Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Prefeitos de Minas Gerais e Santa Catarina tiram dúvidas sobre o Minha Casa, Minha Vida

Publicado

Brasília (DF) – Cerca de 100 prefeitos e vice-prefeitos de Minas Gerais e de Santa Catarina estiveram no Ministério das Cidades para dialogar sobre os programas habitacionais voltados para os municípios. Nos encontros, realizados na quarta-feira (12) e quinta-feira (13), em Brasília, a Secretaria Nacional de Habitação apresentou o funcionamento detalhado do Minha Casa, Minha Vida, principal projeto habitacional do país. 

A conversa foi mais um passo para aproximar cada vez mais os prefeitos do Ministério das Cidades. “Esse encontro foi muito positivo e tem tudo para ter resultados concretos. Isso só reforça a orientação do presidente Lula e do ministro Jader, no sentido de atender as prefeituras, reforçar o pacto federativo e buscar soluções para os municípios levando mais moradia para todos eles”, comentou o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo.  

A equipe técnica da secretaria apresentou todas as modalidades do Minha Casa, Minha Vida separadamente, com a distribuição de cartilhas explicativas sobre cada uma. Ao final dos encontros, foi disponibilizado um momento de perguntas e respostas para sanar possíveis dúvidas dos prefeitos, além de explicar as particularidades que enfrentam nos municípios. 

 “Quero agradecer ao ministério por ter recebido cerca de 40 cidades de Minas Gerais, que puderam esclarecer dúvidas a respeito de todo o escopo do Minha Casa, Minha Vida. Saímos agradecidos, especialmente porque algumas cidades já foram contempladas pelo programa. É impressionante ver os números do Minha Casa, Minha Vida. Isso traz uma esperança muito grande para a população brasileira e os mineiros estão ansiosos para que o programa continue crescendo em nosso estado”, disse o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB-MG). 

Na foto prefeiros e autoridades do MCid posam juntos
Foto: JD Vasconcelos / MCid
Leia mais:  Alckmin representa Brasil na posse de novo presidente da Bolívia

O encontro também explicou sobre o funcionamento de medidas importantes para as famílias de baixa renda. Uma delas é o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), responsável por colaborar com o financiamento de construção de moradias, e a outra é o Minha Casa, Minha Vida Cidades, que objetiva facilitar o acesso de famílias de baixa renda ao crédito habitacional. 

“Trouxemos um grupo de prefeitos e vice-prefeitos principalmente da região Oeste de Santa Catarina. O objetivo é manter um relacionamento com o Ministério das Cidades, especialmente a Secretaria Nacional de Habitação, para conhecer os programas, como o Minha Casa, Minha Vida, e apresentar as demandas desses municípios. Foi uma boa reunião e sinto que os prefeitos ficaram satisfeitos, principalmente por poderem tirar dúvidas dos municípios para acessarem um programa tão importante para o Brasil e para o povo catarinense”, complementou o chefe de gabinete do senador Esperidião Amin, Amaro Lúcio da Silva. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Alckmin representa Brasil na posse de novo presidente da Bolívia

Publicado

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, representou o Brasil na cerimônia de posse do novo chefe do Executivo da Bolívia, Rodrigo Paz, neste sábado (8/11) em La Paz. 

Em encontro bilateral, Alckmin entregou a Rodrigo Paz uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com votos de êxito nas novas funções de chefe do executivo boliviano e convite para o novo presidente boliviano visitar o Brasil ainda em 2025 ou no início de 2026. Brasil.

Alckmin ressaltou o interesse na aproximação entre os dois países para aprofundar projetos de cooperação em áreas estratégicas.

“São inúmeras as possibilidades. Nós podemos avançar na questão de energia de gás, fertilizantes, agronegócio, indústria, infraestrutura, hidrovia e as carreteiras, as ligações por terra. Enfim, temos uma pauta grande de complementariedade econômica, de investimentos recíprocos e de comércio”, destacou Alckmin em entrevista à imprensa após a posse de Rodrigo Paz.

O vice-presidente brasileiro também destacou a importância da Bolívia para o comércio regional. “A Bolívia entrou no Mercosul. Então, o Mercosul é Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e agora Bolívia. Isso é muito importante, porque embora o mundo seja globalizado, o comércio é intrarregional”, afirmou Alckmin, ao detalhar que o comércio entre os países da América Latina é de 26%, enquanto a União Europeia tem 60% do comércio entre os países do bloco e a Asean tem 70% do comércio é entre eles. 

Balança Comercial

De janeiro a outubro de 2025, a corrente de comércio entre Brasil e Bolívia foi de US$ 2,1 bilhões. Os principais produtos brasileiros vendidos para lá foram outros produtos comestíveis e preparações (6,4%); barras de ferro e aço barras cantoneiras e perfis (4,4%); e bebidas alcóolicas (4,1%).

Leia mais:  Governo Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado

Já a pauta de importações é praticamente tomada pela compra de  gás natural (80,7%); seguido de adubos ou fertilizantes químicos (9,4%).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Ministro Alexandre Silveira mobiliza esforços para auxiliar vítimas de ciclone no Paraná

Publicado

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, interrompeu o protocolo de um evento em Fernando de Noronha (PE), neste sábado (8/11), para manifestar profunda solidariedade às famílias atingidas pelo forte ciclone que devastou o estado do Paraná. O temporal, com ventos que superaram 250 km/h, deixou 290 mil clientes sem energia e provocou a morte de cinco pessoas. Até a noite deste sábado, mais de 200 mil unidades consumidoras tiveram a energia restabelecida. Os demais clientes seguem sem energia elétrica devido à falta de acesso à região.

O ministro Alexandre Silveira determinou a total mobilização da pasta para recuperação do serviço de distribuição de energia elétrica. “Estamos coordenando todos os esforços para restabelecer, o mais breve possível, os serviços de distribuição, visando restabelecer a iluminação do povo do Paraná. Também estamos em permanente contato com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) , acompanhando de perto as ações de proteção e assistência às vidas”, destacou o ministro durante o evento em Noronha.

Segundo informações das equipes que já estão no atendimento local, a cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu, mas também foram registrados ventos fortes em Dois Vizinhos, Guarapuava, Candói e Londrina. Treze torres de transmissão ficaram caídas e mais 13 danificadas, sem qualquer repercussão no atendimento aos consumidores.

Alexandre Silveira também informou que as equipes do MME estão atentas à progressão do sistema climático, que se desloca em direção ao Sudeste. Equipes do setor elétrico já estão mobilizadas preventivamente. O MME segue monitorando a situação, firme no compromisso com a segurança e o bem-estar da população, trabalhando para minimizar os impactos do evento climático.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone(61) 2032-5759 Email: [email protected]

Leia mais:  MTE e governo da Bahia assinam Pacto para promoção do Trabalho Decente no carnaval

 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana