Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Programa Escola em Templo Ampliado inicia as atividades em 2025

Publicado

Prefeita participou da abertura do ano letivo do programa com perspectiva de ampliação do atendimento aos alunos e às escolas

A prefeita Flávia Moretti (PL) participou, na tarde desta terça-feira (11), da Aula Inaugural unificada do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Emanuel Benedito de Arruda’, no bairro Santa Maria. As atividades no contraturno escolar se iniciam a partir desta terça em todas unidades atendidas pelo programa.

Criado em 2015, como projeto piloto na EMEB ‘Gonçalo Domingos de Campos (CAIC)’, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) tinha como meta inicial fortalecer a aprendizagem e reduzir a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da rede municipal de Várzea Grande, tornando-se uma política pública permanente, regulamentada pela Lei Complementar nº 5.125/2023.

Atualmente, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) é desenvolvido em 37 escolas, atendendo cerca de 2.220 alunos e conta com 37 professores articuladores (1 por escola), 148 professores monitores de oficinas, além de um profissional encarregado da higienização e um encarregado da alimentação em cada escola.

Em suas palavras, a prefeita Flávia Moretti destacou a importância da educação integral e da escola humanizada, que fazem a diferença na vida da criança na busca pela cidadania plena. Ela pontuou que melhorar a educação em Várzea Grande é mais um dos grandes desafios da gestão, sem esquecer da valorização efetiva dos profissionais que atuam nesta área. “Podemos crescer mais, ter mais unidades e mais alunos atendidos pelo ETA, mas para isso acontecer, é preciso também melhorar a questão da valorização profissional” disse.

Moretti citou o encontro com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep/VG), realizado no Paço Municipal na segunda-feira (10), para avançar nas discussões sobre a recomposição do piso salarial da categoria. “Vamos rever, apurar cada ponto, enxugar onde for possível para podermos redimensionar esforços em busca da valorização do professor e dos profissionais que trabalham na Educação de Várzea Grande” declarou.

Leia mais:  Várzea Grande regulamenta gestão de resíduos e exige plano ambiental de ‘Grandes Geradores’

O secretário, Pe. Edson Sestari, reforçou o propósito transformador na vida dos estudantes atendidos pelo Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), que não se trata apenas de recomposição da aprendizagem, mas também com ações que envolvem as emoções, desenvolvem talentos nestes espaços tão ricos em convivência que são as escolas.

“Estamos iniciando hoje o ETA atendendo 37 escolas e 2.220 alunos, mas acreditamos que até o final do ano já estaremos atendendo cerca de 3 mil alunos e no próximo ano ampliar o número de escolas que receberão o programa. O objetivo é que ao término do período em que estudam em nossas escolas, as crianças tenham aprendido a ler e escrever perfeitamente, interpretar e produzir textos e acima de tudo serem grandes cidadãos” disse Sestari.

ESCOLA PREMIADA – A escola escolhida para a Aula Inaugural Unificada do programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) foi a EMEB ‘Emanuel Benedito de Arruda’ que, em 2017 foi primeira escola municipal a conquistar o Prêmio de Gestão Escolar, considerado o ‘Oscar da Educação’ a premiação reconhece o trabalho de excelência desenvolvido por escolas, gestores e servidores ao longo do ano letivo. Foi através da premiação conquistada, que a diretoria da escola foi representando o estado de Mato Grosso em viagem aos Estados Unidos naquele ano.

Segundo a diretora da escola, professora Marli de Jesus Arruda, a EMEB conta com 620 alunos matriculados, sendo 60 alunos em período integral, 11 salas de aula atendendo em dois períodos, com turmas da Educação Infantil (4 e 5 anos) pré-escola, 1º, 2º, 3º e 5º anos finais.

Este ano, a escola terá 60 alunos atendidos pelo Programa ETA em oficinas de Apoio à aprendizagem com foco na língua portuguesa, Apoio à aprendizagem com foco em matemática, oficina de teatro e oficina de música.

Leia mais:  Educação inicia período de renovação de matrícula dos alunos da rede municipal de Várzea Grande

O coral da escola “Doce Melodia” formado por meio da oficina do Programa ETA, foi criado em 2019 e tem em média 32 integrantes compostos pelos alunos da escola, sob a regência do professor Jonathan Martins.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura realiza recuperação de travessia na Rua Cel. Manoel Gomes, no bairro da Manga

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, iniciou na quarta-feira (5) os trabalhos de recuperação de uma travessia com manilhas na Rua Cel. Manoel Gomes, no bairro Manga. O serviço foi necessário após o rompimento da estrutura antiga, que cedeu por falta de manutenção ao longo dos anos, ocasionando a abertura de uma cratera na via.

De acordo com a Secretaria, as equipes precisaram remover todas as manilhas danificadas e substituí-las por novas, ampliando ainda mais a extensão da travessia para garantir melhor escoamento da água e evitar futuros problemas de assoreamento.

Os trabalhos contam com o apoio de duas máquinas, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, além de caminhões utilizados para retirada de entulhos, lançamento de novo aterro e aplicação de pedra de mão para reforçar a estabilização do solo. Duas equipes próprias da Secretaria estão envolvidas na execução do serviço.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até a próxima quarta-feira (12), restabelecendo as condições adequadas de tráfego e segurança no local.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  População terá voz ativa no processo de concessão do DAE-VG, garante prefeita
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Guarda Municipal atende ocorrência de acidente na Avenida Prefeito Murilo Domingos

Publicado

A Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG) atendeu, na madrugada deste sábado (8), uma ocorrência de sinistro de trânsito com vítima na Avenida Prefeito Murilo Domingos, nas proximidades do bairro Parque do Lago.

Por volta das 4h, um veículo Ford Ka, conduzido por uma mulher de 32 anos, perdeu o controle da direção e colidiu contra um poste de iluminação pública. Com o impacto, o poste caiu sobre a via, bloqueando temporariamente o tráfego no sentido Parque do Lago.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro à condutora, que foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Várzea Grande. Familiares da vítima estiveram no local durante o atendimento.

De acordo com a verificação da Guarda Municipal, tanto a documentação do veículo quanto a habilitação da condutora estavam regulares. O automóvel foi removido do local por guincho particular.

A concessionária Energisa também foi acionada, realizando a substituição do poste e a restauração da rede elétrica. Após os trabalhos, a via foi totalmente liberada para o tráfego de veículos.

A Guarda Municipal de Várzea Grande reforça que mantém equipes de prontidão 24 horas por dia para atendimento de ocorrências e apoio à população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Contribuintes poderão usufruir de descontos nos impostos municipais em 2026
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana