conecte-se conosco


POLÍTICA MT

Presidente da ALMT reúne secretariado e reafirma compromisso com o fortalecimento da instituição

Publicado

Secretários, superintendentes e consultores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participaram, na manhã desta quarta-feira (12), de uma reunião convocada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB). O encontro também contou com a presença do primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Dr. João (MDB), e teve como objetivo alinhar ações e reafirmar o compromisso coletivo com o fortalecimento da instituição.

Russi destacou a importância do trabalho coletivo e a necessidade de dedicação, ressaltando que a formação da equipe levou em conta as qualificações, além da confiança. “É essencial que todos priorizem o nome da Assembleia Legislativa. Vocês têm a responsabilidade de elevar nossa instituição a um novo patamar, fortalecendo nosso trabalho para que possamos alcançar resultados positivos nos próximos dois anos”, afirmou.

Dr. João reforçou o compromisso da Mesa Diretora com a excelência dos serviços prestados. “Gostaria de agradecer a todos pela presença nesta reunião e afirmar que temos a humildade para ouvir. Estou à disposição para aprender, ensinar e colaborar. Vamos trabalhar juntos, sugerir boas ideias e levar o nome da nossa Assembleia adiante”, disse o primeiro-secretário.

O presidente da Casa de Leis também abriu espaço para apresentação de reivindicações e sugestões, visando aprimorar os serviços oferecidos pela ALMT. “Estou convicto de que temos os melhores profissionais nesta equipe. Somos uma referência em assembleias legislativas no país, o que nos enche de orgulho e nos motiva a buscar a excelência no atendimento à população”, declarou.

Ao final da reunião, o presidente da ALMT destacou a importância do diálogo e da integração entre os setores. “Somos um time, uma equipe. Temos a obrigação de buscar resultados eficazes nos próximos dois anos, prestando contas do nosso trabalho à sociedade, que espera muito de nós”, concluiu.

Leia mais:  Professora Marildes Ferreira assume mandato de deputada no lugar do Dr. Eugênio

Deus no comando – Durante a reunião, foi anunciado o projeto “Deus no Comando”, com momentos de oração e motivação todas as segundas-feiras, às 8h, em cada secretaria ou departamento da ALMT. “Quero que comecemos a semana com uma palavra de incentivo. Em seguida, realizaremos uma reunião setorial para alinhar as atividades”, explicou Max Russi.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Juca do Guaraná garante ambulância para Boa Esperança do Norte

Publicado

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) garantiu o envio de uma ambulância para o município de Boa Esperança do Norte (a 388 km de Cuiabá). A aquisição do imóvel foi possível por meio de uma emenda impositiva empenhada pelo parlamentar. Juca é o primeiro deputado a visitar o município, que é o mais novo de Mato Grosso, oficialmente criado em 2021.

A ambulância será fundamental para garantir um atendimento médico mais rápido e eficiente, especialmente em casos de urgência, facilitando o transporte de pacientes para hospitais e unidades de saúde em cidades vizinhas.

“É uma grande honra ser o primeiro deputado a visitar Boa Esperança do Norte e contribuir com o desenvolvimento do município. A saúde é uma das áreas que mais exige atenção, e estou muito feliz em poder garantir uma ambulância para este município”, declarou o deputado.

A cidade tem se estruturado para atender as demandas da população. Além da ambulância, que é um passo importante para melhorar o acesso à saúde para os moradores da região, a cidade ainda conta com o apoio de Juca, que se comprometeu a enviar mais recursos para a cidade.

“Sei que a cidade ainda está dando seus primeiros passos, mas com muito trabalho e dedicação, vamos continuar buscando recursos para que os moradores de Boa Esperança do Norte possam contar com serviços essenciais de qualidade. Vamos seguir unidos para melhorar a vida das pessoas em todo o estado, sempre com o compromisso de que a saúde e o bem-estar de cada cidadão são a nossa prioridade”, afirmou o deputado.

O município, que ainda está em fase de desenvolvimento, tem grande potencial de crescimento e precisa de apoio em diversas áreas. O envio da ambulância foi articulado pelos vereadores Professor Wellington, Marcão De Boa Esperança, Pepe De Piratininga, Olenil Lino e Rayala Faleiro, e pelos secretários Itamar Porto de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e Silvio André, de Saúde.

Leia mais:  Comissão de Saúde visita Hospital Central com 98% das obras concluídas

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA MT

Leis aprovadas pela Assembleia Legislativa regulamentam revitalização de bacias hidrográficas em Mato Grosso

Publicado

Leis aprovadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e sancionadas nos anos de 2024 e 2025, instituem regras para fomentar a revitalização das bacias hidrográficas dos rios das Garças (Lei 12.739/2024), Coxipó (Lei 12802/2025), Cabaçal (Lei 12.725/2024), Guaporé (Lei 12.724/2024) e das Mortes (Lei 12.723/2024).

Apresentadas pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), as normas determinam a implementação de ações para aumentar a oferta e fomentar o uso racional de recursos hídricos; ampliar a área de cobertura vegetal de unidades de conservação e de áreas de preservação permanente; expandir a prestação de serviços de saneamento básico; e promover a sustentabilidade econômica.

Nas bacias do Rio das Garças e do Rio Cabaçal são previstas a execução de planos de desassoreamento, medida necessária para remover sedimentos acumulados nos rios e restaurar a capacidade de armazenamento e escoamento da água.

As legislações também permitem que recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água e as multas aplicadas por órgãos governamentais sejam investidos, prioritariamente, na recuperação de áreas degradadas, e preveem a possibilidade de criação de órgãos ambientais municipais, com técnicos capacitados e estrutura suficiente para atender às demandas relacionadas a recursos hídricos e conservação dos recursos naturais.

Segundo Botelho, as medidas visam solucionar alguns dos principais problemas existentes em cada uma das bacias hidrográficas e que comprometem a qualidade da água e a sustentabilidade dos ecossistemas, como desmatamento, assoreamento, atividades de garimpo e mineração, crescimento desordenado da agropecuária e a falta de infraestrutura de saneamento básico.

O engenheiro sanitarista, pesquisador e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rafael Pedrollo de Paes explica que as bacias hidrográficas são unidades naturais que existem independentemente da ação humana, definidas principalmente pela presença e distribuição da água em seu território (podem ser úmida, como a do Pantanal, ou seca, como a do deserto do Atacama). O fluxo da água em cada bacia é determinado pela gravidade, com a água sempre fluindo dos pontos mais altos para os pontos mais baixos.

Leia mais:  Pequenos agricultures terão acesso à regularização fundiária em Barão de Melgaço

Impactos das atividades humanas – Conforme o pesquisador, quando a água passa a ser utilizada pelos seres humanos, ela deixa de ser apenas um elemento natural e passa a ser considerada um recurso hídrico – ou seja, um bem utilizado para fins diversos, como abastecimento público, produção industrial, agricultura, entre outros.

Desafios – Na avaliação de Rafael Pedrollo, o grande obstáculo à preservação das bacias está na forma como a sociedade utiliza os recursos naturais. Conforme explica, cada região apresenta características e problemas distintos, o que demanda soluções específicas. Além disso, a falta de conhecimento técnico sobre captação e uso adequado da água contribui para a degradação.

“Por isso, é necessário usar os recursos com consciência, e essa consciência não é no sentido simplista da ‘conscientização ambiental’, tipo ‘jogue lixo no lixo’, mas sim de planejamento racional e otimizado dos usos”, alerta.

Dia Mundial da Água – O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como parte de uma mobilização global voltada a colocar em debate os desafios e a importância da preservação da água em todo o mundo. Em 2025, a temática em pauta é “Salvem Nossos Glaciares”.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana