conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Força-tarefa reduz em 36% notificações dos casos de arboviroses em Várzea Grande

Publicado

Prefeita e a secretária de Saúde alertam que “ainda estamos enfrentando um período de chuvas intensas” e a colaboração da população se faz necessária no combate ao Aedes aegypti

O cenário epidemiológico do município de Várzea Grande vem registrando diminuição dos casos de dengue, zika e chicungunya. E isso se deve à força-tarefa realizada pelos agentes de endemias, da vigilância sanitária, e da atuação ampliada das secretarias de Serviços Públicos, por meio do Código de Postura, e da Educação na implementação de orientações educativas nas escolas.

O gráfico (abaixo) mostra a evolução das notificações desde a primeira semana de janeiro. Nas semanas 5, 6 e 7, o município registrou os piores momentos das arboviroses, com picos de casos possíveis passando de 1.300. Nesta 10 semana, foram contabilizados 437 notificações, o que revela uma queda acentuada da evolução das doenças. Na comparação com semana 9 – com 686 casos – a queda foi de mais de 36%.

“Ainda estamos longe de zerar os casos de arboviroses no município, mas estamos trabalhando intensamente, para a redução das notificações, que já estão sendo sentidas neste momento. Desde nossos primeiros desta nova gestão, estamos empenhados em combater focos e a proliferação do mosquito”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL).

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, pontuou que nesta última semana foram registrados no município 437 casos de arboviroses. “É um quantitativo muito aquém do que vínhamos contabilizando. O ideal seria não haver casos, mas é um resultado que nos deixa bastante animados”.

Como lembra a secretária, o início de ano foi bastante turbulento, tanto que a prefeita Flávia Moretti decretou estado de calamidade na saúde e, a partir daí, medidas e ações tiveram que ser colocadas em práticas para tentar frear o aumento dos casos. “Para aumentar a capacidade de atendimento realizamos uma reforma na UPA, dobramos a capacidade de atendimento de 20 para 42 cadeiras de medicação, ampliamos o horário de atendimento em quatro unidades básicas de saúde, que estão funcionando até às 21 horas, para tentar também diminuir a lotação nas unidades de pronto atendimento, e intensificamos a atuação dos agentes de endemias e ampliamos também as áreas de coberturas”, informou.

Leia mais:  Várzea Grande marca presença e reforça necessidade da gestão participativa

“A intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti e as ações preventivas e educativas que vêm sendo realizadas são essenciais para a redução das notificações da dengue, zika e Chikungunya”, pontuou a prefeita.

CONTRIBUIÇÃO – Ainda estamos enfrentando um período de chuvas intensas e a colaboração da população se faz necessária no combate ao mosquito. Ações simples, como: manter a casa limpa, retirar folhas e sujeiras que podem gerar acúmulo de água nas calhas, guardar garrafas com a boca para baixo, e manter as caixas de água sempre bem tampadas, são atitudes que contribuem para o combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

CES realiza palestras e oferta meios para o efetivo planejamento familiar

Publicado

“As pessoas têm direito ao acesso a métodos contraceptivos nos serviços de saúde e isso implica também em orientações adequadas. É um direito resguardado por lei”

O Centro de Especialidades em Saúde (CES) – também conhecido por Postão – realiza todas as quartas e quintas-feiras, palestras voltadas às mulheres que buscam orientações de métodos contraceptivos, gravidez, parto, puerpério e informações voltadas ao planejamento familiar. As palestras são ministradas por uma equipe multiprofissional da saúde e começa, precisamente, às 7h da manhã e dura em torno de uma hora e meia.

Como explica a enfermeira Gislane Fontes da Silva, é necessário que os pacientes cheguem meia hora antes de começar a reunião, uma vez que a porta do espaço, dedicado às palestras, se fecham às 7h e, só abrem com o término da reunião. “Essa medida é necessária para que as pacientes não percam a atenção e os profissionais não se percam nas orientações”.

A enfermeira explica ainda que as pacientes são orientadas, pelos profissionais da Regulação, que ligam e agendam as palestras, a chegaram no horário estimado justamente para terem todas as informações necessárias para o planejamento familiar. “É um momento de orientação e todos os profissionais que ministram as palestras elaboram ações educativas no sentido de fortalecer os direitos sexuais e reprodutivos, na promoção da vivência da sexualidade de forma saudável, na garantia do direito de ter ou não filhos, métodos contraceptivos e planejamento familiar”.

A gerente do Centro de Especialidades em Saúde, Ângela Assunção, lembra que o planejamento familiar é um direito resguardado por lei. “As pessoas têm o direito ao acesso a métodos contraceptivos nos serviços de saúde e isso implica também em orientações adequadas. O Centro de Especialidade em Saúde oferece esse serviço e tantos outros voltados à saúde da família”.

Leia mais:  Prefeita nomeia Mário Quidá Neto como secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que todo o indivíduo tem de ter conhecimento de sua vida, de seus desejos, de suas vontades, de suas condições físicas e psicológicas e tudo isso interfere diretamente na criação de um filho. “Quando uma pessoa decide que não pode e não quer mais engravidar ela leva tudo isso em consideração, então é muito importante, que as pessoas quando têm essa tomada de decisão encontrem no serviço público o acolhimento necessário”.

A gestora destacou também que o Centro de Especialidades em Saúde realiza vasectomia, laqueadura, oferta de DIU e métodos contraceptivos para que os desejos e sonhos dessas famílias sejam de fato realizados.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Limpeza de bueiros segue sendo realizado atendendo pedidos da população  

Publicado

Canal inédito de comunicação entre poder público e população tem contribuido para solução de problemas de forma ágil e no menor espaço de tempo possível

Os serviços de limpeza bueiros estão sendo ampliados cada vez pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, em resposta às demandas da população que depende desses serviços para a manutenção das vias e o escoamento adequado da água da chuva.

Equipes da secretaria já estiveram na Avenida São Gonçalo, no bairro Parque do Lago, concluindo os trabalhos. No mesmo dia, o serviço também foi executado na Avenida Tricolor, no bairro Jardim Maringá, na Avenida São Sebastião, também no Jardim Maringá, atendendo mais uma solicitação da comunidade. As atividades seguiram para a rua L1 e rua V, no bairro Canelas, e para a rua Rio de Janeiro, no bairro Centro Sul.

As equipes continuam percorrendo a cidade, conforme a determinação da prefeita Flávia Moretti (PL) que reforça a importância da agilidade na execução dos serviços para garantir mais segurança e conforto à população.

A Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo mantém um canal de atendimento direto para a população pelo telefone (65) 98155-0609, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Edição especial do projeto terá atendimento gratuito e voltada às mulheres
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana