telefone 3907 8014, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores. Há ainda o telefone 151, que funciona como Disque Denúncia. Outra opção é entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorriso lamenta partida de Ana Emília Sotero

Publicado

Professora e advogada, Ana Emília deixou legado de luta pelos direitos da mulher

A Prefeitura de Sorriso, em especial a equipe da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), se solidariza nesta sexta-feira (18 de julho) à família, aos amigos, colegas e demais pessoas que foram iluminadas pela valiosa presença neste mundo de Ana Emília Iponema Brasil Sotero, que faleceu na manhã desta sexta-feira (18 de julho).

Com um vasto currículo, a professora e advogada marcou, de maneira extremamente enriquecedora, o início das atividades da Semfa, quando participou da inauguração do Banco Vermelho do Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri, como assessora técnica multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Família (Cemulher).

“A notícia da partida de Ana Emília muito nos entristece, mas neste momento, mais que lamentar, queremos honrar a memória desta mulher espetacular, que nos deixou um exemplo lindo de vida, de trabalho, superação e alegria, sempre com um sorriso radiante no rosto”, destaca a primeira-dama e titular da Semfa, Mara Fernandes.

Em seus 69 anos de vida, Ana Emília atuou como professora, advogada, palestrante na temática de Direitos Humanos das Mulheres; superintendente de Políticas para Mulheres em Mato Grosso; presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso; presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Mato Grosso/ABMCJMT; membro da Associação Internacional de Juízas/IAWJ) e da Associação Nacional de Magistradas. Ela também era doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais.

Confira também:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/no-lago-do-rota-sorriso-inaugura-segundo-banco-vermelho-67e1559817dd0

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sorriso realiza formatura de mais de 100 crianças da 22ª edição do Bombeiros do Futuro
Continue lendo

Sorriso

Prefeitura apresentará Plano Plurianual 2026-2029

Publicado

Evento é aberto à participação popular e será transmitido pelo YouTube

No dia 29 de julho (terça-feira), a Prefeitura promove audiência pública para apresentação do Plano Plurianual 2026-2029. O evento será realizado às 8h, no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi, e transmitido pelo canal da Prefeitura de Sorriso no YouTube.

O material apresentado reunirá o planejamento da Administração para os próximos quatro anos, consolidado com as propostas obtidas junto à população, durante as audiências realizadas no Município. Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura também disponibilizou, novamente, a opção da participação online, pelo site da Prefeitura.

A proposta passará ainda pela avaliação do Legislativo Municipal. Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, e devidamente regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1988, o PPA é a ferramenta que estabelece os trilhos que deverão ser percorridos pela locomotiva do Executivo, com suas diretrizes, objetivos e metas, servindo como a bússola tanto dos governos municipais, quanto estaduais e federal.

Confira também:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/comunidade-do-distrito-de-primavera-contribui-para-elaboracao-do-ppa-2026-2029-683f062f73daf

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/prefeitura-ouve-populacao-em-audiencia-publica-na-escola-valter-leite-682750bd6b3ca

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/distrito-de-primavera-recebe-audiencia-do-ppa-na-quinta-feira-22-682df13b05fbb

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/sorriso-inicia-ppa-2026-2029-681a208492654

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Sorriso firma termos de colaboração que somam mais de R$ 710 mil em benefícios à população
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana