Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Governador pede que STF permita que aviões agrícolas combatam incêndios em MT

Publicado

O governador Mauro Mendes requisitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que derrube uma regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que impede o uso de aviões agrícolas no combate aos incêndios florestais.

O pedido foi feito na manhã desta quinta-feira (13.3) ao ministro Flávio Dino e outras autoridades, durante a audiência que discute o plano de combate aos incêndios e desmatamento ilegal do Governo Federal.

A resolução 716/2023 da Anac estabelece que os aviões agrícolas só podem atuar dentro da propriedade, o que impede a contratação pelo Poder Público para auxiliar no combate ao fogo.

“Esses aviões estão todos estacionados nos hangares. Mato Grosso tem centenas e centenas de aviões que poderiam, a um custo muito baixo, ser requisitados e utilizados para combater os incêndios florestais, mas a Anac proíbe isso”, relatou Mauro Mendes.

Atualmente, o Governo de Mato Grosso conta com uma frota de 6 aviões e 3 helicópteros. Só neste ano, o investimento para a prevenção e combate aos incendios florestais e dematamento ilegal será de R$ 80 milhões.

“Se o STF afastar essa resolução, os estados, o próprio Ibama ou qualquer outro órgão poderá requisitar ou contratar emergencialmente esses aviões, por um custo muito mais barato. Seria uma ajuda de grande eficiência para esse trabalho em prol do meio ambiente”, reforçou.

O ministro Flavio Dino afirmou “ser muito simpático” à ideia, mas só irá decidir após as manifestações técnicas da Anac e da Advocacia Geral da União. Os dois órgãos terão 15 dias para emitirem seus respectivos pareceres.

Também acompanhou a reunião a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo de MT homenageia pela primeira vez empregados públicos que completaram 25 anos de carreira
publicidade

MATO GROSSO

Unidade prisional de Paranatinga cria cursinho preparatório para Enem 2025

Publicado

A direção da Cadeia Pública de Paranatinga, em parceria com a pedagoga que atende a unidade prisional, desenvolveu um curso preparatório para os reeducandos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2025 para as pessoas privadas de liberdade.

Iniciado em setembro deste ano, o curso preparatório “Enem para Pessoas Privadas de Liberdade”, oferece oportunidade de conhecimento e aprofundamento de conteúdos que são exigidos no Enem aos custodiados.

As aulas são realizadas todas as sextas-feiras, na sala de aula da unidade prisional, com orientações sobre redação e conteúdos relacionados às áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Aldenor Pereira, o projeto é fundamental para fomentar a ressocialização dos reeducandos.

“O cursinho preparatório para o Enem em Paranatinga tem sido uma experiência muito positiva. É perceptível o interesse cada vez maior dos reeducandos, muitos estão realmente se dedicando, vendo nos estudos uma chance de recomeçar e buscar novos caminhos depois que saírem da unidade. Além de preparar para o exame, o projeto ajuda a resgatar a autoestima e a confiança dos custodiados, é gratificante ver como a educação pode transformar a forma como eles enxergam o futuro. Essa iniciativa, com o apoio da pedagoga da unidade, tem feito uma grande diferença no dia a dia e no clima dentro da cadeia”, ressaltou o diretor.

O Enem para reeducandos é uma das ferramentas de ressocialização para os custodiados que desejam mudar de vida por meio do conhecimento e educação.

Neste ano, a Secretaria de Estado de Justiça inscreveu para o Enem 4.160 mil interessados, um crescimento de 42,8% em relação ao ano passado, quando o número para o exame foi de 2,9 mil.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros divulga resultado preliminar das provas objetivas para bombeiros temporários

Outra unidade prisional que também conta com um cursinho preparatório é a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende suspeito de homicídio de cozinheira ocorrido em balsa de garimpo

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, na manhã desse sábado (09.11), um homem, de 18 anos, suspeito de envolvimento no homicídio da cozinheira Inglidy Suhian da Silva Fernandes, de 31 anos, ocorrido no dia 25 de outubro, no Garimpo São Benedito, em Jacareacanga (PA).

O crime aconteceu em uma balsa localizada no Rio São Benedito, onde a vítima trabalhava como cozinheira. Três indivíduos chegaram ao local de barco, procuraram pelo celular da vítima e, em seguida, efetuaram aproximadamente 20 disparos de arma de fogo contra Inglidy, que faleceu no local. Os criminosos evadiram-se levando dois aparelhos celulares da vítima.

As investigações do caso foram realizadas pela Delegacia de Paranaíta, pois, devido à cidade ser região limítrofe, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, mesmo sendo no Pará, o Sul de Jacareacanga fica a cargo da Delegacia de Paranaíta, da Polícia Civil de Mato Grosso.

Após intensas investigações, um jovem de 18 anos foi identificado como um dos suspeitos de participação do crime e a equipe o localizou em Sinop. Diante disso, a Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) e a Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Sinop foram acionadas e realizaram a prisão do suspeito, nesse sábado (08.11), em Sinop.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso de combater as facções criminosas. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e elucidar todos os detalhes a respeito do crime”, afirmou o delegado de Paranaíta, Matheus Oliveira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Corpo de Bombeiros registra três ocorrências de queda de árvore após chuva intensa
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana