conecte-se conosco


AGRONEGÓCIOS

Mapa reúne parceiros para discutir estratégias de fomento ao Sistema Plantio Direto na agricultura brasileira

Publicado

O Sistema Plantio Direto (SPD), como ferramenta fundamental na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, foi tema de evento ocorrido em Brasília (DF), nesta segunda-feira (10). Promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto, o encontro trouxe, a partir do Projeto SPD Agro+, as políticas públicas, inovações científicas e práticas agrícolas sustentáveis que impulsionam a produtividade e reduzem os impactos ambientais da produção agropecuária no Brasil.

Na oportunidade, gestores públicos, especialistas e representantes do setor agropecuário puderam discutir a importância da criação de mecanismos de fomento que venham possibilitar a adoção do SPD pelos produtores rurais. Prática que permite maior eficiência e sustentabilidade de toda a cadeia produtiva.

Em sua fala, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, destacou os desafios do Mapa em auxiliar o produtor rural na evolução para uma produção cada vez mais sustentável por meio da ciência e da inovação. Ressaltou, ainda, o elevado grau de empreendedorismo e profissionalismo do produtor brasileiro e sua capacidade de colaborar com as metas nacionais de enfrentamento as questões climáticas: “Cada meta por nós apresentada vem acompanhada de um pacote de como fazer, dando ao produtores rurais condições de entender, decidir e implementar práticas mais sustentáveis, como o SPD, que é parte fundamental de um conjunto de tecnologias de produção que compõe o plano setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono (ABC+) da agropecuária brasileira”.

A presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, parabenizou a Federação e o Mapa pela iniciativa, destacando a importância do plantio direto para o desenvolvimento sustentável da agricultura tropical. “Quando começarmos a discutir o plano ABC, vimos no plantio direto a tecnologia que mais poderia ajudar na preservação do solo e com a rotação de culturas. Dados de monitoramento mostram que, nos últimos anos, já recuperamos 4.200 projetos utilizando o SPD, o que os permite termos de duas a três safras na mesma área, contribuindo com a expansão da agricultura brasileira. Em 50 anos multiplicamos por cinco sua produtividade, mostrando a importância da ciência e da tecnologia para o avanço do setor”, completou.

Leia mais:  Abertura de mercados no Mali

“Estamos aqui, junto com o Ministério de Agricultura, para fazer uma entrega desse grande projeto, que foi iniciado há cerca de sete anos e cujo a semente nasceu na cabeça eminente do professor Dr. Rathalol, junto com o professor Juca, lá na Ohio State University, quando pensaram em mostrar o quanto o SPD poderia contribuir para mitigar os efeitos climáticos na nossa agricultura. E é uma alegria para nós, hoje, vemos que essa ideia se tornou base para uma verdadeira agricultura sustentável, com o Projeto SPD Agro+”, afirmou o presidente da Federação do Plantio Direto, Jonadan Ma.

PROGRAMAÇÃO

Pela manhã os participantes puderam debater temas como: Restauração do Solo Segurança Alimentar e Mitigação das Mudanças Climáticas; Sistemas de plantio direto restaurando o carbono orgânico do solo e a sustentabilidade ambiental em biomas brasileiros; e Avanços, Desafios e Oportunidades de Sistemas de Produção com Baixa Emissão de Carbono.

À tarde, prosseguindo com a programação, foram apresentados o Projeto SPD Agro+, os índices de qualidade de boas práticas agrícolas e os indicadores de saúde do solo no Cerrado e Mata Atlântica.

Participaram do evento o diretor da Política de Mitigação e Instrumentos de Implementação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e coordenador do Plano Clima, Aloísio de Mello, o assessor especial do Mapa, Carlos Ernesto Augustin, o diretor de Produção Sustentável e Irrigação da SDI, Bruno Brasil, os Professores Rattan Lal e João Carlos de Moraes (Juca), especialistas no tema.

PLANTIO DIRETO

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma técnica conservacionista que se baseia em não revolver o solo, manter a cobertura morta no solo, rotar as culturas, deixar resíduos de vegetais na superfície, depositar sementes e fertilizantes em sulcos estreitos. Trata-se de um método de cultivo que visa aumentar a produtividade agrícola enquanto conserva o solo, auxiliando na preservação ambiental.

Leia mais:  Governo destina milhões ao MST enquanto produtores enfrentam insegurança e altos custos

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
publicidade

AGRONEGÓCIOS

Mapa fortalece setor de queijos artesanais em Santa Catarina para destaque nacional

Publicado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Divisão de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (DDR-SC), vinculada à Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de Santa Catarina (SFA-SC), tem desempenhado um papel estratégico no fortalecimento da produção artesanal no estado. Entre os resultados mais recentes, destaca-se a concessão do Selo Arte a diversos produtos, incluindo os renomados queijos da Queijaria Boca da Serra, localizada em Águas Mornas, que agora podem ser comercializados em todo o território nacional.

Entre os produtos certificados, três variedades da Queijaria Boca da Serra se destacam por sua qualidade e singularidade, refletindo a tradição e a riqueza cultural da produção artesanal catarinense. O queijo Floripano, maturado em tábuas de madeira, combina suavidade e uma leve acidez, homenageando a região serrana da Grande Florianópolis. Já o Maciambu, com textura macia e casca alaranjada, é maturado e lavado com salmoura, remetendo ao Rio Maciambu. Por fim, o Serramar, maturado por 60 dias e lavado com cerveja artesanal local, surpreende com notas de caramelo e cítricas, trazendo inovação ao segmento.

O Selo Arte é uma certificação que atesta que produtos de origem animal são elaborados de forma artesanal, respeitando técnicas tradicionais e garantindo rigorosos padrões de qualidade. A DDR-SC tem desempenhado um papel crucial ao orientar os produtores e facilitar o acesso a essa certificação, promovendo o crescimento e a competitividade do setor.

Para Keliane Miranda de Freitas, engenheira agrônoma da Superintendência Federal de Agricultura em Santa Catarina (SFA-SC), o impacto do Selo Arte vai além da certificação. “O Selo Arte não só promove a preservação de práticas tradicionais, mas também incentiva a inovação no setor, ampliando o alcance dos produtos e permitindo que os produtores se destaquem no mercado nacional”, disse.

Leia mais:  Brasil e Chile fortalecem laços comerciais em missão internacional focada no agro

O reconhecimento concedido à Queijaria Boca da Serra exemplifica os benefícios desse trabalho. Além de validar a autenticidade e a qualidade de seus produtos, o selo proporcionou à empresa visibilidade em mercados antes inexplorados.

Já Daiani de Bem Borges, da Queijaria Boca da Serra, destaca a importância do reconhecimento. “O Selo Arte foi fundamental para ampliarmos a venda dos nossos queijos, permitindo que, além da Grande Florianópolis, nossos produtos chegassem a todo o Brasil. Com as premiações e o apoio das redes sociais, conseguimos ultrapassar as fronteiras do município, levando nossos queijos a um público nacional. Isso é um reflexo do nosso compromisso em criar queijos com identidade, unindo tradição e inovação”, afirmou.

Com mais de 300 certificações concedidas, a Divisão de Desenvolvimento Rural tem sido um pilar no fortalecimento da produção artesanal em Santa Catarina, promovendo o crescimento e a valorização do setor em diversas regiões do estado.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continue lendo

AGRONEGÓCIOS

Ministério da Pesca e Aquicultura realiza a cerimônia da 2ª edição do Prêmio Mulheres das Águas

Publicado

No próximo dia 25 de março, o Ministério da Pesca e Aquicultura irá celebrar a premiação da 2ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, que homenageia a trajetória de mulheres da pesca e aquicultura brasileiras. O Prêmio reconhece a contribuição dessas mulheres e valoriza seu papel nos setores, homenageando-as com suas histórias de dedicação e promoção da sustentabilidade, respeito aos territórios e justiça social.

A premiação acontecerá em Brasília/DF, às 19h, com o anúncio das 10 ganhadoras em uma cerimônia especial, celebrando suas conquistas e os valores, que impulsionam a pesca e a aquicultura no país. A escolha das histórias que serão homenageadas foi realizada por uma comissão avaliadora formada por mulheres do quadro do MPA. Foram mais de 200 mulheres inscritas nas 10 categorias do Prêmio, contemplando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Ao reconhecer e premiar essas mulheres, reafirmamos nosso compromisso com a equidade de gênero, a sustentabilidade e o fortalecimento do setor pesqueiro e aquícola. Que essas trajetórias sirvam de inspiração para as futuras gerações e que este prêmio se consolide como um símbolo de valorização, respeito e reconhecimento para todas que vivem e trabalham pelas águas do Brasil. Parabéns às homenageadas, que esta conquista seja mais um passo rumo a um futuro mais justo, inclusivo e promissor para as mulheres das águas“, destaca a coordenadora do Prêmio e chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MPA, Adriana Toledo.

Abaixo a lista das categorias e premiadas:

Pesca Artesanal – Águas Marinhas
Vencedora: Conceição Margareth da Silva Julião
Local: Arraial do Cabo/RJ

Pesca Artesanal – Águas Continentais
Vencedora: Maria das Neves dos Santos
Local: Lagoa do Carro/PE

Pesca Industrial/Indústria Do Pescado
Vencedora: Ana Carolina Baptista Freitas Braga
Local: Ribeira/RN

Leia mais:  Abertura de mercados no Mali

Pesca Amadora e Esportiva
Vencedora: Jaqueline Aparecida dos Santos
Local: Bonito/MS

Aquicultura Marinha
Vencedora: Aparecida Rosa Ayres
Local: Parati /RJ

Aquicultura Continental
Vencedora: Marinalva Ferreira Moura
Local: Palmas/TO

Pesca e Aquicultura De Peixes Ornamentais
Vencedora: Carolina Martins Torres da Silva
Local: Iguarassu/PE

Pesca e Aquicultura em Águas Estuarinas
Vencedora: Viviane Machado Alves
Local: Lagoa dos Patos/RS

Pesquisa
Vencedora: Kátia Cristina de Araujo Silva
Local: Belém/PA

Gestão Pública e Privada
Vencedora: Alzira Miranda de Oliveira
Local: Presidente Figueiredo/AM

SERVIÇO

Prêmio Mulheres das Águas
Imprensa: para realizar o credenciamento, clique aqui
25/03/2025 – 19h
Espaço Alvorada, Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Brasília – DF

Contato:
[email protected]
(61) 3276-5193 / 61 8141-7229
Erika Meneses – Coordenadora da Assessoria de Comunicação MPA
www.gov.br/mpa
@minpescaeaquicultura

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana