conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Programa Escola em Templo Ampliado inicia as atividades em 2025

Publicado

Prefeita participou da abertura do ano letivo do programa com perspectiva de ampliação do atendimento aos alunos e às escolas

A prefeita Flávia Moretti (PL) participou, na tarde desta terça-feira (11), da Aula Inaugural unificada do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Emanuel Benedito de Arruda’, no bairro Santa Maria. As atividades no contraturno escolar se iniciam a partir desta terça em todas unidades atendidas pelo programa.

Criado em 2015, como projeto piloto na EMEB ‘Gonçalo Domingos de Campos (CAIC)’, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) tinha como meta inicial fortalecer a aprendizagem e reduzir a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da rede municipal de Várzea Grande, tornando-se uma política pública permanente, regulamentada pela Lei Complementar nº 5.125/2023.

Atualmente, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) é desenvolvido em 37 escolas, atendendo cerca de 2.220 alunos e conta com 37 professores articuladores (1 por escola), 148 professores monitores de oficinas, além de um profissional encarregado da higienização e um encarregado da alimentação em cada escola.

Em suas palavras, a prefeita Flávia Moretti destacou a importância da educação integral e da escola humanizada, que fazem a diferença na vida da criança na busca pela cidadania plena. Ela pontuou que melhorar a educação em Várzea Grande é mais um dos grandes desafios da gestão, sem esquecer da valorização efetiva dos profissionais que atuam nesta área. “Podemos crescer mais, ter mais unidades e mais alunos atendidos pelo ETA, mas para isso acontecer, é preciso também melhorar a questão da valorização profissional” disse.

Moretti citou o encontro com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep/VG), realizado no Paço Municipal na segunda-feira (10), para avançar nas discussões sobre a recomposição do piso salarial da categoria. “Vamos rever, apurar cada ponto, enxugar onde for possível para podermos redimensionar esforços em busca da valorização do professor e dos profissionais que trabalham na Educação de Várzea Grande” declarou.

Leia mais:  Curso de Cozinha Industrial tem início nesta segunda-feira em Várzea Grande

O secretário, Pe. Edson Sestari, reforçou o propósito transformador na vida dos estudantes atendidos pelo Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), que não se trata apenas de recomposição da aprendizagem, mas também com ações que envolvem as emoções, desenvolvem talentos nestes espaços tão ricos em convivência que são as escolas.

“Estamos iniciando hoje o ETA atendendo 37 escolas e 2.220 alunos, mas acreditamos que até o final do ano já estaremos atendendo cerca de 3 mil alunos e no próximo ano ampliar o número de escolas que receberão o programa. O objetivo é que ao término do período em que estudam em nossas escolas, as crianças tenham aprendido a ler e escrever perfeitamente, interpretar e produzir textos e acima de tudo serem grandes cidadãos” disse Sestari.

ESCOLA PREMIADA – A escola escolhida para a Aula Inaugural Unificada do programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) foi a EMEB ‘Emanuel Benedito de Arruda’ que, em 2017 foi primeira escola municipal a conquistar o Prêmio de Gestão Escolar, considerado o ‘Oscar da Educação’ a premiação reconhece o trabalho de excelência desenvolvido por escolas, gestores e servidores ao longo do ano letivo. Foi através da premiação conquistada, que a diretoria da escola foi representando o estado de Mato Grosso em viagem aos Estados Unidos naquele ano.

Segundo a diretora da escola, professora Marli de Jesus Arruda, a EMEB conta com 620 alunos matriculados, sendo 60 alunos em período integral, 11 salas de aula atendendo em dois períodos, com turmas da Educação Infantil (4 e 5 anos) pré-escola, 1º, 2º, 3º e 5º anos finais.

Este ano, a escola terá 60 alunos atendidos pelo Programa ETA em oficinas de Apoio à aprendizagem com foco na língua portuguesa, Apoio à aprendizagem com foco em matemática, oficina de teatro e oficina de música.

Leia mais:  Ações de infraestruturas estão em estudo para melhorias na localidade

O coral da escola “Doce Melodia” formado por meio da oficina do Programa ETA, foi criado em 2019 e tem em média 32 integrantes compostos pelos alunos da escola, sob a regência do professor Jonathan Martins.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande marca presença e reforça necessidade da gestão participativa

Publicado

Junto a outros representantes mato-grossenses, Município aprofunda discussões essenciais acerca da Política Nacional de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou, nesta manhã (19), do 2º Congresso Cosems/MT, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). O evento acontece no Hotel Inter Cuiabá, e tem o objetivo de promover debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

Para a secretária o evento é de grande relevância, pois, traz temas nacionais que visam à melhoria da qualidade da assistência, além de aportes financeiros e novas projeções para a saúde nos municípios para o ano de 2025. “Estamos reunidos com os secretários de saúde do Estado discutindo as prestações de contas e também, trazendo novidades para o nosso município”, destacou.

Segundo o presidente do Cosems/MT e Gestor de Itiquira, Flávio Alexandre dos Santos, o congresso é uma oportunidade única de debater temas relevantes. “Esse será um espaço para debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

COSEMS – O 2º Congresso Cosems/MT, acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de março e traz como tema central: “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”. A programação conta com mesas temáticas que debaterão diversos assuntos, como financiamento do SUS e o novo financiamento da atenção básica, ferramentas e dispositivos para aprimorar a organização e o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, enfrentando às arboviroses e emergências em saúde pública e outros temas.

Leia mais:  Sine já ofertou 503 vagas no bimestre e abre mais 302 nesta semana

O evento terá oficinas com os temas: Planejamento do SUS para 2026-2029, Potencializando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), Contratualização de Serviços de Saúde – fiscalização de Contratos em Âmbito Hospitalar do SUS, Sistemas de informação e faturamento (CNES, FPO, BPA, SIA e SIH) e Descentralização das ações da Vigilância Sanitária (VISA).

Paralelo ao congresso, ocorrerá a Mostra Estadual de Experiências Exitosas com a apresentação oral de 183 trabalhos selecionados, dentre 282 inscritos. As experiências foram avaliadas por uma comissão organizadora especializada, tendo como critério os resultados alcançados, aplicabilidade, sustentabilidade, alinhamento às diretrizes do SUS e caráter inovador.

O evento é organizado pelo Conselho com parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). (SES-MT).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Lucas do Chapéu do Sol é nomeado secretário de Serviços Público e Mobilidade Urbana

Publicado

Ex-titular, Gerson Scarton, segue na Pasta como subsecretário; Samir assume vaga na Câmara e deixa a SMDETT

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), publicou a nomeação do vereador licenciado Lucas Ductievicz, mais conhecido como Lucas do Chapéu do Sol (PL), como novo secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. A nomeação de Lucas e a exoneração do ex-secretário, Gerson Scarton, estão publicadas na edição extra do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, desta quarta-feira (19).

Lucas foi eleito vereador na eleição de 2024 pelo Partido Liberal com 1717 votos. “Ele é uma pessoa de confiança, tanto que exercia o papel de líder do governo dentro da Câmara. Tenho a certeza que desempenhará bem esse novo papel como secretário. Várzea Grande só tem a ganhar”, disse a prefeita Flávia Moretti.

“Assumo essa nova missão, com a mesma determinação, agora não vou só honrar os meus votos, como também a prefeita Flávia por confiar no meu nome para assumir essa importante pasta”, disse Ductievicz.

OUTRA MUDANÇA – Já na Câmara Municipal, quem assume o posto como vereador é Samir Katumata (PL), que obteve 1196 votos. Nessa mesma edição extra está publicada a exoneração dele do cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. “Vamos agora, assumir o posto de vereador para colaborar com os colegas vereadores e com a gestão da prefeita Flávia. Vamos juntos buscar melhorias para o nosso município e para a população várzea-grandense”, disse Samir.

Ainda não foi anunciado o substituto de Samir na SMDETT.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura implanta sistema Google Workspace para otimizar trabalho do serviço público
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana