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‘Mulheres em Ação’ atende mais de 7,6 mil pessoas em apenas três edições

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O programa “Mulheres em Ação” que oferta serviços inéditos aos bairros da capital tem aproximado cada vez mais a administração municipal da comunidade. Em três edições, já foram atendidas, 7.647 pessoas em mais de 50 serviços distintos. A ação é coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher e foi projetada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, via Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a primeira ação aconteceu no bairro Jardim Passaredo como projeto piloto e, a partir de então,  percebeu-se a importância de oferecer aos moradores dos bairros mais distantes serviços específicos. 

Ela relembra que inicialmente, a  primeira-dama apresentou a ideia do “Mulheres em Ação” enfocando a saúde da mulher, levando aos bairros, médicos especialistas, vacinas, encaminhamentos (via Central de Regulação) a exames. 

“Não imaginávamos que a ação piloto no bairro Jardim  Passaredo seria tão exitosa e começamos a elaborar algo maior, que atendesse as necessidades das pessoas, principalmente, dos bairros mais distantes do centro da cidade. Por isso, formulamos a 1ª edição no Santa Isabel. Na sequência.  fomos para a região do Cinturão Verde e, depois,  Jardim Florianópolis. Percebemos que estamos no caminho, que os moradores tinham essas necessidades”, explica.

Para a primeira-dama, Márcia Pinheiro, a pandemia de Covid-19 vem desafiando toda a sociedade, mas é inegável que as mulheres foram mais impactadas, com isso veio a preocupação em oferecer e apresentar para essas mulheres todos os serviços que o município disponibiliza. Ela relata que na maioria das vezes as pessoas que vivem em bairros mais distantes não possuem o dinheiro da condução para ir até o centrou ou a uma unidade básica.

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“A aproximação da administração da prefeitura com a população é um dos pontos mais forte desta gestão humanizada, por isso foi desenvolvido este projeto oferta tantos serviços. Atualmente temos mais de 20 médicos que atuam em diferentes especialidades como por exemplo cirurgião plástico, dermatologista, entre outros. E pelos números percebemos que estamos no caminho certo que as pessoas precisavam desta atenção”, afirma.

Serviços

Secretaria Municipal da Mulher: Espaço de Acolhimento (Equipe multidisciplinar com psicólogas, assistente social e suporte jurídico); Acolhimento; Orientação a respeito da violência doméstica; Encaminhamento para o EAM (Espaço de Acolhimento da Mulher); Encaminhamentos pra Rede de proteção; Encaminhamentos pra Delegacia (que fica junto na sala então já ocorre o atendimento imediato da Delegacia); Agendamento para atendimento psicossocial no EAM (Espaço de Acolhimento da Mulher); Orientação sobre grupo terapêutico; Orientação e informação sobre as ações, programas e projetos da SMM;

Justiça da Mulher; Orientação, informação e encaminhamentos: Pensão Alimentícia; Separação; Direitos dos idosos; Filhos do Feminicídio; Assédio Moral e Sexual; Gestação de Menores (Abuso). Aconselhamento; Reconhecimento de Paternidade; Delegacia da Mulher.

Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, e da Pessoa com Deficiência (SADHPD): Cad Único, CRAS e CREAS; Atendimento; Encaminhamento; Informação; Orientações dos serviços sócio assistenciais.

Procon Municipal: Reclamações; Conciliação; Fiscalização entre Empresas e Consumidores; Orientação e Informação;

Ouvidoria Municipal: Abertura de processos; Orientações; Informações; Denuncia; Reclamações.

Procuradoria Geral do Município: Mutirão Fiscal; Negociação ao contribuinte; Extrato de débito; Emissão de guia de IPTU; Emissão de guia de todos os débitos inscritos em dívida ativa inclusive débitos ajuizados; Emissão de guia de débito parcelado; Emissão de certidão negativa de débitos.

Secretaria Municipal de Fazenda: CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte: Emissão de guias do ITBI; IPTU; ISS; Dívida Ativa; Taxas de Alvará; Negociações.

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Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB): Negociação em Geral; Orientação e Informação; Organização do trânsito no local das ações. 

Justiça Comunitária: Isenção das taxas do RG e Certidões em gerais; Isenção do casamento civil em cartório; Orientações e encaminhamentos para pensão alimentícia; Divórcio; Guarda compartilhada; Conflitos de vizinhos; Previdência social.

Secretaria Municipal de Saúde (Primaria e Secundaria): Atendimentos e serviços ofertados para ação: Atendimento com três (03) Clinico Geral; Exame preventivo do colo uterino (CCO); Orientação/planejamento familiar; Aferição de pressão arterial; Pesagem (IMC); Teste de glicemia (em jejum); Teste de covid-19; Teste rápido para sífilis, hepatite B e hepatite C; Vacinação de rotina (adulto – difteria e tétano, hepatite B, tríplice viral, febre amarela, influenza, covid-19); Vacinação (adolescentes 09 aos 12 anos – HPV – papilomavírus humanos).

Central de Regulação – SMS: Atualização de dados; Emissão do cartão do SUS; Encaminhamento de consulta, Exame e Cirurgia.

Cadastramento cursos: Cadastramento / Levantamento de cursos de interesse da comunidade; Qualifica Mulher; Curso de Salgadeira; Curso de Confeiteira; Curso de Panificação; Manicure; Design de Sobrancelhas.

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (LIMPURB): 300 mudas de plantas frutíferas.

Coordenadoria Bucal/ Instituto Lions da Visão/ Psicólogo/ Energisa/Águas Cuiabá/MTU/ Espaço Kids/ Feira Gastronômica/Zoonoses/Bem Estar Animal.

Bairros atendidos pelo Mutirão:

1- Santa Isabel

2- Cinturão Verde

3- Jardim Florianópolis

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

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Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.

A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.

Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.

A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.

A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.

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“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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Nova Central Funerária é inaugurada e oferta estrutura mais confortável e digna à população

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A Prefeitura de Cuiabá entregou na manhã desta terça-feira (09) a sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” completamente reformada. Agora, a população e servidores contam com uma estrutura moderna e confortável, graças à intervenção feita por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O projeto foi elaborado e executado pela própria empresa pública e englobou ações que promoveram a reestruturação total do local.  Entre elas estão: recuperação da cobertura; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição das portas, forro, mobiliários; pintura interna e externa e instalação de uma nova fachada.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, destacou que desde quando foi inaugurada, em 2001, a sede da Central Municipal de Serviços Funerários nunca recebeu qualquer tipo de reforma, recebendo apenas reparos emergenciais. Segundo ele, o local é de extrema importância para população, pois é onde estão concentrados todos os procedimentos necessários para o sepultamento de um ente querido.

“Todas as pessoas passam pelo local naquele que é talvez o pior momento da vida, que é quando se perde alguém que ama muito. Sendo de baixa renda ou não, todos nós um dia precisaremos de um desses serviços. Então, é um local extremamente importante, que deve ser humanizado. Por isso, ele determinou que fosse feita essa reforma, para que esse espaço possa ofertar mais dignidade e conforto”, disse Júnior.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, participou da solenidade de entrega e enfatizou também o trabalho que é realizado pelos servidores que atuam no espaço. Stopa lembrou que, além da aptidão para desenvolver as funções, a equipe de atendimento precisa ser sensível e compreensível, mesmo diante de situações desconfortáveis.

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“As pessoas vêm aqui no momento de maior tristeza. E nós precisamos reconhecer a sensibilidade dos nossos servidores. Às vezes, o cidadão perdeu um filho, a mãe, o pai, e chega estressado, nervoso. Nesse momento, cabe à equipe ter a sensibilidade de ouvir, de tratar bem, às vezes até de absorver alguma frase mais impensada. Então eu quero agradecer muito a esses servidores, que fazem a diferença”, pontuou o vice-prefeito.

A solenidade contou ainda com a participação dos secretários municipais de Governo, Luis Claudio, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão, e do gerente da Central Municipal de Serviços Funerários, José Vital Monteiro Maciel Filho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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