A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), homenageou 40 mulheres inspiradoras por conta de suas histórias de vida, de luta e conquistas, durante “2º Encontro Mulheres Inspiradoras”. O evento foi realizado nessa terça-feira (11), em Cuiabá, alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março.
Metade dessas mulheres passou um “dia de princesa”. Vítimas de violência doméstica, no decorrer do dia, elas vivenciaram um dia bastante especial, em que foram ao shopping, receberam cuidados com os cabelos e unhas, ganharam calçados e vestuários novos para participar e abrilhantar ainda mais o evento, ocorrido no período noturno.
“Nós precisávamos muito disso. Merecemos muito, porque é um momento muito crítico das nossas vidas. A gente passa sozinha, sem amparo. Mas encontramos amparo nessas pessoas, que nos deram apoio emocional, psicológico. Isso (o evento) levanta nossa autoestima, faz a gente se sentir importante, valorizada, reconhecida como pessoa, como mulher e nos faz seguir em frente. Só temos a agradecer a todos policiais por isso”, disse uma dessas mulheres acolhidas pela equipe de policiais e demais profissionais atuantes na DEDM.
Além das mulheres acolhidas, o evento também homenageou outras 20 mulheres profissionais que atuam nessa rede de proteção às vítimas de violência doméstica, dentre elas: delegadas, juízas, promotoras, entre outras. Todas foram agraciadas com o troféu “Mulheres Inspiradoras”.
Organizadora do evento, a delegada Judá Marcondes, ressaltou a importância de também homenagear essas mulheres. “São mulheres que inspiram pelo compromisso, pela firmeza, pela coragem. São mulheres que têm uma história linda de luta pelos direitos de toda mulher”, disse.
A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, e o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), César Augusto Roveri, elogiaram o evento, bem como toda a ação desempenhada pela DEDM na garantia dos direitos da mulher vítima de violência.
“É uma unidade que trabalha muito, que entrega muito resultado”, enfatizou Maidel. “Por isso temos direcionado tantos investimentos para aparelhamento e capacitação dos profissionais”, completou Roveri.
O evento também contou com o apoio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis, sob a coordenação da delegada Mariell Antonini e da Coordenadoria de Polícia Comunitária, sob coordenação do delegado Mário Dermeval.
Meninas que encantam
O evento foi abrilhantado pela apresentação do Centro de Treinamento em Ginástica Artística (CTGA).
A apresentação contou com a participação de 20 meninas, idades entre 9 e 15 anos, que encantaram o público presente.
“É muito legal. Dá um friozinho na barriga, mas a gente conseguiu apresentar direitinho. Acho que eles gostaram”, disse a pequena Gabriela Costa Basso, de 11 anos, ao final da apresentação.
Conforme a treinadora e investigadora Lilian Silva, o CTGA é um projeto que desenvolvido há dez anos em Mato Grosso, representando o Estado em competições nacionais e internacionais de ginástica artística.
A Polícia Civil, em uma ação conjunta com a Polícia Militar, cessou, nessa sexta-feira (21.3), uma invasão de terra que estava em andamento na zona rural de Alto Garças (a 365 km de Cuiabá).
O proprietário da fazenda entrou em contato com as forças de segurança informando que um grupo de pessoas teriam invadido sua propriedade, localizada a 55 km do centro de Alto Garças, e quebrado o cadeado da porteira de acesso. Os invasores estava construindo barracos de lona no local com o objetivo de tomar posse da área.
Diante da denúncia, policiais civis e militares foram até a propriedade e encontraram seis homens. Questionado, os suspeitos informaram que estavam na fazenda para tomar posse do local, visto que a propriedade estava abandonada, segundo eles.
Ao realizar buscas nas barracas construídas pelos invasores, foram encontradas três armas de fogo municiadas, além de ferramentas e equipamentos para a realização do desmatamento (motosserra, foice, facão, machado, roçadeira e um pequeno gerador de energia). Também foram apreendidos dois veículos que estavam com os invasores. Os seis foram presos em flagrante e autuados por porte ilegal de arma de fogo e esbulho possessório.
O delegado plantonista, Marcos Paulo, que atendeu a ocorrência, informou que a ação está inserida no contexto do programa Tolerância Zero, implantado pelo Governo de Mato Grosso, que busca um combate firme e rápido contra o crime.
Os conduzidos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde aguardarão a realização da audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil prendeu uma mulher neste sábado (22.3), na rodoviária de Tangará da Serra, após ser flagrada transportando 16 quilos de drogas em uma mala. A ação foi executada pela por meio da Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos da Delegacia Regional do município.
A prisão e a apreensão ocorreram após a Polícia Civil receber denúncias de que um carregamento de drogas estava prestes a chegar em Tangará da Serra. Diante disso, a equipe da divisão especializada ficou monitorando os passageiros da rodoviária da cidade.
Por volta das 1h30 da madrugada deste sábado (22.3), os policiais encontraram uma passageira, que estava em um ônibus que fazia a linha de Cuiabá a Sapezal. Ela estava com as drogas na mala.
A passageira foi entrevistada ao desembarcar em Tangará da Serra e confessou que trazia 16 tabletes de maconha, cada um de 1kg de droga.
A mulher foi presa em flagrante e conduzida, junto ao entorpecente, à delegacia.
A ação faz parte da Operação Inter Partes, que integra o planejamento da Polícia Civil de Mato Grosso de enfrentamento às facções criminosas, dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.