Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Prêmio Periferia Viva 2025 terá rede para conectar iniciativas

Publicado

São Paulo (SP) – “O Prêmio Periferia Viva tem sido uma importante ação para reconhecimento e fortalecimento das potências periféricas, mas nós queremos mais. Por isso, junto ao Prêmio estamos lançando hoje a Rede Nós Periféricos!”. O anúncio foi feito pelo secretário Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, na cerimônia de lançamento do Prêmio Periferia Viva 2025, na favela de Heliópolis.

A criação da rede é uma estratégia da Secretaria de Periferias para conectar as iniciativas e oferecer instrumentos para o fortalecer as lideranças, organizações e as comunidades. Pela rede, serão promovidos cursos de extensão em parceria com o CEFAVELA, editais disponíveis, guia para formalização e gestão de Iniciativas, captação de recursos, dentre outras oportunidades. A Rede já pode ser acessada pela plataforma Nós Periféricos, no Mapa das Periferias.

Prêmio Periferia Viva 2025

Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (16), o Prêmio Periferia Viva chega à sua terceira edição com o tema “Periferia é Construção Coletiva” e novidades no edital.

Após a seleção feita pela comissão julgadora, as iniciativas vencedoras participam de uma votação popular para escolher os coletivos que participarão do Curso de Gestão e Captação de Recursos para Iniciativas Periféricas, que será lançado no final do ano pela Secretaria de Periferias. A outra novidade é que, agora, coletivos e organizações que já participaram e que já foram selecionados poderão participar.

Potências

O fortalecimento de uma luta é o principal impacto do Prêmio Periferia Viva nas iniciativas. A partir dele, são reconhecidas, ampliadas e têm sua trajetória mudada.

A antes Banda Samba da Esquina, se tornou a Associação Cultural Samba da Esquina Grajaú, com sede e CNPJ, depois de vencer o prêmio em 2024. Com a sede, foi possível desenvolver ações sociais e culturais na comunidade.

Leia mais:  Caravana das Periferias desembarca em Fortaleza

“Foi graças ao dinheiro do prêmio que conseguimos ter uma sede e conseguimos atuar diretamente com ações sociais na nossa comunidade. Mudou a nossa trajetória de luta”, afirmou o vice-presidente da iniciativa Herbert Almeida.

Já a luta por moradia digna para famílias periféricas que sempre moveu a Comuta – Escritório Popular de Reformas foi potencializada pelo prêmio. O escritório atende favelas da zona sul, fazendo melhorias habitacionais, serviços elétricos e pequenas reformas com projetos personalizados, de acordo com o orçamento das famílias.

“Com o prêmio conseguimos ter um software próprio para otimizar o trabalho, contratamos estagiários e nos tornamos um instituto, que em parceria com entidades, atuamos com doação de serviços de reformas para famílias sem condições de pagar”, explicou Sidney Cruz, fundador da iniciativa.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Montadoras credenciam cinco modelos em diferentes versões para IPI Zero

Publicado

General Motors, Renault, Volkswagem, Hyundai e Stellants enviaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) nesta sexta-feira (11/7) pedido de credenciamento de cinco modelos de veículos de entrada no programa Carro Sustentável – que garante IPI Zero para automóveis mais econômicos, sustentáveis e com fabricação no Brasil.

O programa, lançado na quinta-feira (10) pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, institui redução de IPI para carros menos poluentes, enquanto os que mais poluem terão alíquotas maiores, promovendo justiça social e ambiental sem nenhum impacto fiscal.

“Ele estimula a cadeia automotiva a ser cada vez mais inovadora e sustentável, ao mesmo tempo em que gera empregos e facilita o acesso da população a carros novos, menos poluentes, mais seguros e mais econômicos”, disse Alckmin, no lançamento.

Para se enquadrar na versão Carro Sustentável, os veículos devem atender a quatro critérios: níveis de emissão de CO₂; conter mais de 80% de materiais recicláveis; ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país); e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.

Leia também: Confira o decreto Nº 12.549, DE 10 DE JULHO DE 2025

Leia também: Carros mais sustentáveis, seguros e econômicos vão pagar menos imposto

Veja abaixo os modelos e versões incluídos pelas montadoras no programa de IPI Zero:

MONTADORA

MARCA/MODELO/VERSÃO

GENERAL MOTORS

CHEV/ONIX PLUS 10TMT

GENERAL MOTORS

CHEV/ONIX PLUS 10MT NB

GENERAL MOTORS

CHEV/ONIX 10TMT HB

GENERAL MOTORS

CHEV/ONIX 10MT HB 100

GENERAL MOTORS

CHEV/ONIX 10MT HB

RENAULT

RENAULT/KWID INTENS 2

RENAULT

RENAULT/KWID ICONIC 2

RENAULT

RENAULT KWID INT BTON

RENAULT

RENAULT KWID OUTSID 2

RENAULT

RENAULT KWID ZEN 2

VOLKSWAGEN

VW/POLO TRACK MA

VOLKSWAGEN

VW/POLO TRACK MA RB

VOLKSWAGEN

VW/POLO MB

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20 10M SENSE

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20 10M COMFORT

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20 10M LIMITED

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20 10M PLATINU

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20 10M SE

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20S 10M COMFOR

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20S 10M LIMITE

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20S 10M PLATIN

HYUNDAI

HYUNDAI/HB20S 10M SE

STELLANTIS

FIAT/MOBI LIKE

STELLANTIS

FIAT/MOBI TREKKING 1.0MT

STELLANTIS

FIAT/ARGO DRIVE 1.0

Leia mais:  Novos ônibus impulsionam renovação do transporte público em oito estados

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Luiz Marinho participa de lançamento do projeto Vale do Hidrogênio, em Ilha Solteira

Publicado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve nesta sexta-feira (11), em Ilha Solteira para participar do lançamento do projeto Vale do Hidrogênio da Ilha Solteira e da Rota do Hidrogênio, uma iniciativa que busca explorar o potencial do hidrogênio como fonte de energia limpa, metanol biogênico e metanol de baixo carbono como vetor de desenvolvimento econômico, ambiental e social. Pela manhã, ele visitou a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, uma das principais do País.

Para o ministro, o debate sobre o hidrogênio de baixo carbono é estratégico para o estado de São Paulo e para o Brasil, não apenas pelo potencial tecnológico e energético, mas também pelo impacto positivo sobre o setor produtivo. “É fundamental que esses grandes hubs de hidrogênio verde estejam conectados com a indústria nacional. Nós podemos colaborar com o mundo com uma transição ecológica e energética que crie condições desse país se desenvolver. Queremos uma transição justa, que signifique desenvolvimento social e inclusão”, disse.

Segundo Luiz Marinho, a transição energética é um dos maiores desafios globais da atualidade, mas também uma oportunidade para o Brasil aliar crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade. “O governo tem como prioridade a retomada do desenvolvimento sustentável, com geração de empregos de qualidade e redução das desigualdades. Nesse sentido, o hidrogênio verde é uma peça-chave para impulsionar a neoindustrialização verde, aliando inovação tecnológica à proteção ambiental e à inclusão produtiva”, avaliou o ministro.

Ele ressaltou que Brasil possui condições privilegiadas para liderar a transição energética em escala global, graças à sua matriz energética limpa e ao parque industrial diversificado, destacando o papel do país nas presidências do BRICS e do G20, quando defendeu a transição justa e a cooperação multilateral entre as nações.

Leia mais:  Ministério das Mulheres realiza visita técnica na Casa da Mulher Brasileira em Salvador e reafirma implantação de três novas unidades na Bahia

A realização da COP30, que ocorrerá em Belém, também foi lembrada por Marinho como um marco importante para o país: “Será uma oportunidade histórica para o Brasil mostrar ao mundo seu compromisso com o clima e pressionar por metas mais ambiciosas nas NDCs, garantindo que os acordos globais se traduzam em ações concretas e financiamento adequado”, afirmou

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana