conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Prefeita e secretária de Saúde de Várzea Grande recebem diretoria do CRM-MT

Publicado

O Conselho Federal de Medicina veio a Cuiabá para ser solidário à médica e ao Conselho Regional e contribuir para as ações que serão tomadas daqui para frente em defesa dos profissionais e da medicina mato-grossense

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) e a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, receberam, no final da tarde de hoje (13), a visita do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Diogo Sampaio, e uma comissão do órgão. Ele veio a Várzea Grande para dar apoio à gestão e, também para pedir a colaboração da secretaria municipal no sentido de disponibilizar imagens de vídeos de monitoramento, documentos, fotos e quaisquer outros materiais que possam instruir o processo judicial, que o Conselho está movendo em desfavor do vereador Kleberton Feitoza (PSB).

Na última semana o vereador entrou no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), percorreu a unidade de Urgência e Emergência, e causou constrangimento a uma médica que estava em horário de descanso, depois de horas exaustivas de trabalho. O presidente comunicou ainda que o Conselho Federal de Medicina (FM) veio a Cuiabá para ser solidário à médica e ao Conselho Regional. Eles também agirão firmemente contra o parlamentar “para que isso não aconteça nunca mais, não só em Várzea Grande como em Mato Grosso”.

Durante a visita, o presidente do CRM-MT entregou um ofício para que seja ampliada a segurança dentro das unidades de saúde para garantia da integridade física dos profissionais. “Já entramos com uma representação na Câmara Municipal pedindo a cassação do vereador Feitoza por todas as suas ações, gravíssimas, contra aos profissionais de saúde e, de suas ações em áreas restritas da unidade hospitalar, que além de colocar em risco à população, colocando em risco a vida desses profissionais e prejudica o atendimento aos pacientes. Viemos aqui pedir apoio da prefeitura e da secretária, e também para obter outras informações”, informou Diogo Sampaio.

Leia mais:  Escolinhas de futebol atendem crianças e adolescentes em cinco polos de Várzea Grande  

A prefeita Flávia Moretti (PL) destacou que respeita a função fiscalizadora do Poder Legislativo, porém, que os atos devem ser feitos com respeito. “Não podemos tolerar mais desrespeito contra os nossos profissionais de Várzea Grande. Presto aqui minha solidariedade à médica e a todas as outras profissionais da saúde que foram constrangidas pelo vereador. Não temos nada a esconder, respeitamos e apoiamos a fiscalização dos vereadores, porém, não podem desrespeitar, ofender e agredir os servidores”, disse a prefeita.

Moretti pontuou ainda que os fatos recentes se deram exatamente às vésperas das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher e no mês dedicado à valorização e conscientização do ser mulher. “A prefeitura está com uma programação de eventos e ações para março. Nossa pauta é dar um basta à violência política, mas infelizmente, nos deparamos cotidianamente, com essa realidade”.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, agradeceu a visita e reafirmou a disposição da Pasta em fornecer todas as imagens e documentos que possam contribuir para a resolução do fato. ”É necessário que tenhamos uma fiscalização respeitosa. Não temos intenção de esconder nada, temos consciência das limitações e problemáticas vivenciadas pelo município. Temos um caminho árduo pela frente. Mas, há pilares de respeito que precisam ser observados. Todo e qualquer vereador será sempre bem-vindo em todas nossas unidades, mas, a cordialidade de ambos os lados precisa ser respeitada”.

A secretária lembrou que há exatamente um mês, no dia 13 de fevereiro, ela acompanhou o vereador Feitoza em visitas ao PSHMVG, à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cabo Michel e às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase e Cristo Rei.

“Percorremos esses locais, conversamos com os pacientes e com os servidores, para saber da funcionalidade e do que precisa ser melhorado. Em todos os locais visitados, o vereador Feitoza pôde constatar o aumento dos casos de arboviroses e também observar a demanda crescente de pacientes a procura por atendimentos”.

Leia mais:  Conselho da Mulher promove manhã de conhecimento e cuidado em Várzea Grande

O presidente do CRM-MT, disse ainda que o vereador tem todo o direito de fiscalizar o parlamento, mas existem alguns limites nas unidades de saúde. “Tem áreas restritas, situações muito especiais, por isso a própria Constituição Federal outorga aos conselhos dos profissionais essa fiscalização. O Conselho Federal, junto dos conselhos regionais, fiscaliza a medicina e normatiza a medicina em todo o Brasil, para que garanta a segurança da população e, inclusive contribuindo com os gestores para o melhor atendimento à população. E a gente precisa mostrar isso, que o parlamentar ‘pode’, assim quando ele tem vontade mesmo de fiscalizar, mas nesse caso o vereador não estava fiscalizando. Ele estava ali para angariar curtidas em suas redes sociais. Nitidamente pelos relatos, documentos já apresentados e os documentos que iremos receber da prefeitura de Várzea Grande, fica claro que o motivo ali não era de verificar realmente o atendimento à população”.

COLETIVA – O presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo, a 2ª vice-presidente, Rosylane Nascimento da Rocha, e o 2º secretário Estevam Rivello Alves, vieram a Cuiabá para ouvir a médica do Pronto-Socorro de Várzea Grande. Uma coletiva de imprensa foi realizada nesta tarde, no auditório do Hotel Deville, onde os representantes do Conselho Federal discutiram o caso e as medidas que serão tomadas. (Colaborou Marianna Peres)

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar

Publicado

Edição especial do ‘Acelera VG com Elas’ foi 100% planejada para atender às várzea-grandenses: de palestras às orientações jurídicas, passando por acesso a serviços públicos, massagens e dia de beleza

A aposentada Maria da Conceição Oliveira Silva, 69 anos, aproveitou o sábado para participar do evento ‘Acelera com Elas’ – realizado durante todo este sábado (22), no bairro São Mateus, em Várzea Grande, com a oferta de várias ações e serviços disponibilizados pela Prefeitura e parceiros. Essa edição ‘Acelera VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres’ foi 100% planejada para atender às várzea-grandenses: de palestras às orientações jurídicas, passando por acesso a serviços públicos, massagens e dia de beleza

Ela conta que, inicialmente, a ideia era prestigiar o evento, ver as pessoas e ouvir a prefeita Flávia Moretti (PL), mas quando soube que poderia participar de vários serviços não pensou duas vezes e resolveu buscar o espaço de beleza. “Resolvi fazer as unhas. Tem muitos anos que não vejo os meus dedos pintados e hoje escolhi colocar um vermelho para me sentir mais viva”, comemorou.

Para dona Renata Clemente da Silva, o sábado foi dia de buscar serviços de saúde e outras orientações das demais pastas da Administração Pública. “Essa ação é muito importante porque reúne em um mesmo espaço, vários serviços, principalmente, na saúde. Aferi a pressão e também peguei senha para consulta. É importante que o poder público venha até nosso bairro nessas ações de serviços e orientações”.

Já a dona de casa Conceição Bueno Campos, foi buscar um filtro de barro que a sua mãe recebeu da secretaria de Assistência Social. “Ela é idosa, daí pediu para que eu viesse aqui buscar o produto. Quero ver se sobra tempo para voltar à escola mais tarde, já que o evento vai até o final da tarde”, completou.

Leia mais:  CEM realiza palestras e oferta meios para o efetivo planejamento familiar

A prefeita Flávia Moretti, participou do evento e disse que ficou bastante contente em saber que o ‘Acelera VG com Elas’ deste sábado, era no bairro São Mateus. “Esse é um evento especialmente pensado para mulheres e uma ação dedicada em homenagem ao Mês da Mulher. Essa ação também é importante porque leva aos bairros serviços essenciais de todas as pastas do poder público. Sabemos que muitas mães trabalham o dia todo, não têm tempo e nem condições para buscar informações e serviços e esse movimento vem ao bairro justamente para encurtar o caminho”.

A prefeita lembrou que no mês passado foi realizada a primeira edição do ‘Acelera VG’, Jardim Marajoara. Hoje tivemos essa edição especial, e no próximo dia 28, será a vez do ‘Acelera VG’ no bairro Construmat. “Eu quero que vocês utilizem o WhatsApp e comuniquem essa ação para seus conhecidos, seus amigos e seus familiares e que nos ajudem a divulgar essa ação de cidadania e descentralizada dos serviços públicos da Prefeitura e parceiros. O nosso propósito é levar melhorias e serviços em todos os bairros, sempre aproximando a população da gestão”.

A secretária de Assuntos Estratégicos, Inaciray Brito, disse que essa ação é resultado da união de esforços e dedicação de todas as secretarias municipais, porque todos os sonhos que brotam no coração da prefeita são resultado do trabalho de diagnóstico durante a sua campanha “Esse programa é um deles. Nós sabemos que nem todo mundo tem condição de ir até os serviços e, nós queremos trazer os serviços até vocês. Todos os secretários estão engajados em disponibilizar o maior número de serviços e poder desta forma atender também um maior número de famílias”, assegurou.

Leia mais:  Lucas do Chapéu do Sol é nomeado secretário de Serviços Público e Mobilidade Urbana

Os secretários: Edson Sestari (Educação), Deisi Bocalon (Saúde), Elizângela Oliveira (Controladoria Geral), Maria Rosaine Toledo (Previvag), Dito Lucas (Governo), Lucas Ribeiro (Serviços Públicos), Manoela Rondon Bastos (Desenvolvimento Urbano), Cristina Saíto (Assistência Social) e Maurício Magalhães (Procurador Geral), marcaram presença no evento. Já a Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Charles da Educação e Emerson Magalhães.

MAIS VG COM ELAS – Neste sábado a prefeita participou também, desta vez no Várzea Grande Shopping, do 2º Encontro das Mulheres Surdas, evento promovido pela Associação dos Surdos de Várzea Grande, com familiares e portadores de necessidades. Durante o encontro elas puderam pontuar algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia, como a falta de uma comunicação mais direta e também de um local onde pudessem realizar os encontros.

A prefeita destacou a importância do evento e da participação de intérpretes nessa roda de conversa. “Reconheço essa necessidade e estamos abertos para esse entendimento. A nossa proposta quando assumimos a gestão foi de definir uma política pública de inclusão. A participação de vocês neste processo de faz necessária, porque são vocês que conhecem a demanda”.

A prefeita disse ainda que pretende, por meio do curso de libras, capacitar servidores públicos, inicialmente das secretarias de Saúde e Educação, para atender também a esse público, e com o tempo, estender a capacitação para os servidores das demais pastas.

Quanto a um local que possa abrigar a Associação dos Surdos, a prefeita disse que vai avaliar esse pedido. “Peço viabilizar uma agenda na Prefeitura para que eu possa buscar meios de atendê-los, seja por meio de uma área definitiva ou via concessão de um imóvel. Várzea Grande será um município inclusivo e participativo”, assegurou.

A assessora de Políticas Públicas de Inclusão, Priscila Lima, durante a reunião anunciou que no dia 2 de abril o município de Várzea Grande estará realizando o primeiro censo voltado à inclusão. “Dessa forma poderemos de fato saber quantos são e quais são as suas limitações. A partir desse censo vamos poder definir as ações e estratégias para esse público em especial”.

Leia mais:  Conselho da Mulher promove manhã de conhecimento e cuidado em Várzea Grande

A presidente da Associação, Elizabeth Novais, agradeceu a participação da prefeita na roda de conversa e disse que ela foi a primeira gestora municipal a receber e ouvir a demanda desse grupo.

PRIMEIRO PASSO – Ontem (21), a prefeitura de Várzea Grande lançou a campanha de conscientização e inclusão social das pessoas com deficiência, que visa abranger assuntos e temas de todas as deficiências.

Priscila Lima anuncia que o ápice da campanha será no dia 2 de abril, quando será apresentado um link para levantamento quantitativo das pessoas com deficiência e quais as necessidades de cada uma. O link vai possibilitar um conhecimento das demandas do Município, ao revelar esse contingente populacional. “Nosso Município nunca teve conhecimento real sobre as pessoas com deficiência, estamos aqui para mudar essa realidade. Para criarmos políticas públicas com eficiência é preciso conhecer quem iremos atender. Com o lançamento do link, teremos um norte para começarmos essa atuação de forma eficaz e resolutiva”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura intensifica serviços de tapa-buracos em diversos bairros da cidade

Publicado

A população pode contribuir com sugestões ou solicitar serviços entrando em contato diretamente pelo telefone (65) 98155-0609, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp

A Prefeitura de Várzea Grande está empenhada em garantir vias mais seguras e trafegáveis para a população. Nesta semana, as equipes da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo realizaram serviços de tapa-buracos em diversos pontos da cidade, atendendo demandas de moradores e melhorando a infraestrutura urbana.

Os trabalhos começaram na segunda-feira (17), com intervenções no bairro Chapéu do Sol e no Distrito de Bonsucesso. Na terça-feira (18), as equipes atuaram na Avenida Murilo Domingos – antiga Avenida 31 de Março – com a Rua 11 de Dezembro, no bairro Centro Sul, e no Terminal de Integração André Maggi, também localizado na mesma região.

Já na quarta-feira (19), os serviços se concentraram na Avenida Gonçalo Botelho e em outras vias do bairro Mangá, além da Rua da Independência, no bairro Centro Norte. As ruas Irmã Elvira e Pedro Alves Ferreira, no bairro Manga, também receberam atenção das equipes.

Na quinta-feira (20), os trabalhos continuaram na Avenida Verdão e na Rua Cel. Manuel Gomes, no bairro Manga, além da Avenida Julião de Brito, no Jardim União, e da Rua Maria do Carmo, no Parque do Lago. A ação visa não apenas melhorar a trafegabilidade, mas também prevenir acidentes e danos aos veículos.

A gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) destaca com isso a importância desses serviços para a qualidade de vida dos moradores e reforçou o compromisso da gestão em manter as vias da cidade em boas condições. As equipes seguem empenhadas e continuarão atuando em diferentes regiões de Várzea Grande nas próximas semanas.

Leia mais:  Prefeita nomeia Mário Quidá Neto como secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo

A população pode contribuir com sugestões ou solicitar serviços entrando em contato diretamente com a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo pelo telefone (65) 98155-0609, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp. A Prefeitura de Várzea Grande reforça seu compromisso com a infraestrutura da cidade, trabalhando para garantir mais segurança e comodidade para todos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana