A linha Mulher Empreendedora da Desenvolve MT, a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, liberou, até junho de 2025, mais de R$ 1,2 milhão em crédito para mulheres empreendedoras que estão à frente dos seus próprios negócios.
Ao longo de quatro anos de atuação, mais de R$ 11,2 milhões em crédito foram liberados pela Desenvolve MT, beneficiando 865 empresas lideradas por mulheres, além de promover impacto positivo na vida das empreendedoras, fortalecer o protagonismo do empreendedorismo feminino e gerar emprego e renda nos municípios.
O programa oferece condições facilitadas para que mulheres possam iniciar ou ampliar o próprio negócio, além de promover a autonomia financeira e geração de renda, com valores de até R$ 15 mil, sendo 30% para capital de giro e 70% para investimento em maquinários, produtos, equipamentos, entre outros.
O resultado expressivo demonstra a adesão das empreendedoras à iniciativa, que representa não apenas um incentivo financeiro, mas também um passo importante para a redução da desigualdade de gênero no Estado.
Para a presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, o espírito empreendedor é algo intrínseco das mulheres mato-grossenses. “É emocionante ver histórias de superação nascerem de uma política pública construída com sensibilidade e propósito. É uma iniciativa essencial para impulsionar o desenvolvimento, gerar novos empregos e renda. Quando o Estado acredita nas pessoas, o crescimento acontece de verdade com protagonismo feminino”, afirmou.
A empresária Sandra Godoy, de Tangará da Serra, é um exemplo que conseguiu realizar o sonho de empreender com ajuda da Desenvolve MT. Ela descobriu a agência neste ano, por meio de uma reportagem publicada no portal de comunicação do Governo de Mato Grosso, e logo percebeu a oportunidade de profissionalizar o que, até então, era apenas um hobby.
Sandra faz a produção de bonecas de pano e as comercializa através das redes sociais e feiras de artesanato em Tangará. Com o crédito aprovado, a artesã investiu em estrutura física para montar um ateliê apropriado para a confecção das bonecas e atendimento de clientes. Além disso, também investiu em maquinário.
Com o espaço próprio, climatizado e equipado, Sandra afirma que o financiamento profissionalizou o hobby e alavancou a produção. “Agora, consigo produzir muito mais, porque tenho tudo organizado na minha bancada. Não preciso mais ficar abrindo e fechando a máquina a todo momento. Quando termino, apenas fecho a porta e vou embora. Posso retomar exatamente de onde parei, sem perder tempo. Além disso, hoje tenho um espaço adequado para atender os clientes, algo que antes eu não tinha”, conta.
Assim como Sandra, centenas de mulheres de diferentes regiões de Mato Grosso encontraram, por meio da Desenvolve MT, uma chance real de profissionalizar suas ideias e transformar sonhos em negócios.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, afirmou que a coragem e o inconformismo do Governo de Mato Grosso estão garantindo uma infraestrutura rodoviária de qualidade para o Estado. A declaração foi dada durante a assinatura do oitavo pacote de obras de duplicação da BR-163, no trecho de 56,2 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada, na sexta-feira (18.7).
“As obras de duplicação da BR-163 permitiram que Mato Grosso vivesse esse momento transformador de ter uma infraestrutura de qualidade para o transporte de cargas, de permitir segurança viária para quem circula na rodovia e, sobretudo, de propiciar que o Estado se desenvolva. Nós somos testemunhas de que o Estado pode ser empreendedor e gerar riqueza para os cidadãos”, declarou.
O Governo de Mato Grosso assumiu em 2023, em uma solução histórica, o controle acionário da concessionária Nova Rota do Oeste, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), para resolver o problema da falta de investimentos no trecho mato-grossense da rodovia e diminuir os números de mortes por acidentes.
A concessão da BR-163 faz parte de um edital, de 2013, de concessão de oitos rodovias federais pelo país. Em Mato Grosso, a rodovia estava sob gestão da Rota do Oeste, uma empresa ligada ao grupo Obedretech, para duplicar a rodovia até Sinop, com prazo final em 2019. Mas a empresa realizou apenas uma parte dos investimentos e deixou a duplicação parada por anos.
A solução encontrada pelo Governo de Mato Grosso foi de assumir a empresa Rota do Oeste e realizar, com parte em recursos próprios e outra parte com financiamento, a duplicação da rodovia. A proposta, considerada inédita e disruptiva, foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela ANTT, que também fiscaliza o cumprimento das obras de duplicação.
“Em um momento emblemático, o governador conseguiu impulsionar algo que nem o Governo Federal conseguia – solucionar todos os contratos estressados. O caso da Nova Rota do Oeste permitiu que os outros contratos saíssem da inércia e possibilitassem que investimentos fossem realizados. Este foi o legado deixado pelo governador não apenas para Mato Grosso, mas para o Brasil”, apontou Guilherme.
Segundo Guilherme, os fiscais da ANTT já observaram a antecipação de até 75% das obrigações do Nova Rota do Oeste na duplicação de 450 km da rodovia. O contrato com a agência prevê a conclusão das obras até 2029, mas o Governo de Mato Grosso quer adiantar para 2026 a entrega, ou seja, na metade do prazo previsto. Até o momento, 100 quilômetros já foram duplicados até final de 2024, e a meta é entrega mais 130 km em 2025.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniu nesta quinta-feira (18.7) com promotores de Justiça e assessores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que atuam na região do Médio Norte, para esclarecer dúvidas relacionadas ao funcionamento do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O encontro foi realizado na sede das Promotorias de Justiça de Sinop.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, a aproximação com o MPMT busca facilitar a compreensão dos promotores de Justiça sobre o acesso à nova versão do CAR Digital 2.0. “A nossa intenção é ajudá-los a entender o CAR para facilitar o trabalho nas audiências de conciliação e nas discussões para celebração de eventuais termos de ajustamento de conduta”, explicou a secretária.
Segundo Bertinatto, durante a reunião a Sema também realizou uma apresentação aos membros do MPMT sobre o Portal Transparência para demonstrar onde as informações relacionadas à gestão ambiental estão disponibilizadas.
Maratona
Desde que a versão CAR Digital 2.0 foi lançada, em junho deste ano, a Sema vem realizando várias reuniões com os agentes envolvidos na regularização ambiental. O objetivo é esclarecer os pontos divergentes do sistema, facilitar a comunicação e assegurar uma maior aproximação de todos os segmentos envolvidos.
“Nós estamos abertos para capacitações e eventuais ajustes pontuais no sistema com a finalidade de tornar o processo de regularização mais dinâmico e tranquilo”, assegurou Bertinatto, no Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal, realizado na sexta-feira passada.
A Sema também participou de reuniões com integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura, na sede Aprosoja, e do Fórum do Agro MT.