Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Com destaque para mulheres, Ministério do Turismo conclui participação na Expo Goiás com escuta ativa de lideranças locais

Publicado

O segundo dia da Expo Turismo Goiás foi marcado pelo protagonismo feminino no setor turístico. No espaço “Elas na Expo”, ambiente dedicado exclusivamente às mulheres, o Ministério do Turismo apresentou suas principais ações voltadas ao público feminino, destacando o papel crescente das mulheres nas lideranças da pasta.

Atualmente, grande parte dos cargos de gestão do Ministério é ocupada por mulheres, refletindo o compromisso com uma gestão inclusiva e diversa. A secretária-executiva da Pasta, Ana Carla Lopes, enviou um vídeo especial para parabenizar todas as participantes e reforçar o incentivo ao protagonismo feminino no setor.

“As mulheres têm sido peças-chave na transformação do turismo brasileiro, com sensibilidade, visão estratégica e capacidade de inovação. É nossa missão fortalecer cada vez mais esse protagonismo”, destacou a secretária.

Para incentivar a autonomia e a segurança de mulheres que viajam sozinhas, o Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), promove a campanha que garante 15% de desconto em hospedagens para o público feminino em estabelecimentos credenciados.

Além disso, o MTur também tem avançado no apoio às empreendedoras do setor. Por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), foram criadas condições especiais de financiamento para aquelas que se tornaram mães recentemente. A iniciativa contempla empreendedoras individuais, microempreendedoras e mulheres que abriram sociedades limitadas unipessoais em até seis meses após o nascimento ou adoção de um filho. Entre os benefícios estão a suspensão temporária de até seis meses nos pagamentos de financiamentos em andamento e carência estendida para novos contratos, facilitando a conciliação entre maternidade e gestão de negócios.

Representando o MTur, a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura, falou da importância da liderança de mulheres na condução de políticas públicas do turismo.

Leia mais:  Acidente rodoviário envolvendo estudantes paraenses no estado de Goiás

“O turismo é um setor de oportunidades, e é fundamental que as mulheres estejam cada vez mais inseridas nos espaços de decisão, planejamento e inovação. Nossa presença faz diferença e fortalece toda a cadeia produtiva”, ressaltou Ana Carla Moura.

PRT EM AÇÃO – Além de reforçar a força feminina no setor, o ministério deu sequência aos trabalhos do projeto PRT em Ação: Mapa do Turismo até Você. No evento, houve atendimentos especializados no estande do MTur, direcionados aos gestores públicos e privados que atuam no turismo de Goiás. Na oportunidade, os técnicos do MTur apresentaram ações e programas da Pasta, como Cadastur, Fungetur, e explicaram a importância de as regiões turísticas e os municípios fazerem parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

Por Fabio Marques
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Dia Nacional do Futebol: confira dicas de estádios que receberam a Copa do Mundo no Brasil e podem estar no seu roteiro

Publicado

De norte a sul do território nacional, a paixão pelo futebol é uma característica marcante do povo brasileiro. As histórias que envolvem o esporte mais popular e mais praticado no Brasil atraem visitantes interessados em conhecer tudo o que o país do futebol tem a oferecer.

E existe um lugar ideal nos roteiros de viagem motivados pela modalidade: os estádios! Para o Dia Nacional do Futebol, celebrado neste sábado (19/07), a Agência de Notícias do Ministério do Turismo selecionou algumas opções de passeios no Brasil. Confira!

Na região Centro-Oeste, o destaque é a Arena BRB Mané Garrincha, localizada no coração de Brasília (DF). Com capacidade para 72 mil pessoas, o estádio – palco de jogos da Copa do Mundo Fifa de Futebol de 2014 – oferece tour guiado.

Já em São Paulo (SP), o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, apresenta a história do esporte no país aos turistas. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como a modalidade chegou por aqui e se tornou parte da história e da cultura brasileira.

No Rio de Janeiro (RJ), os amantes de futebol podem conhecer os bastidores do Estádio do Maracanã e, de quebra, chegar próximo ao gramado sagrado que recebeu as finais de duas Copas do Mundo e uma edição dos Jogos Olímpicos. O acervo histórico abriga itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na trajetória do espaço, como Pelé, Garrincha e Zico.

No Nordeste do Brasil, é possível incluir no roteiro uma visita à Arena das Dunas, em Natal (RN), uma das sedes da Copa de 2014. Na região Sul, por sua vez, os estádios do Grêmio e do Internacional – Arena do Grêmio e Beira-Rio, respectivamente – proporcionam visitas, contemplando o acesso aos vestiários, a sala de imprensa e locais de treinamentos e jogos, além de museus dos dois tradicionais times gaúchos.

Leia mais:  Ministro Celso Sabino leva "Turismo em Ação" a Altamira (PA) e reforça valorização do etnoturismo indígena

Já no Norte do país, a Arena da Amazônia, em Manaus (AM), destaca-se como um dos atrativos da cidade. O estádio também recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Câmara Temática de Regionalização debate nova metodologia de categorização de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado

Na última quinta-feira (17/07), em Brasília (DF), integrantes da Câmara Temática de Regionalização do Turismo do Conselho Nacional de Turismo (CNT) conheceram, durante reunião extraordinária, a nova metodologia de categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

O procedimento foi elaborado mediante parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), utilizando dados públicos municipalizados.

A versão final será apresentada no dia 23 de agosto, durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, em São Paulo (SP), dentro da programação do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”.

“Estamos dando total conhecimento para a Câmara Temática de todo o processo de inovação da metodologia de categorização, alinhado à nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional de Turismo, com o objetivo de tornar mais transparente a categorização de cada município”, frisou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur e da Câmara Temática de Regionalização do Turismo.

Marco Borges, diretor do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do MTur, defendeu a nova metodologia de classificação e destacou o papel do Mapa como um instrumento de direcionamento do desenvolvimento turístico. “Estamos buscando aprimorar a metodologia para ficar mais claro a categoria dos municípios do Mapa”, explicou.

O Mapa possibilita ao MTur identificar os atrativos dos municípios, e a categorização permite que cada localidade verifique o impacto econômico do turismo nas suas regiões. Já a consequente estruturação dos destinos possibilita que agências e operadoras de turismo ofereçam novos roteiros e experiências a visitantes, fortalecendo a atividade turística no país.

CÂMARA TEMÁTICA – A Câmara Temática de Regionalização do Turismo, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo, tem o papel de identificar, discutir e encaminhar questões pertinentes ao processo de organização do setor no Brasil, com o compromisso de apoiar a implementação da atual Política Nacional de Turismo.

Leia mais:  Viagens solo ganham espaço e consagram nova realidade no turismo

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana