Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Feira da Agricultura Familiar de Cuiabá ganha novidades e atrai público

Publicado

Novos itens enriqueceram a tradicional Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, realizada na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá. Entre legumes, verduras, frutas, temperos, artesanato, salada de frutas, manga temperada e muito mais, a 6ª edição do evento, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat), na segunda-feira (9), apresentou ainda tapetes artesanais, verduras hidropônicas, salgados em bandejas e bolos de “cacau cuiabano”.

Quem não pôde comparecer, pode se programar para as próximas edições, que acontecem no próximo mês: dia 7, na Praça da República, e dia 14, novamente na Praça Alencastro, sempre às segundas-feiras. Os feirantes celebram a fixação do horário das 10h às 18h para ambas as praças.

“Está sendo uma oportunidade muito boa. Mais um ponto na cidade para vendermos nossos produtos. Participo de feiras desde 2011, na Avenida Brasil e no CPA. Além de chás, temperos, café torrado e em grãos, minha esposa faz tapetes com retalhos, que trouxemos para apresentar aos clientes que circulam e trabalham no centro da cidade. Cada região tem seu público diferenciado, o que é ótimo para nós feirantes”, comentou João Vicente Rodrigues, da Comunidade Pai Joaquim.

Larissa Evelyn, da Comunidade dos Ipês, na Ponte de Ferro, trouxe verduras hidropônicas, como alface, salsinha e coentro. Devido à sensibilidade dos produtos fresquinhos, permaneceu apenas no período da manhã.

Thaara Gayva, empreendedora cuiabana, ofereceu salgados em bandeja, como esfihas abertas e pãezinhos de canela. Após um tempo afastada do mercado, ela está retomando a produção. “Estou vendendo bem aqui. É uma ótima oportunidade de apresentar meu produto ao público. Está sendo bem aceito, já vendi quase tudo, e a feira vai até mais tarde”, revelou.

Leia mais:  Mutirão da Cidadania oferece serviços a egressos do sistema prisional em Cuiabá

O cacau cuiabano também ganhou destaque na banca da dona Sandra Aparecida, que expôs biscoitos, francisquitos, farofa de pilão e o tradicional bolo de melado de cana, conhecido como o “cacau cuiabano”.

A gastronomia conquistou o gosto dos visitantes. “A feira começou antes do meio-dia e favoreceu bastante quem vende comida, pois muitos trabalhadores da região aproveitaram para comprar durante o almoço”, ressaltou Luís Alberto Rodrigues Leite, responsável pela organização da Feira da Agricultura Familiar da Smat.

As peças de artesanato, incluindo chinelos e tiaras bordadas à mão, encantaram pela variedade e beleza, agregando ainda mais diversidade à feira.

Entre as delícias, algodão doce, pipoca doce em potes, docinhos recheados de limão e potes com doces variados, inclusive com sabores mesclados, também fizeram sucesso.

“A cada edição, superamos as expectativas. Esse é nosso objetivo para fortalecer a produção do campo. Convidamos todos a prestigiar e somar conosco”, finalizou Luís Alberto.

#PraCegoVer

A foto mostra as bancas onde os produtos estão expostos e pessoas verificando os itens. Mamão, bananas, batatas doces estão em plano de frente da imagem. E ao fundo do cenário está a igreja Matriz de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicado

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

Leia mais:  Cruzamento de acesso ao bairro Morada do Ouro é interditado por 20 dias

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Oficina de cerâmica encanta crianças e famílias no Museu do Rio

Publicado

O barro parecia apenas um monte disforme diante dos olhares curiosos. Mas bastava um toque, uma pressão suave com os dedos e um giro na roda de oleiro para a mágica começar. Foi assim, de forma lúdica e encantadora, que dezenas de crianças viveram uma experiência única durante as oficinas da Feira Viva Mulher, realizadas no Museu do Rio, em Cuiabá.

A programação, que começou na quinta-feira (12), é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria da Mulher. Gratuita e aberta ao público até o dia 29 de junho, a feira promove atividades de formação, cultura, empreendedorismo e arte — com destaque para a oficina de cerâmica, que transformou pequenos em grandes artistas.

“Isso aqui é uma coisa mágica”, disse o ceramista Osmar Virgílio, que há mais de 30 anos molda histórias em barro. “A criança olha um montinho de barro e, de repente, aquilo vira uma algo bonita. Parece mágica. É lúdico, é acessível. A gente está trazendo nosso trabalho pra rua, pras crianças tocarem, criarem, experimentarem. Isso é política pública chegando onde precisa”.

Quem também se encantou foi o técnico mecatrônico Eider Pereira, que acompanhava o filho Isaque na oficina. “A primeira vez que viemos aqui, ele já ficou empolgado. Agora, quando soube que teria oficina, quis voltar. É incrível ver como incentiva a criatividade das crianças”, contou.

E Isaque confirmou com um sorriso de barro no rosto: “Eu fiz uma tigela. Vou levar pra casa!” Já Ana, de olhos brilhando, declarou: “Minha mão ficou toda suja, mas tá bonito demais!”

Entre risos, mãos sujas e olhares atentos ao torno girando, a oficina mostrou que o barro ensina mais do que arte — ensina paciência, cuidado e a alegria de transformar algo simples em algo único.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá empossa seis novos procuradores municipais

Ao longo dos dias, a Feira Viva Mulher segue com palestras, oficinas de beleza, rodas de conversa e exposições, com foco especial no protagonismo feminino e na valorização de saberes populares. Mas, entre uma atividade e outra, será difícil esquecer a alegria pura de uma criança vendo o barro virar sonho nas próprias mãos.

#PraCegoVer

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana