conecte-se conosco


TURISMO

Estados do Nordeste recebem 53% a mais de turistas internacionais nos dois primeiros meses do ano

Publicado

O turismo no Brasil vem crescendo de forma notável, com impactos visíveis em todas as regiões do país. No Nordeste, nos meses de janeiro e fevereiro, o número de turistas vindos de fora do país que desembarcaram nos principais aeroportos internacionais da região aumentou 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, reforçam a ascensão do setor e a sua importância para a economia nacional.

“O crescimento expressivo do turismo internacional no Brasil demonstra o fortalecimento do setor e a atratividade do nosso país como destino. O aumento significativo no número de visitantes, especialmente no Nordeste, reflete os esforços do governo para promover o Brasil no exterior, melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso dos turistas. Seguimos trabalhando para que esse crescimento seja sustentável e continue gerando empregos e desenvolvimento para todas as regiões”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na comparação entre os períodos, o número de turistas internacionais que desembarcaram no Brasil pelos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte em janeiro e fevereiro de 2025 alcançou 95.075. Esse total representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando a região recebeu 62.048 visitantes vindos do exterior.

A Bahia, que lidera a entrada desses visitantes na região, registrou um salto de 61% na chegada visitantes apenas nos dois primeiros meses de 2025, em comparação com igual período do ano anterior. Em seguida aparece o Ceará, que cresceu 55% de um ano para o outro e Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde ambos cresceram 37%. A análise foi feita nos estados que possuem aeroportos internacionais.

Leia mais:  Fevereiro regista maior movimentação no transporte aéreo doméstico para o mês nos últimos cinco anos

ÂMBITO NACIONAL – O Brasil registrou a maior entrada de turistas internacionais da história, mantendo o recorde observado nos últimos meses. Entre janeiro e fevereiro, foram 2.810.553 chegadas de pessoas de outros países nos destinos brasileiros. O número representa um crescimento de 57% quando comparado ao mesmo período do ano passado, mantendo o crescimento observado no ano passado. Apenas em fevereiro, o desempenho na recepção desses visitantes marcou uma alta de 59% em relação ao mesmo mês de 2024. Ao todo, foram registrados 1.326.884 desembarques de viajantes internacionais.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Ministério do Turismo reforça o papel transformador do afroturismo

Publicado

Afroturismo não é só percorrer um roteiro histórico ou adquirir um souvenir que remeta à herança africana. É um conceito muito mais amplo que, além de valorizar espaços e produtos ligados à cultura negra dos locais visitados e priorizar afroempreendedores, também deve preparar os serviços turísticos do Brasil com ações afirmativas para receber cada vez melhor os viajantes de forma integral. Mergulhar nesse conhecimento foi o objetivo do Ministério do Turismo (MTur) com o seminário “Afroturismo e a Luta contra a Discriminação Racial”, realizado com transmissão ao vivo das palestras nesta sexta-feira, 21, data que também é o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.

Na abertura do evento, o secretário adjunto da secretaria executiva do MTur, Sandro Serpa, ressaltou a importância dessa ação para o turismo brasileiro. “Fortalecer o afroturismo passa pela valorização da nossa identidade cultural, mas também é imprescindível para a nossa economia, a geração de empregos e, principalmente, a inclusão da nossa população. A geração de emprego e renda é importante? Sim, muito, mas a inclusão das pessoas negras para que elas possam viajar mais é sem dúvida um grande avanço para o nosso país”, afirmou.

Solange Barbosa, turismóloga especialista em afroturismo e representante do Muda Coletivo Brasileiro de Turismo Responsável (Coletivo MUDA) e do Conselho Nacional de Turismo foi a palestrante da abertura do evento. Ela situou historicamente os participantes sobre o nascimento do afroturismo e a necessidade de preparar toda a cadeia turística alinhada a esse conceito. “Inciativas que colocam o afroturismo na pauta como a desse seminário, aliada às políticas do Ministério do Turismo, como o mapeamento da oferta turística e outras ferramentas, significa que estamos vencendo, que vamos sair vitoriosos nessa árdua luta por valorização das nossas raízes e, sobretudo, por inclusão”, afirmou.

Leia mais:  Ministério do Turismo participa do 3º Fórum Nacional de Turismo de Pesca

Entre os palestrantes esteve também Thaís Rosa Pinheiro, consultora da UNESCO e especialista em afroturismo que atua diretamente em parceria com o MTur no diagnóstico e mapeamento da oferta turística voltada para esse segmento, e que foi o tema da sua fala. “Temos muitas etapas a vencer, mas levantar o potencial brasileiro em relação a destinos, experiências e eventos ofertados ou protagonizados por afroempreendedores é sem dúvida o pontapé inicial para a promoção e valorização de quem trabalha para promover essas iniciativas e de quem viaja para conhecê-las”, afirmou.

Nesse sentido a parceria com a UNESCO é de fundamental importância para que o MTur amplie as ações nesse segmento, segundo explicou Fabiana Oliveira, Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur. “Com essa parceria nós conseguimos elaborar de forma eficiente o nosso plano de ação no âmbito do ‘Programa Federal de Ações Afirmativas’, um plano com objetivo de valorizar o legado das raízes africanas e, mais além, de empoderar comunidades que ainda lutam por espaço e reconhecimento, com um grande impacto econômico e social para elas”, afirmou.

ROTAS NEGRAS – Representantes da Embratur e dos ministérios da Igualdade Racial e da Cultura também participaram do evento, cujos temas tratados estão alinhados ao fortalecimento do afroturismo no âmbito do “Programa Rotas Negras”, do Governo Federal. A iniciativa reúne estratégias que têm sido implementadas nos âmbitos federal, estadual e municipal, bem como as parcerias com a sociedade civil e iniciativas privadas para fomentar esse segmento (Conheça mais AQUI ).

AÇÕES AFIRMATIVAS – O Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) foi instituído pelo Decreto 11.785/2023 com o objetivo de promover direitos e a equiparação de oportunidades por meio de ações afirmativas destinadas às populações negra, quilombola, indígena, às pessoas com deficiência e às mulheres no âmbito da administração pública federal. No âmbito do Turismo, a atual gestão criou a inovadora Assessoria de Participação Social e Diversidade, e o documento de contribuição ao PFAA engloba também o Programa Turismo Acessível, que abarca uma série de medidas para assegurar a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência aos benefícios do segmento. Saiba mais AQUI.

Leia mais:  No Canadá, ministro do Turismo busca parcerias para o desenvolvimento sustentável do setor no Brasil

As iniciativas do MTur começam pela capacitação do seu próprio corpo técnico, no sentido de sensibilização quanto à importância do empoderamento de pessoas negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIA+, com deficiência e mulheres. Essa formação continuada tem se convertido em várias estratégias voltadas à criação de um ambiente efetivamente justo e produtivo no turismo nacional, para fortalecer diferentes camadas da sociedade. O trabalho inclui o apoio à oferta de produtos e serviços por povos quilombolas e indígenas, inserindo a oferta de experiências memoráveis no mercado turístico.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Fevereiro regista maior movimentação no transporte aéreo doméstico para o mês nos últimos cinco anos

Publicado

O transporte aéreo nacional registou 7,2 milhões de passageiros no mercado doméstico em fevereiro de 2025, o maior volume para o mês nos últimos cinco anos. O número, segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), representa um crescimento de 7% na comparação com o mesmo período de 2024.

O resultado foi puxado pelas viagens de verão e o período pré-Carnaval. O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o avanço. “Esse desempenho positivo do setor aéreo brasileiro em fevereiro demonstra um mercado cada vez mais aquecido e com perspectivas de crescimento contínuo nos próximos meses”, apontou Sabino.

O estado de São Paulo se destacou na movimentação de passageiros em fevereiro, especialmente o terminal de Guarulhos, que recebeu mais de 2 milhões de passageiros. Completam a lista de aeroportos de maior fluxo os terminais de Congonhas (SP), com 1.774 milhões de viajantes; Brasília (DF), com 1 milhão, e Confins, em Belo Horizonte (MG), com 899 mil passageiros.

Os dados estão disponíveis para consulta no Relatório de Demanda e Oferta da Anac, atualizado com números do setor de aviação civil até fevereiro de 2025.

INCENTIVOS – Para impulsionar o segmento e fortalecer o turismo brasileiro, uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) proporciona desconto de 15% em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas e para professores.

A iniciativa inédita garante a aplicação de tarifa promocional nos estabelecimentos da rede da ABIH Nacional que aderirem à campanha. Confira AQUI  a lista de hotéis participantes.

por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Ministério do Turismo abre inscrições para cursos gratuitos em parceria com o SENAC
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana