conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove curso de combate a queimadas para estudantes da zona rural

Publicado

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico Nova Esperança, localizada no Distrito Nova Esperança, zona rural da capital, participaram, na manhã de quarta-feira (3), do projeto  Brigadistas Ambientes’. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. 

As atividades contaram com o envolvimento das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Educação e a Defesa Civil. Na ocasião, os alunos receberam orientações preventivas e de atuação contra focos. 

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, destacou a relevância da conscientização popular na diminuição dos riscos de degradação ambiental e desmatamento ilegal. “As nossas crianças são a nossa porta de entrada até os lares, pois, através delas, conseguimos disseminar, com um alcance muito maior, a cultura de preservação e cuidado com os ecossistemas e é isso que estamos colocando em prática, por meio de ações educativas”, frisou. 

O diretor da unidade de ensino, Flávio Miranda, enfatizou o aumento dos focos de incêndios neste período na comunidade, em razão do tempo seco, validando a importância das informações divulgadas aos discentes. “Ontem mesmo uma aluna chegou comentando que atearam fogo em um terreno baldio ao lado de sua residência e ela nos relatou que ficou sem reação nesse momento e hoje a Prefeitura de Cuiabá está aqui dando a sua parcela de contribuição para as propostas que ensinamos dentro da sala de aula”, disse. 

Matriculado no 8º ano, Gustavo Leal, enfatizou a importância das práticas na proteção da natureza e dos seres humanos. “Nós moramos em uma região de mata e muitas vezes as pessoas vem aqui e colocam fogo, colocando em risco a vida de muita gente. Agora sabemos o que fazer para ajudar”, acrescentou. 

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta morte de servidor da Secretaria de Meio Ambiente

Equipes da Defesa Civil, acompanhadas do Kit Combate, composto por bomba costal, soprador, abafador e rastelo, demonstraram de fato algumas das medidas utilizadas pelo Executivo Municipal no atendimento a ocorrências dessa natureza. Ao todo, mais de 40 alunos participaram da aula extraclasse. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Estudantes do CMEI Serginho visitam o Cine Teatro e assistem sessão de cinema

Publicado

Estudantes das etapas de Creche, Pré-Escola e Jardim 2, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, o CMEI Serginho, localizado no bairro Jardim das Aroeiras, participaram nesta terça-feira (16) de uma atividade especial, o Projeto ‘Escola Vai ao Cinema’. A iniciativa promovida pelo Cine Teatro e a Associação Cultural Cena Onze já levou cerca de mil estudantes de 10 unidades educacionais da rede pública municipal ao teatro.

Os aproximadamente 140 estudantes do CMEI Serginho visitaram o prédio histórico e assistiram ao filme ‘Viva, A Vida é uma Festa’ que conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova sua escolha. Determinado a virar o jogo, ele desencadeia uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

A diretora do CMEI Serginho, Rosângela de Jesus Souza Pereira, agradeceu a gestão Emanuel Pinheiro que sempre busca parcerias que proporcionam vivências significativas às crianças. “A ideia é, a partir de momentos lúdicos, proporcionar aprendizagens sobre temas relevantes para os estudantes como importância da infância, da memória, determinação e coragem”, destacou a diretora escolar.

O Projeto teve início em maio e deve acontecer até o mês de outubro. Em sessões realizadas no primeiro semestre foram exibidos filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso; Dois Irmãos: Uma jornada fantástica; Extraordinário! Viva, a vida é uma festa; Aladdin; O Rei Leão; o Touro Ferdinando. Neste segundo semestre serão exibidos filmes como Canhain; Sonic: o filme; Trolls 2; Soul, Uma Aventura com Alma; Raya e o Último Dragão; Encanto; Luca, entre outros.

Leia mais:  Moradores do Jardim Presidente II comemoram início da obra de pavimentação esperada há mais de 30 anos

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, falou sobre a iniciativa. “Além de participar das sessões de cinema, estudantes e professores fazem uma visita guiada ao Cine Teatro, patrimônio arquitetônico e cultural do nosso estado, conhecendo assim um pouco mais sobre esse importante prédio, que abriga muito da história cultural da nossa capital”, destacou a coordenadora.

O coordenador de Eventos do Cine Teatro Cuiabá, Matheus de Luca, falou sobre a parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A Secretaria Municipal de Educação tem sido fundamental para o Projeto Escola Vai Ao Cinema. Graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá, muitas crianças, jovens e adolescentes estão indo pela primeira vez a uma sala de cinema e conhecendo um patrimônio que fez parte da história de muitos cuiabanos: O Cine Teatro Cuiabá”, salientou o coordenador.

As sessões de cinema são realizadas sempre às terças-feiras, em dois horários, às 9h e às 15h. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino.  Outras informações pelo telefone (65) 2129-3848.

As próximas unidades a participar neste mês de agosto serão as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Luiza Prado Bastos (23) e Moacyr Gratidiano Dorileo (30).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Emanuel anuncia renovação total da frota de caminhões da coleta de lixo domiciliar

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou na live desta terça-feira (16), transmitida em suas redes sociais, que a frota de caminhões que atuam na coleta de lixo domiciliar de Cuiabá será totalmente renovada. Segundo ele, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já está trabalhando para consolidar esse processo nas próximas semanas.

De acordo com o chefe do Executivo, a partir da substituição, 32 novos veículos passam a circular na cidade, promovendo mais eficiência e economia na prestação do serviço. Os caminhões são modernos, com rastreadores, e ofertam o conforto e segurança necessários para os trabalhadores que atuam na coleta.

Esta é a segunda vez que a gestão Emanuel Pinheiro promove a renovação da frota de veículos da coleta de lixo domiciliar. Em 2019, igualmente, todos os caminhões foram substituídos por novos, seguindo a obrigatoriedade estabelecida pela Prefeitura no contrato firmado com a Locar Gestão de Resíduos.

“Estou muito feliz com mais esse trabalho que, acima de tudo, promove dignidade, segurança e respeito aos trabalhadores de coleta do lixo. Ao mesmo tempo, também é uma ação que melhora ainda mais o serviço de cuidado com a nossa cidade. Parabenizo o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, e toda sua equipe por mais esse avanço”, disse Emanuel.

TRABALHO AMPLO

A renovação e modernização da frota de veículos que atendem as demandas da Limpurb é uma iniciativa que foi intensificada neste ano pela gestão Emanuel Pinheiro. O processo foi iniciado no mês de abril com a entrega de cinco ônibus para transporte de trabalhadores. Em julho, essa ação foi continuada com mais 12 vans com ar-condicionado.

Além disso, foram entregues 12 motocicletas para a equipe de fiscalização, que é responsável pelo acompanhamento diário de serviços de limpeza, coleta de lixo domiciliar e manutenção da iluminação pública. Ainda dentro desse planejamento, oito carros 0km foram disponibilizados para as Administradoras Regionais. 

Leia mais:  Qualidade no atendimento do HMC e do Hospital São Benedito é destacada por esposa de paciente

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana