conecte-se conosco


Sorriso

Exposição de arte movimenta o Paço Municipal

Publicado

Cores, formas que pareciam saltar aos olhos, traços fortes e muita beleza tomaram conta do Paço Municipal ontem, 11 de março, com as obras em tela da exposição “Mulheres e suas histórias” e os trabalhos artesanais das 24 artesãs sorrisenses que integram a Associação Cantinho da Arte.

Quem esteve no Paço ora se encantou diante de uma mesa em que trabalhos manuais cheios de delicadeza eram expostos; ora se voltava para a sensibilidade expressa nas telas em que mulheres anônimas e famosas são retratadas.

A dupla formada pelo pai Maurício Sestunpf e o filho Lucas esteve entre os que percorrem os espaços para apreciar. Lucas tem 12 anos, apaixonado por arte – em 2024 ele foi aluno do curso de pintura em tela ofertado pela Secretaria de Cultura do Município (Semct); o menino observava atentamente os trabalhos. Entre o tempo que o olhar se retinha entre uma peça e outra ele contava que já tem três livros em andamento e sonha ser escritor. E acompanhar o pai ao Paço só reforçou o desejo. “Viemos para resolver assuntos na Prefeitura e nos deparamos com uma exposição muito bonita que destaca a força das mulheres”, frisou Maurício.

De um lado a cor e as formas retratadas pelas artistas plásticas Jéssica Escobar e Marinês Ríboli e do outro a história das artesãs.

Jéssica iniciou a trajetória na arte pelo caminho da música, aos 12 anos, estudando violino e participando da Orquestra de Cordas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); aos 14 anos integrou a Orquestra de Cordas da Casa da Cultura de Sinop e aos 17 passou a se dedicar às artes visuais, estudando pintura em tela; a artista também integra o Casaltrack em que faz performance de violino e DJ com o esposo Pablo Escobar.

Leia mais:  Prefeitura entrega equipamentos para impulsionar atletismo

Marinês é pedagoga e professora de artes, atua na rede particular há nove anos e há cinco integra o quadro da Secretaria de Cultura. Autodidata, Marinês dedicasse à pintura de óleo sobre tela há mais de 20 anos; suas obras podem ser conferidas em exposição no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser. A artista é fundadora do Urban Sketchers Sorriso (USK Sorriso), que reúne um grupo de desenhistas sorrisenses.

Além de Lucas e o pai, outros olhares admiraram as obras. “A intenção da exposição é mostrar aqui na Prefeitura um pouco do trabalho, da delicadeza e da força dessas mulheres”, explicou a primeira-dama e gestora da Secretaria da Mulher e da Família, Mara Fernandes. “Esse momento integra as ações do Mês da Mulher de 2025 e é mais um espaço para mostrarmos que lugar de mulher é onde ela deseja estar”, destacou Mara.

E para quem quiser conferir os traços de Jéssica e Marinês, as obras seguem em exposição no Paço Municipal até a sexta-feira, 14 de março. Depois as telas retornam ao Centro Histórico-Cultural Benjamim Raiser onde a exposição “Mulheres e suas histórias”, segue até o dia 5 de abril.

Já para quem quiser apreciar o trabalho das artesãs da Associação Cantinho da Arte, é só procurar o espaço de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas no espaço da Área Verde Central; nos sábados o trabalho das artistas sorrisenses pode ser conferido das 8 às 11 horas também na Área Verde e, aos domingos, as artesãs estão presentes na Feira do São Domingos, levando arte e espalhado beleza para quem vai “fazer a feira”.

E vale lembrar que a programação do mês da mulher continua. Confira a programação para os próximos dias:

Leia mais:  Blumenau passa por recapeamento na região do Recanto dos Pássaros

Na segunda-feira, 17 de março, a homenagem é para as mulheres do agro. Um evento da agricultura familiar com o tema “Mulheres do Agro colhendo sucessos”, para isso, o jardim da Prefeitura receberá uma exposição de produtos, verduras, frutas e artesanatos da agricultura familiar, a partir das 8 horas.

Para o dia 18 de março a programação inclui a palestra “Saúde e bem-estar da mulher”, que será desenvolvida pro profissional da área e na sequência da palestra sobre saúde, Patrícia Galvani ministrará palestra voltada às servidoras públicas. Promovido pela Câmara de Vereadores, o evento inicia às 19 horas.

Já na quinta-feira, 20 de março, um momento especial com palestra com Patrícia Galvani e apresentações culturais dedicadas às mães de alunos da Associação Mãezinha do Céu será realizado. A festa será às 15 horas na própria Associação e será conduzida pelo Legislativo.

E na sexta-feira, 21, a Praça da Integração será cenário de mais uma ação voltada às mulheres com a realização do Mutirão Comunitário. Oportunidade em que vários setores da Prefeitura Municipal estarão reunidos para prestar serviços e levar informações à população.

No domingo, 23 de março, o momento cultural será na Praça da Juventude que a partir das 16 horas recebe shows com artistas locais. Às 16h50, a dupla Daia e Adriano sobe ao palco; 17h50 será o grupo de teatro da Secretaria de Cultura e, 18h50, Mascote Lauton animará o evento.

Fechando o mês dedicado às mulheres, na sexta-feira, 28 de março, a equipe da Cooperativa Sicredi estará na Escola Estadual Ignácio Schevinski Filho para palestras nos turnos matutino e vespertino.

“Tudo foi pensando com muito carinho e aguardamos as mulheres sorrisenses para comemorar esse mês especial”, finaliza Mara.

Leia mais:  Prefeito Alei busca apoio do senador Jayme Campos para impulsionar o Município

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Médicos da rede municipal participam de treinamento com foco no suporte avançado de vida

Publicado

Suporte avançado de vida ou, simplesmente SAV, é um conjunto de técnicas e procedimentos médicos que visam estabilizar a condição clínica de um paciente em situação de emergência. E foi para tratar do suporte avançado de vida que médicos atuantes na rede pública participaram de um treinamento ministrado por uma das equipes do SAMU do Município.

“Essa discussão é extremamente importante; todo e qualquer profissional da saúde precisa se manter em constante aprendizado e saber atender uma situação extrema com agilidade e de forma adequada salva vidas”, frisa a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (Semsa), a enfermeira Cátia Luciano.

Cátia destaca que o treinamento será em três módulos: ontem foi o primeiro grupo, nos dias 28 de março e 1.º de abril, novos grupos devem passar pela orientação.

“Tudo foi organizado e planejado de forma que todos os médicos que atuam nos PSFs possam participar em um dos momentos; escalonamos os módulos justamente para ofertar o momento a todos e não prejudicar o atendimento nas unidades”, explica a coordenadora.

Rede clínica

Hoje, o Município conta com 29 PSFs. Em todos eles é ofertado atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Além do atendimento no bom e velho postinho, Sorriso conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava em que diariamente, das 7 às 19 horas, cinco profissionais médicos atuam; das 19 à meia-noite são quatro médicos; e da meia-noite às 7 da manhã são três médicos de plantão.

Também no período noturno o Município também disponibiliza atendimento na Upinha do Santa Clara das 18 horas à meia-noite e na Upinha da Zona Leste das 18 horas às 6 da manhã do dia seguinte. No caso das duas Upinhas, além do trabalho realizado pelo médico responsável pelo espaço, há ainda o reforço clínico prestado via curso de medicina da Faculdade Atenas em dias específicos, quando alunos do curso, sob supervisão de médicos preceptores que incluem o quadro da Atenas, também estão à disposição da população.

Leia mais:  Blumenau passa por recapeamento na região do Recanto dos Pássaros

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Patrulha Mecanizada auxilia produtores da agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado

O serviço faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar

Na tarde desta terça-feira (18), a Patrulha Mecanizada da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar esteve no Assentamento Jonas Pinheiro para atender os produtores locais. O serviço, que faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar, busca oferecer suporte técnico e estrutural para impulsionar a produção.

A iniciativa se soma a outras ações da Secretaria, como o atendimento técnico aos piscicultores, garantindo que os assentados tenham acesso a equipamentos e serviços essenciais para o preparo do solo, plantio e colheita. “Nosso objetivo é dar condições para que os pequenos produtores possam ampliar sua produtividade e garantir renda para suas famílias. A Patrulha Mecanizada é uma ferramenta fundamental para isso, pois permite que os agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho no campo”, destacou o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Lucas de Oliveira.

Ainda, de acordo com o secretário, o compromisso da gestão é valorização a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura entrega equipamentos para impulsionar atletismo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana