conecte-se conosco


Sorriso

Educação e segurança: PROERD inicia nova etapa em Sorriso

Publicado

Cerca de 120 alunos dos quintos anos da Escola Municipal Leonel Brizola participarão das atividades

Na manhã desta quarta-feira (12), foi realizada a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) na Escola Municipal Leonel Brizola, em Sorriso. O projeto é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre os perigos do uso de drogas e a importância da tomada de decisões seguras e responsáveis.

Cerca de 120 alunos dos quintos anos da unidade escolar participarão das atividades, distribuídos em quatro turmas, sendo duas no período matutino e duas no vespertino. As aulas acontecerão sempre às quartas-feiras e serão ministradas pelo instrutor do PROERD, sargento Pedro Alves.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito Acacio Ambrosini, da secretária de Educação, Adriana Reichert, e de representantes da Polícia Militar. Durante o evento, o sargento Pedro Alves explicou a metodologia do programa e destacou a relevância da iniciativa na formação cidadã dos estudantes. “O PROERD é uma ferramenta essencial para preparar nossas crianças para enfrentarem situações de risco com confiança e responsabilidade. A prevenção é o melhor caminho”, afirmou o instrutor.

A secretária de Educação, Adriana Reichert, destacou a importância da parceria entre o município e a Polícia Militar para a execução do programa. “A educação vai muito além da sala de aula e o PROERD vem para reforçar valores fundamentais para a vida dos nossos alunos”, disse.

Com as aulas semanais, os alunos aprenderão estratégias de resistência às drogas e violência, fortalecendo o vínculo entre escola, família e sociedade.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Leia mais:  Na SESP, gestor sorrisense apresenta demandas do Município

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Médicos da rede municipal participam de treinamento com foco no suporte avançado de vida

Publicado

Suporte avançado de vida ou, simplesmente SAV, é um conjunto de técnicas e procedimentos médicos que visam estabilizar a condição clínica de um paciente em situação de emergência. E foi para tratar do suporte avançado de vida que médicos atuantes na rede pública participaram de um treinamento ministrado por uma das equipes do SAMU do Município.

“Essa discussão é extremamente importante; todo e qualquer profissional da saúde precisa se manter em constante aprendizado e saber atender uma situação extrema com agilidade e de forma adequada salva vidas”, frisa a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (Semsa), a enfermeira Cátia Luciano.

Cátia destaca que o treinamento será em três módulos: ontem foi o primeiro grupo, nos dias 28 de março e 1.º de abril, novos grupos devem passar pela orientação.

“Tudo foi organizado e planejado de forma que todos os médicos que atuam nos PSFs possam participar em um dos momentos; escalonamos os módulos justamente para ofertar o momento a todos e não prejudicar o atendimento nas unidades”, explica a coordenadora.

Rede clínica

Hoje, o Município conta com 29 PSFs. Em todos eles é ofertado atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Além do atendimento no bom e velho postinho, Sorriso conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava em que diariamente, das 7 às 19 horas, cinco profissionais médicos atuam; das 19 à meia-noite são quatro médicos; e da meia-noite às 7 da manhã são três médicos de plantão.

Também no período noturno o Município também disponibiliza atendimento na Upinha do Santa Clara das 18 horas à meia-noite e na Upinha da Zona Leste das 18 horas às 6 da manhã do dia seguinte. No caso das duas Upinhas, além do trabalho realizado pelo médico responsável pelo espaço, há ainda o reforço clínico prestado via curso de medicina da Faculdade Atenas em dias específicos, quando alunos do curso, sob supervisão de médicos preceptores que incluem o quadro da Atenas, também estão à disposição da população.

Leia mais:  Na SESP, gestor sorrisense apresenta demandas do Município

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Patrulha Mecanizada auxilia produtores da agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado

O serviço faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar

Na tarde desta terça-feira (18), a Patrulha Mecanizada da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar esteve no Assentamento Jonas Pinheiro para atender os produtores locais. O serviço, que faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar, busca oferecer suporte técnico e estrutural para impulsionar a produção.

A iniciativa se soma a outras ações da Secretaria, como o atendimento técnico aos piscicultores, garantindo que os assentados tenham acesso a equipamentos e serviços essenciais para o preparo do solo, plantio e colheita. “Nosso objetivo é dar condições para que os pequenos produtores possam ampliar sua produtividade e garantir renda para suas famílias. A Patrulha Mecanizada é uma ferramenta fundamental para isso, pois permite que os agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho no campo”, destacou o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Lucas de Oliveira.

Ainda, de acordo com o secretário, o compromisso da gestão é valorização a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura entrega equipamentos para impulsionar atletismo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana