conecte-se conosco


TURISMO

Ministérios do Turismo e de Minas e Energia inauguram sala de apoio à amamentação

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com Ministério das Minas e Energia (MME), inaugurou nesta quinta-feira, 13.03, a Sala de Apoio à Amamentação e Lactação para atender as mães colaboradoras das duas instituições, que funcionam em prédios integrados. O local foca no primeiro andar, Bloco U, na sede dos prédio do MTur e do MME, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Ao cortar simbolicamente a fita inaugural, a ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes e a chefe de gabinete da Secretaria Executiva do MME, Poliana Ribeiro, falaram da importância da ação para as mulheres que precisam amamentar seus bebês após o retorno da licença-maternidade.

“Pode parecer uma ação simples, mas com ela passamos uma importante mensagem, de que estamos apoiando a amamentação e as mulheres. Isso vai para além de nós que estamos aqui, é uma semente que tende a crescer e se multiplicar em outras ações futuras de valorização das mulheres que trabalham pelo bem do serviço público”, afirmou a ministra.

Poliana Ribeiro, do MME, destacou que a sala é um espaço de acolhimento com toda a estrutura necessária para as mães e crianças. “Não é só para quem quer trazer a criança, mas para as mães que precisam realizar a extração do leite, guardar o material com toda a segurança e poder levar para a casa no final do expediente. Isso traz um alento para todas nós”, disse ela.

MÃES – A servidora Janaína Casagrande, mãe dos gêmeos Lucas e Pedro, considera o espaço uma conquista. “Enxergo como cuidado e atenção com as servidoras e colaboradoras. Quando amamentamos precisamos de um ponto de apoio para trocar a criança, esquentar algo, e essa é uma iniciativa muito bacana, que facilita a vida das mães”, declarou.

Leia mais:  Outono traz ótimas opções para uma viagem inesquecível pelo Brasil

Para Larissa Dutra, lotada na Secretaria Nacional de Infraestrutura Turística (SNINFRA) do MTur, a inauguração da sala representa um marco na história funcional das servidoras dos dois ministérios, pois permite o acolhimento no momento mais sensível da maternidade. “Isso deixa a mulher mais segura, confortável e contribui com a saúde da própria criança”, disse a servidora, mãe do pequeno Levi, de um ano.

Flávia Dantas, coordenadora de desenvolvimento e qualidade de vida da COGEP do MTur, afirma que a parceria foi importante para a implantação da Sala. “Esse projeto foi feito a várias mãos. Pedimos a parceria do MME e eles foram solícitos com essa demanda. É um projeto especial para mim como mulher, servidora e defensora dos direitos da mulher”, finalizou.

MULHERES – O Ministério do Turismo tem reforçado ações internas para a valorização do público feminino, que corresponde a mais de 50% da força de trabalho no setor, e 54% dos cargos de chefia no MTur, que tem hoje um total de 240 colaboradoras, entre servidoras efetivas, terceirizadas e estagiárias, de acordo com o levantamento atualizado da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica de Pessoas (Cogep). A inauguração do novo espaço faz parte estratégia para o mês de março, com a campanha interna “Mais que um dia, um compromisso: respeito o ano todo”.

Por Cléo Soares e Cintia Lima
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

No Canadá, ministro do Turismo busca parcerias para o desenvolvimento sustentável do setor no Brasil

Publicado

A busca por parcerias para reforçar o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil é o objetivo da presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, no Canadá, onde cumpre agenda institucional nesta quinta-feira (20.03).

Na cidade de Valcourt, Sabino foi à fábrica da Bombardier Recreational Products (BRP), empresa canadense especializada em veículos para atividades turísticas, como motos elétricas, aquáticas, quadriciclos e snowmobiles (para uso na neve).

O ministro Celso Sabino celebrou a possibilidade de firmar novas colaborações internacionais na área, a fim de ampliar a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade no turismo nacional. Segundo o Portal US News & World Report, o Brasil ostenta o título de melhor país para turismo de aventura.

“A BRP já tem um grande mercado no Brasil, especialmente nas nossas trilhas, na nossa costa atlântica e em várias regiões do Brasil. Aqui, nós pudemos ver a experiência da companhia na área da sustentabilidade, como a evolução dos motores elétricos”, comentou Sabino, que convidou representantes da empresa para participarem da COP30 deste ano, que acontece em Belém (PA).

A programação de Sabino no Canadá também inclui um encontro com dirigentes da Associação de Turismo Indígena, em Quebec. A entidade cria e promove experiências na área, sendo formada por empresas de propriedade de indígenas locais.

“O Canadá está muito avançado nessa parte do turismo dos povos originários. Nós vamos conhecer como aproveitar o turismo de forma sustentável, responsável e solidária com povos originários”, concluiu o ministro do Turismo.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Liderado pelo Brasil, Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS inicia debate sobre ações para desenvolver o setor
Continue lendo

TURISMO

Ministério do Turismo reabre edital para apoiar melhorias no trânsito interno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Publicado

Dando sequência ao apoio que tem dado para a estrutura turística do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Ministério do Turismo, em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e UNESCO, reabre o edital para a contratação de consultoria para a realização de estudos e projetos destinados à estruturação do sistema de trânsito interno, transporte e mobilidade no interior do Parque Nacional Lençóis Maranhenses, por meio de mapeamento de trilhas (para uso não motorizado e vias internas para modais motorizados).

O Parque é um dos atrativos turísticos mais belos do Brasil, reconhecido ano passado pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural. “O nosso objetivo é a melhoria da infraestrutura deste cartão postal brasileiro, reconhecido oficialmente como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses merece ser cada vez mais visitado por brasileiros e estrangeiros”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Nesse novo calendário, as empresas têm prazo até o próximo dia 17 de abril para submeter as propostas por meio da plataforma de licitações da UNESCO. O processo prevê a realização de estudos e projetos para a adequação do trânsito de turistas dentro do Parque, a partir do mapeamento de trilhas e vias destinadas ao uso de equipamentos motorizados e outros modais, como trekking, ciclismo/cicloturismo, veículos 4×4 e veículos motorizados do tipo off road ou fora de estrada.

A ação também engloba a delimitação de áreas de estacionamento, além de um projeto de sinalização do tráfego interno para dar mais segurança aos pilotos dos equipamentos e aos demais usuários do Parque que estejam na condição de pedestres.

Todos os detalhes e normas para a apresentação das propostas estão no edital (Acesse AQUI), mas, caso necessário, os potenciais licitantes podem solicitar esclarecimento sobre o edital direto na Plataforma de Licitações da UNESCO, e a entidade responderá por escrito em até dez dias úteis antes data de apresentação de propostas.

Leia mais:  No mês dedicado às mulheres, Ministério do Turismo lança iniciativas inéditas que beneficiam o público feminino

As ações de melhorias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fazem parte de um plano para desenvolver o turismo na região, e é desenvolvido pelo MTur em conjunto com o ICMBio, órgão gestor das unidades de conservação federais. O plano procura também envolver o entorno do Parque, incentivando o segmento turístico de forma sustentável e a inclusão social de moradores, com a geração de emprego e renda.

A Pasta coordena, ainda, o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, que ordena e promove atividades turísticas baseadas em altos padrões de preservação.

O PARQUE – Com uma área total de aproximadamente 155 mil hectares, a unidade de conservação se insere em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. O Parque é composto por espaços de restinga, campos de dunas livres e uma costa oceânica, abrigando um cenário repleto de dunas de areia branca e lagos de águas pluviais, proporcionando belas paisagens e a contemplação de vida selvagem.

PATRIMÔNIO – O reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural elevou para oito o número de localidades brasileiras que possuem o título. Além da unidade do Maranhão, são elas: Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS); Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM); Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES); Complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas); Parque Nacional do Iguaçu (PR)/; Reservas da Mata Atlântica (SP/PR) e Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO).

Com isso, o Brasil lidera o ranking de países da América do Sul que mais abrigam patrimônios mundiais naturais e culturais, totalizando 24 áreas consagradas.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia mais:  Ministério do Turismo participa do 3º Fórum Nacional de Turismo de Pesca

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana