conecte-se conosco


BRASIL

Em Sergipe, Ministério das Mulheres marca presença em encontro de gestoras de 75 municípios para debater políticas públicas para as mulheres

Publicado

O Ministério das Mulheres participou nesta quinta-feira (13) do 1º Fórum Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres, em Aracaju, capital de Sergipe. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), reuniu gestoras municipais para fortalecer a implementação de políticas públicas voltadas às mulheres sergipanas. A iniciativa integra as ações do Mês da Mulher no estado.

Durante o encontro, a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Fátima Cleide, destacou a importância da estruturação e do financiamento público para as Secretarias de Políticas para as Mulheres  (SPMs). “Nós, mulheres, somos metade da população brasileira e precisamos ter políticas específicas que atendam nossas demandas. Por isso, celebramos esse momento de articulação e cooperação entre estado, União e municípios”, afirmou.

Para a secretária, o trabalho conjunto entre União, estados e municípios é essencial para que as políticas federais cheguem efetivamente às mulheres em todo o país. A articulação da SPM com os municípios contribuiu para que a secretaria e os demais organismos de proteção às mulheres reforcem a integração e promoção das políticas públicas voltadas, principalmente, ao combate à violência e à proteção das vítimas.

A importância da integração entre os entes federativos também foi abordada pela secretária de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Danielle Garcia.. “O principal papel é concatenar as pontas e termos uma política pública estadual em consonância com o que está sendo desenvolvido no município. Por isso que realizamos o nosso fórum com as gestoras municipais para que façamos essa troca de experiência”, destacou.

Guia para criação e implementação de SPM

Leia mais:  Parceria entre MDIC e SENAC abre 200 vagas para qualificação de jovens negros na área de comércio exterior

Durante o encontro, a secretária Fátima reafirmou o compromisso do governo federal com a implementação e fortalecimento das SPMs nos estados, com diversas ações como o lançamento do Guia para Criação e Implementação de Secretaria de Política para as Mulheres, lançado em fevereiro deste ano durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. 

A publicação aborda a importância da articulação institucional, as políticas públicas para as mulheres, além de orientações sobre o que são as SPMs, sua importância, papel e função até o modelo de lei para a criação da SPM e o desenvolvimento das políticas em si.

Com informações da Vice-Governadoria Estadual de Sergipe.

Fonte: Ministério das Mulheres

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

MME promove Fórum Brasil-Reino Unido para discutir experiências sobre eólica offshore

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, nessa quarta-feira (19/03), em parceria com o Consulado do Reino Unido, o primeiro dia do Fórum Brasil-Reino Unido em Eólica Offshore para a troca de experiências entre os dois países neste setor. O evento debateu a regulamentação e planejamento no país, atualizações do setor na região europeia, e a importância da infraestrutura portuária e conectividade energética.

Na abertura da cerimônia, ao lado do vice-embaixador britânico no Brasil, Tony Kay, a diretora do Departamento de Transição Energética do MME, Karina Sousa, ressaltou a atuação do Grupo de Trabalho (GT) sobre eólicas offshore, composto por 21 instituições públicas e coordenado pelo ministério.

“É muito importante ter essa colaboração entre os países para debater ideias. Desde janeiro de 2025, por exemplo, temos sancionada a nossa Lei de Eólica Offshore nº 15.097/2025, que foi muito importante para estabelecer as diretrizes e dar uma segurança jurídica. Nosso objetivo é trazer maior detalhamento e clareza ao mercado”, afirmou a representante do MME.

Na primeira sessão sobre os cenários no Brasil e no mundo, a diretora do MME discutiu a perspectiva da agenda infralegal para offshore no país. Karina apresentou o Marco Regulatório para a geração desse tipo de energia elétrica e em especial o plano de ação do GT Offshore 2024-2025, que estabelece as principais ações e prioridades nos próximos passos. Entre eles, o normativo infralegal e regulatório, a identificação de áreas de interesse e o plano de implementação do Portal Único para Gestão do Uso de Áreas Offshore para Geração de Energia (PUG-offshore), responsável por realizar os serviços de requerimentos e acompanhamentos de autorização para produzir energia offshore.

“Precisamos ter esse normativo estabelecido, com arcabouço claro, porque trata-se de uma nova fonte renovável da nossa matriz energética. Queremos ter uma segurança jurídica para que os nossos trabalhos possam continuar da forma adequada. Temos condições de instalar grandes projetos no país, mostrando o potencial que o Brasil tem nessa fonte de energia”, analisou Karina.

Leia mais:  Parceria entre MDIC e SENAC abre 200 vagas para qualificação de jovens negros na área de comércio exterior

O evento também contou com a participação dos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e de Portos e Aeroportos (MPOR), além da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e de demais órgãos e instituições públicas integrantes do GT Offshore. Representantes do setor privado, como a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), e de instituições internacionais especializadas, como a Global Offshore Wind Alliance, também estiveram presentes, assim como membros da comunidade acadêmica, incluindo representantes das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Juiz de Fora (UFJF).

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Especialistas discutem acesso a financiamento urbano sustentável em evento do Ministério das Cidades

Publicado

Brasília (DF) – Gestores e técnicos municipais terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre financiamento urbano sustentável no 5º Encontro da Comunidade de Práticas de Financiamento Urbano Sustentável, que acontecerá nesta sexta-feira (21). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na aba da Comunidade de Práticas: Financiamento Urbano Sustentável, na plataforma ReDUS.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades em parceria com a Cooperação Alemã – GIZ, através do projeto Cidade Presente, ocorrerá em formato virtual e reunirá especialistas para debater a qualidade da informação contábil e fiscal e os seus respectivos impactos no acesso a recursos financeiros para infraestrutura urbana.

Durante a participação do evento, os gestores vão poder se conectar a uma comunidade comprometida com o avanço da sustentabilidade urbana, além de contribuir para a construção de cidades mais inclusivas, resilientes e prósperas. A programação contará com painéis e discussões que buscam proporcionar uma visão detalhada sobre os desafios e as soluções para o financiamento urbano sustentável no Brasil.

Para mais informações e oportunidades de capacitação, fique atento ao site do Ministério das Cidades.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
Leia mais:  Mulheres encarceradas por crimes relacionados a drogas são tema de debate no MJSP
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana