conecte-se conosco


DIAMANTINO

Imposição de Insígnias marca momento histórico da 1ª Escola Militar implantada em Diamantino

Publicado

A tarde de ontem foi marcada por muita emoção, com a Imposição de Insígnias aos 476 alunos da Escola Estadual Tiradentes Dr. Manoel José Murtinho, 1ª unidade militar implantada em Diamantino no mês de dezembro do ano passado. A cerimônia ocorreu no Mini Centro Olímpico e contou com a presença de autoridades civis e militares, além da comunidade escolar, representada pelos pais, estudantes e professores.

O modelo de Escola Cívico-Militar tem como propósito a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, reforçando a qualidade da educação nas escolas públicas. A filosofia da Escola Militar consiste em proporcionar ao educando uma formação pedagógica pautada na hierarquia e disciplina da Polícia Militar.

Diamantino figura entre as 21 cidades do estado de Mato Grosso contempladas, com o modelo de ensino. A Escola Estadual Militar foi implantada em 29 de dezembro de 2021, através do decreto nº 1.232. É administrada pelo Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, que tem como comandante e diretor o 1º Tenente PM Maycon David Zanetti. A instituição conta ainda com a o apoio da Prefeitura de Diamantino, da Câmara de Vereadores e a parceria da Secretaria Estadual de Educação Esporte e Lazer – SEDUC e da Secretaria de Estado de Segurança – SESP.

O prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto recordou sobre o esforço para conseguir que o município estivesse na lista dos contemplados com o modelo de ensino militar pelo Governo do Estado. O gestor também comemorou o momento que representa mais um ciclo percorrido pelas turmas.

“É emocionante esse momento, me coloco no lugar de cada pai e mãe aqui, eu também tive pais que lutaram muito para oferecer uma educação de qualidade e minha contribuição como gestor é assegurar um ensino de qualidade para os diamantinenses”, ressaltou o prefeito.

Leia mais:  "Ciclo da Violência Contra a Mulher" é tema de palestras promovidas pela Prefeitura

O Coronel PM Januário Batista enfatizou que “é muito importante essa coalisão de forças, essa sinergia para trazer a Escola Militar, mas também ajudar a promover uma socialização adequado à prática e incentivo ao esporte e outras atividades”.

O Coronel PM Cláudio Fernando Carneiro destacou a importância da união e empenho da sociedade civil organizada para tornar possível o sonho da criação da Escola Militar no município.

“Essa escola é um sonho que se tornou realidade, foi muito rápido o processo de criação da unidade aqui. Agradeço o apoio da Câmara, da Prefeitura, do Sindicato Rural, é muito importante dizer que a sociedade civil organizada está lutando por esta escola e acreditando nessa estratégia de ensino”, frisou.

Após a transformação da escola diversas melhorias estão sendo realizadas como uma reforma que contempla toda a sua estrutura física. Outras melhorias na área administrativa e estrutural, além de diversas atividades diárias, mostram a evolução da instituição no município.

Também participaram da solenidade, a Ten Coronel Regina, Comandante Polícia Militar de Diamantino,  vice-prefeito Jozenil Costa Lube (Bodão), os secretários municipais, Gilson da Silva, Edinho Beia, Ricardo Batista, Jeferson Grolli, Rose Carris, o presidente da Câmara Municipal, Ranielli Lima, a vereadora Michele Carrasco, os vereadores Diocelio Pruciano, Edmilson Freitas, Eraldes Catarino e Matheus Keller. 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino lança Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Publicado

A Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou a Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Multivacinação 2022 que acontece no próximo dia (20.08). A meta é vacinar crianças na faixa etária de um a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade de acordo com o calendário nacional de vacinação. As vacinas serão ofertadas em todas as unidades de saúde, que estarão atendendo das 08h às 16h.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Também serão ministradas para os adolescentes, as vacinas contra HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ressalta-se que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Sobre a Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade. Em Diamantino, a meta é alcançar igual ou superior a 95%, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Leia mais:  "Ciclo da Violência Contra a Mulher" é tema de palestras promovidas pela Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

“Ciclo da Violência Contra a Mulher” é tema de palestras promovidas pela Prefeitura

Publicado

A Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania está promovendo diversas ações na campanha “Agosto Lilás” que têm como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Esta semana, foram realizadas palestras no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), destinadas às mulheres assistidas na unidade e que estão inseridas em projetos sociais do município. Os idosos do Grupo Viver legal também participaram dos debates sobre o tema durante um encontro no Centro de Eventos Juarez de Abreu.

As palestras foram ministradas pela Sgto da Polícia Militar, Andrea Mendes da Silva, e pela advogada, Carolina Manrique. Ambas explanaram sobre assuntos de conscientização e orientação dentre eles “como identificar o ciclo da violência em relações abusivas” e “os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher”, conforme estabelece a Lei da Maria da Penha, sendo elas física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Diamantino realiza sorteio do IPTU Premiado nesta quarta-feira, 17
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana