conecte-se conosco


BRASIL

Antigo prédio da Receita Federal, no centro de Manaus, vai abrigar 75 famílias

Publicado

Brasília (DF) – Manaus será um dos primeiros municípios do Brasil a passar por um retrofit habitacional. O antigo imóvel da Receita Federal, localizado na Rua Marechal Deodoro, no centro de Manaus, será reformado. Os 75 apartamentos vão beneficiar famílias com renda mensal de até R$ 2.850. O investimento é de R$ 17,8 milhões, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Trata-se de uma parceria entre os programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida e Amazonas Meu Lar. 

O projeto conta com 18 andares. Destes, 15 serão residenciais, com cinco unidades habitacionais em cada. O andar térreo terá 3 lojas comerciais, juntamente com uma biblioteca e área de conveniência. Já o 16º andar terá playground, área de lazer, academia e um espaço multiuso para os moradores. 

“Hoje é um marco, um dos primeiros retrofits do país e será um exemplo para o país de como podemos entregar moradias dignas de forma eficiente em centros urbanos”, afirma o secretário Nacional de Habitação Augusto Rabelo.  

Para a assinatura de contrato, o secretário se reuniu com o governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhado de sua equipe técnica, juntamente com o secretário-executivo adjunto Hailton Madureira, representantes da Caixa Econômica Federal e representantes da construtora. 

Créditos: Gabriel Oliveira / MCid
Créditos: Gabriel Oliveira / MCid

No evento, o governador mencionou a felicidade em estar um passo mais próximo da concretização deste projeto. “O que estamos fazendo é algo pioneiro e ousado, estamos com grandes expectativas. Vamos tornar isso realidade graças aos esforços de todos os presentes aqui”, comentou Wilson Lima. 

Retrofit – Em agosto de 2024, o Ministério das Cidades anunciou a primeira contratação para o retrofit do Residencial Antônio Júnior, no centro histórico de João Pessoa (PB). O retrofit é um modelo para a recuperação de prédios públicos antigos e inutilizados para transformá-los em moradia. O prédio, que já abrigou o antigo IPASE, será reabilitado para oferecer 50 novas moradias. 

Leia mais:  Governo Federal reassume gestão de rodovias na Bahia e anuncia novos investimentos

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Crédito do Trabalhador recebe 29,3 milhões de simulações de empréstimo em apenas dois dias

Publicado

É grande ainda a procura dos trabalhadores pelo Crédito do Trabalhador no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS). De 6h da manhã de sexta (21) até as 18h deste sábado (22), foram registradas 29.301.348 simulações de empréstimo, com 2.962.330 propostas solicitadas e 6.683 contratos realizados. Os dados foram repassados hoje (22) pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego. O volume de acesso à CTPS Digital está 12 vezes acima da referência semanal, considerando os últimos 3 meses.

O ministro do MTE, Luiz Marinho, tem alertado aos trabalhadores que não tenham “pressa” em contratar o consignado, que esperem as 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas mandem as suas propostas, garantido, assim, taxas mais baixas de juros. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, argumenta Marinho. A prestação mensal do empréstimo não poderá ultrapassar 35% do salário do trabalhador.

O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta (21), criado pela MP nº 1.292, que libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo os domésticos, os rurais e os empregados do MEI. A modalidade de crédito está disponível para todos os trabalhadores de carteira assinada somente na Carteira de Trabalho Digital. Já a partir de 25 de abril todos os bancos poderão ofertar o crédito através das suas plataformas digitais.

Para acessar o crédito, através da Carteira Digital do Trabalho, na aba Crédito do Trabalhador, o interessado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, valor do salário e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir daí, ele recebe ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal da instituição financeira, que analisa a margem do salário disponível para consignação Pela linha de crédito, o empregado pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias ou ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão. Caso desista do empréstimo, o trabalhador tem 7 dias corridos, a contar do recebimento do crédito, para devolver todo o dinheiro repassado pelas instituições financeiras.

Leia mais:  Cadastro Positivo de Condutores permite desconto na renovação da habilitação no MS

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

MME avança nas discussões sobre medidas de mitigação climática com agentes do setor de energia

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nessa sexta-feira (21/03), a apresentação da evolução do Plano de Mitigação do setor Energia durante reunião com o setor privado. Esse foi um passo importante nas discussões sobre o tema, para orientar, promover e catalisar ações coordenadas que visam à transição para uma economia com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

A apresentação aos agentes do setor de energia mostrou a estrutura do plano para a mitigação das emissões e remoções relacionadas ao setor, voltadas ao alcance das NDCs brasileiras, compromisso do país a nível internacional. Para o secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, o encontro foi crucial para apresentar e convidar o setor privado a contribuir na construção do Plano Mitigação. “É uma alocação de esforços entre os diferentes setores, seja no campo da adaptação ou de mitigação. Temos procurado espaços para dialogar com os agentes de mercado para que possam contribuir nos momentos oportunos e se preparar para isso. A pergunta principal que devemos fazer é: quais os impactos da ambição setorial proposta no setor e quais as ações viáveis para atingi-la?”, sugeriu.

Durante o encontro, foi reforçada também a expectativa de que, nas próximas semanas, será aberta a consulta pública da Estratégia Nacional de Mitigação, para a participação e contribuição da sociedade. O documento abordará o contexto da necessidade de mitigação das emissões da economia brasileira, os compromissos internacionais, assim como os estudos de apoio utilizados como referência e a alocação das metas de redução de emissões entre os setores.

O processo de construção do Plano Clima é participativo e depende do envolvimento dos setores produtivos para sua efetiva implementação. Nesse sentido, as consultas públicas sobre o tema, as reuniões interministeriais, além das oficinas de debate com os agentes, são essenciais para a evolução e consolidação da estratégia climática brasileira.

Leia mais:  MME debate competitividade e infraestrutura do mercado de gás natural

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759/5620 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana