conecte-se conosco


CUIABÁ

Relatório Oficial da Comissão de Viação e Transportes sobre obras inacabadas do VLT deve ficar pronto em até 60 dias

Publicado

O relatório oficial da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal com os apontamentos após a vistoria realizada nas obras inacabadas do VLT, em Cuiabá e Várzea Grande, na manhã dessa sexta-feira (8), deve ficar pronto em no máximo 60 dias. Posteriormente, será remetido ao Tribunal de Contas da União (TCU) e aos órgãos de controle competentes. A informação é do deputado federal, Hildo Rocha, presidente da Comissão após vistoriar oito pontos onde constam trilhos do modal de transporte, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Ao lado do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, Hildo Rocha encerrou a vistoria aos vagões do VLT no Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO), instalado na cidade de Várzea Grande. Acompanharam ainda a vistoria os deputados federais Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) e José Medeiros, representantes de entidades técnicas e Câmara Municipal de Cuiabá.

“O que estamos vendo aqui é um verdadeiro descalabro com o dinheiro público, ou seja, um verdadeiro descaso com a população, é uma falta de compromisso do Governo em não finalizar essa obra”, disse Rocha.

Ainda segundo, Hildo Rocha, o prejuízo das obras paradas para os munícipes mato-grossenses é grande. “Mato Grosso é um estado rico e que ajuda a fazer com que a nossa divisa seja sempre superavitária com o agronegócio, além de ser um estado com um grande potencial turístico, mas  quando o turista desembarca no aeroporto da cidade e se depara com essas obras inacabadas ele,  com certeza,  vai levar uma imagem totalmente distorcida do que realmente é Cuiabá e Várzea Grande”, pontuou Rocha. Ele ainda alertou que a  Comissão convidou o Governo do Estado para participar da visita técnica, mas que a resposta foi negativa e nenhum representante foi encaminhado.  

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá realiza 4ª Semana do Patrimônio Histórico de quarta (17) a sexta-feira (19)

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a população cuiabana e várzea-grandense poderia estar utilizando um transporte de primeiro mundo e de primeira qualidade, se não fosse esse imbróglio por parte do governo.

“Estamos agarrando pelos cabelos a oportunidade de colocar Cuiabá e também e Várzea Grande nas principais linhas de frente das grandes cidades do Brasil e do mundo quando falamos em transporte coletivo urbano de primeira geração, de qualidade sustentável, e humanizado”, explicou Emanuel.

“Eu estou buscando fazer o máximo a minha parte, fazendo o máximo para jogar luz sobre os dados, mas nós precisamos da consciência e participação do governo do Estado. Foram convidados para que pudessem  apresentar a sua fundamentação técnica para que ocorra essa mudança do VLT para o BRT, mas eles não aceitaram, e você sabe o porquê? Porque eles não têm, não tem nem projeto”, disse o deputado federal Emanuelzinho, que contribui para que a visita da Comissão fosse realizada. 

No dia 11 de maio, o pleno do Tribunal de Contas da União (TCU) votou, de  forma unânime, a suspensão de todos os procedimentos administrativos relacionados à substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Rápido Transporte (BRT), atendendo a um pedido feito pela Prefeitura de Cuiabá. 

Conferência Municipal

Na quinta-feira (7), a Prefeitura de Cuiabá realizou uma Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLTXBRT) possibilitando um debate político e técnico além de garantir transparência às informações e apresentar as vantagens e ou desvantagens dos dois modais.

As discussões, que apontaram inconsistências técnicas e  jogo de números incorretos de comparações de vantagens do sistema VLT com o BRT, além de ausência de projeto básico, foram realizadas ao longo de mais de oito horas, com apresentações e debates envolvendo o ex-secretário da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos e secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Jean Carlos Pejo, o  presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI/MT), Claudecir Contreira. 

Leia mais:  Cuiabá pretende ampliar cobertura vacinal com Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Emanuel anuncia renovação total da frota de caminhões da coleta de lixo domiciliar

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou na live desta terça-feira (16), transmitida em suas redes sociais, que a frota de caminhões que atuam na coleta de lixo domiciliar de Cuiabá será totalmente renovada. Segundo ele, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já está trabalhando para consolidar esse processo nas próximas semanas.

De acordo com o chefe do Executivo, a partir da substituição, 32 novos veículos passam a circular na cidade, promovendo mais eficiência e economia na prestação do serviço. Os caminhões são modernos, com rastreadores, e ofertam o conforto e segurança necessários para os trabalhadores que atuam na coleta.

Esta é a segunda vez que a gestão Emanuel Pinheiro promove a renovação da frota de veículos da coleta de lixo domiciliar. Em 2019, igualmente, todos os caminhões foram substituídos por novos, seguindo a obrigatoriedade estabelecida pela Prefeitura no contrato firmado com a Locar Gestão de Resíduos.

“Estou muito feliz com mais esse trabalho que, acima de tudo, promove dignidade, segurança e respeito aos trabalhadores de coleta do lixo. Ao mesmo tempo, também é uma ação que melhora ainda mais o serviço de cuidado com a nossa cidade. Parabenizo o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, e toda sua equipe por mais esse avanço”, disse Emanuel.

TRABALHO AMPLO

A renovação e modernização da frota de veículos que atendem as demandas da Limpurb é uma iniciativa que foi intensificada neste ano pela gestão Emanuel Pinheiro. O processo foi iniciado no mês de abril com a entrega de cinco ônibus para transporte de trabalhadores. Em julho, essa ação foi continuada com mais 12 vans com ar-condicionado.

Além disso, foram entregues 12 motocicletas para a equipe de fiscalização, que é responsável pelo acompanhamento diário de serviços de limpeza, coleta de lixo domiciliar e manutenção da iluminação pública. Ainda dentro desse planejamento, oito carros 0km foram disponibilizados para as Administradoras Regionais. 

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro concede área para abrigar sede do grupo Flor de Atalaia

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados para os cargos de Professor e TDI

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta quarta-feira (17) os editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva da Secretaria Municipal de Educação, nos cargos de Professor de Educação Física e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI).  

Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, na quinta-feira (18), às 14h, conforme definido nos editais, para entrega de documentos e atribuição.

Os convocados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Os candidatos aprovados atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino em substituição de servidores efetivos a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

O edital de convocação se refere ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 004/2021/GS/SME, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nº 2.282, páginas 218 a 230, de 16/10/2021, para o ano letivo de 2022.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro concede área para abrigar sede do grupo Flor de Atalaia

O certame realizado, em 2021, ofertou 1.605 vagas de níveis médio e superior, visando o ano letivo de 2022.

Até o momento, em 39 convocações, já foram chamados 2.435 candidatos.  

SERVIÇO:

Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva

Dia: quinta-feira (18)

Hora: 14h

Cargos: Professor de Educação Física e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana