conecte-se conosco


Sorriso

Mais de 270 pais participam de palestra orientativa sobre trânsito

Publicado

A aula de ontem, 12 de março, no ginásio da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola foi diferente. O espaço da quadra e da arquibancada foi tomado por cerca de 270 pais de estudantes da unidade, todos atentos à instrução do GM Valdir Cordeiro, da Guarda Municipal de Trânsito (GM) que integra a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Dentre as principais recomendações que Cordeiro faz questão de repassar aos pais está a necessidade do respeito à sinalização. “Respeitar a sinalização é o princípio de tudo para um trânsito seguro e todo mundo sabe que criança aprende pelo exemplo; é partindo desse princípio que vamos às escolas conversar com os pais”, destaca. “Precisamos cuidar do bem mais precioso que temos, enquanto pais, que são nossos filhos”, reforça Cordeiro.

O coordenador da GM, Márcio Pires, frisa que a grande quantidade de alunos – são mais de 18 mil somente na rede municipal; implica em vários veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres em frente às escolas nos horários de entrada e saída.

“E claro que diante de um grande fluxo é necessário ter um pouquinho mais de paciência e cuidado, então nosso pedido é que os pais evitem ações como acelerar em excesso, estacionar em locais proibidos, que usem o cinto e ensinem seus filhos a respeitar e fazer uso do equipamento de segurança e, obviamente, não usar o celular ao dirigir”, diz. As recomendações também valem para os pedestres e ciclistas.

Além disso, outro ponto também trabalhado nas palestras preventivas ministradas pelo GM Cordeiro, é o uso correto da cadeirinha de segurança. “Crianças pequenas devem ser transportadas de forma adequada, a cadeirinha é um equipamento previsto em lei e que salva vidas”, pontua o coordenador. E, para finalizar, a equipe passa dicas como a necessidade de fazer a manutenção do veículo, afinal, veículo em dia quer seja com documento ou com os freios não dá “dor de cabeça” para o motorista.

Leia mais:  Na SESP, gestor sorrisense apresenta demandas do Município

As palestras são um “plus” a mais no trabalho da Guarda que atua diariamente em todos os pontos da cidade no atendimento a acidentes e ações de fiscalização, como no caso de perturbação do sossego. E se nesse primeiro momento as palestras são direcionadas aos pais, na sequência será a vez dos filhos.

Na próxima terça-feira, dia 18, a partir das 9 horas, a palestra orientativa será para os servidores do Machado Supermercados; no dia 19, também no Machado, a conversa sobre trânsito inicia às 15 horas. Já no dia 31, às 7h30, quem participará da palestra são os alunos da Escola Militar Tiradentes.

E quem precisar de apoio da GM pode chamar ou pelo 153 ou pelo 99668-2034 ou pessoalmente na Avenida Imigrantes, n.º 834 no Jardim Guarujá.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Meias trocadas marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down no CEMEIS Caminhos do Saber

Publicado

Celebrada mundialmente em 21 de março

Com o tema “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”, alunos, professores e colaboradores do Centro Municipal de Educação Infantil Caminhos do Saber realizaram nesta sexta-feira, 21 de março, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa visa promover a inclusão e a conscientização sobre a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, uma condição genética da síndrome, referenciada também por T21.

A programação foi marcada pela campanha “Muitas Meias”, originalmente chamada “Lots of Socks” convidando a comunidade escolar a usar meias coloridas e trocadas, simbolizando a beleza da diversidade e a singularidade do diferente. Atividades como roda de conversa, contação de histórias, desfile de meias e dinâmicas interativas, foram utilizadas para demonstrar o protagonismo e contribuições das pessoas com Síndrome de Down em aspectos educacionais, sociais e profissionais.

A coordenadora educacional Isis Calil, destacou a relevância da programação que ajuda a contribuir na formação das crianças para o entendimento de que a sociedade pode ser mais justa, solidária e acolhedora. “Foi um momento de aprendizagem transformado em divertido em que pudemos explicar às crianças que a Síndrome de Down não é uma doença e que ser diferente também é natural. A pessoa com T21 pode fazer amigos e ter sua participação ativa na sociedade”.

Desde 2013, o Município, por meio da Secretaria de Educação (Semed), oferta vagas para alunos especiais, da educação infantil ao fundamental II, através do Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (CEMAIS). Além do suporte educacional à educação especial, na perspectiva inclusiva, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fonoaudióloga, psicopedagogas, professora especialista em braile e professora especialista em libras que ajudam na identificação das necessidades educacionais específicas, na orientação aos professores, estudantes, na transposição de barreiras, na garantia de estratégias que promovam aprendizagem, em melhorias na qualidade de vida e saúde e atenção permanente dos pais.

Leia mais:  Cuidando de quem cuida forma primeira turma nesta sexta-feira, dia 21

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, enfatiza que é necessário destacar a importância do papel da escola na luta contra o preconceito e a discriminação. “A educação é a base para a transformação social. Como educadores, precisamos estimular a convivência respeitosa dentro e fora da escola e reforçar que valores como amor, empatia e solidariedade contribuem para que pessoas se sintam valorizados e pertencentes a nossa sociedade”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Gestora da Semfa, Conselho Estadual e equipe do Ser Família Mulher debatem políticas voltadas às mulheres sorrisenses

Publicado

A secretária da Família e da Mulher (Semfa) e primeira-dama, Mara Fernandes, recebeu uma visita especial nesta manhã, 21 de março: a vista da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cenira Benedita Evangelista acompanhada da equipe técnica da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) que atua no Programa Ser Família Mulher.

Dentre os assuntos abordados, Cenira, Mara e a adjunta sorrisense de Assistência Social (Semas), Daniela Marsola, debateram ações como os “21 dias de Ativismo”, campanha realizada anualmente entre 20 de novembro e 10 de dezembro.

“Estamos no mês de março, com várias atividades voltadas à mulher, mas precisamos falar de políticas públicas direcionadas às mulheres de maneira constante”, frisa a gestora da Semfa. A secretária completa que “ficamos muito felizes com a visita da equipe do Estado, com a presença do Conselho, da Setasc, da equipe do Ser Família Mulher em Sorriso e com a oportunidade de discutirmos ações voltadas às mulheres”, destaca.

Mara lembra que a van do programa estadual Ser Família integra hoje as ações do “Mais Sorriso”, o projeto da Prefeitura que consiste em levar, em um ônibus, a todos os pontos do Município uma série de serviços. “Qualquer mulher em situação de vulnerabilidade, que teve seus direitos violados pode e deve procurar esse apoio disponível nesta sexta-feira, dia 21, na Praça da Integração, vamos agir de forma conjunta em defesa dos direitos das mulheres sorrisenses”, finaliza a secretária.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura e Casa do Oleiro debatem criação do Lar do Idoso
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana