conecte-se conosco


CUIABÁ

HMC atende toda a demanda de traumas de face e zera fila de espera para procedimentos com bucomaxilofaciais

Publicado

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” é a unidade referência responsável pelos traumas de face para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS do estado de Mato Grosso. A Unidade é o único serviço com atendimento de plantão para pacientes de Cuiabá e de municípios do interior do estado.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, é um orgulho suprir toda a demanda de trauma de face, não restando filas de espera de pacientes do SUS para estes procedimentos cirúrgicos.  Ao todo são 14 cirurgiões bucomaxilofaciais distribuídos em plantões presenciais de 24 horas no HMC.

“Não precisamos transferir pacientes de Cuiabá para outros serviços, para a realizaçãodestes procedimentos faciais, mas vivenciamos isso diariamente no HMC. Recebemos pacientes de vários municípios de Mato Grosso para fazerem estas cirurgias, por falta de profissionais nas unidades estaduais do interior do estado. Isso precisa mudar, pois prejudica os pacientes, que muitas vezes se deslocam por mais de 1.000 mil quilômetros para o tratamento adequado no Hospital Municipal de Cuiabá”, pontuou o prefeito.

Paulo Rós, diretor-geral do HMC, explicou que o atendimento é “porta aberta”, ou seja, plantão para todos os pacientes com traumatismos orais e faciais provenientes do município de Cuiabá e referenciados pela Central de Regulação do SUS em Mato Grosso.

“A maior parte dos atendimentos no pronto-socorro destina-se para tratamento de fraturas e sequelas faciais pós traumatismos. Os cirurgiões bucomaxilofaciais também são muito importantes na equipe multidisciplinar de toda a unidade hospitalar, para tratamento dos pacientes com fissuras lábio palatais fazendo a reconstrução óssea e de tecido mole da boca”, informou.

Leia mais:  Falta de Coronavac impede início de vacinação contra Covid de crianças de 3 e 4 anos em Cuiabá

A cirurgiã dentista e responsável técnica da cirurgia bucomaxilofacial, Ana Paula Barbosa, destacou a necessidade deste atendimento. “A face é muito importante para convivência social e profissional, tratando estes pacientes no tempo certo, a população só tem a ganhar. Sem o tratamento adequado, as consequências seriam desastrosas, entre outros problemas, muitas pessoas ficariam com sequelas faciais que causam deformidades faciais e estigmas sociais, além dos afastamentos de trabalho por mais tempo”, revelou.

O paciente Daniel Sales, que foi acolhido na unidade após acidente automobilístico, garantiu o bom atendimento recebido. Especificamente da cirurgia bucomaxilofacial, o tratamento foi fundamental para tratar as múltiplas fraturas da face.“Eu não conseguia abrir a boca e o meu rosto estava um pouco deformado. Passei por cirurgia e estou bem melhor”, contou.

Para a cirurgiã bucomaxilofacial, as cirurgias mais complexas realizadas no HMC são nos pacientes baleados na face e as chamadas fraturas panfaciais, que são fraturas de muitos ossos da face ao mesmo tempo. “Estas cirurgias são muito complexas e envolvem muitas vezes várias especialidades médicas como a neurocirurgia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia e cirurgião geral, além da cirurgia bucomaxilofacial. São procedimentos extensos, delicados, que necessitam de grande estrutura médico hospitalar”, pontuou.

Segundo ela, o trabalho do departamento de cirurgia bucomaxilofacial do HMC envolve casos cirúrgicos provenientes de traumatismos faciais como fraturas nasais, fraturas de mandíbula, fraturas de maxilar, fraturas dentais entre outras.

“A equipe da cirurgia bucomaxilofacial atende, inclusive, como referência para a rede municipal, a demanda de patologias orofaciais fazendo as biópsias e encaminhando os pacientes para os devidos tratamentos em caso de câncer em região orofacial. O atendimento também abrange pacientes referenciados de outras unidades de saúde”, informou.

Foram atendidos 503 pacientes no primeiro quadrimestre de 2022 na especialidade de cirurgia bucomaxilofacial, no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, conforme os dados estatísticos do HMC.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega reforma geral do CEIC Ale Guilherme

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Membros do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá participam de formação continuada

Publicado

O Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (CME) realiza nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), no Hotel Mato Grosso Palace, a formação continuada para conselheiros. A atividade é uma ação da gestão do biênio 2021/2023.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea dos Santos, explica que a atual composição do órgão deliberativo é bastante plural, por isso a necessidade da formação. “Além do mais, é imprescindível que possamos subsidiar a formação dos conselheiros, contribuindo para que eles adquiram conhecimento necessário para atuação e exercício de suas atribuições e competências”, destacou Andrea dos Santos.

O foco desta etapa da formação continuada é a construção de saberes para que os conselheiros possam analisar, normatizar e emitir pareceres, contribuindo com a melhoria das ações no âmbito municipal e na garantia dos direitos à educação e fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá. 

Programação

Na programação do evento, que começa às 8h, com a abertura oficial, será realizado um painel com o tema “O papel do conselheiro no fortalecimento dos órgãos de controle social”. Esse painel contará com a participação da doutora em Controle Social, Cassyra Lúcia C. Barros Vuolo, e da Prof.ª Dra. Gilvânia Nascimento, Diretora de Legislação e Normas da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME – BA).

No período da tarde, será feito um panorama sobre a “Organização da Educação Brasileira com foco no Sistema Municipal de Ensino e Introdução às Bases Legais”, com palestra ministrada pelo Prof. Me. Geraldo Grossi Junior e pelo Prof. Ilder de Oliveira Barros.

No dia 19, no período da manhã, a presidente do Conselho Municipal de Cuiabá, Prof.ª Me. Andréa dos Santos, abordará o tema “A BNCC nos novos Currículos com foco na análise dos processos de autorização e respectivas renovações, a fim de garantir sua implementação nos Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá”. 

Leia mais:  Emanuel conhece projeto de ampliação do Shopping Popular e destaca papel da Prefeitura como mola propulsora

No período da tarde, a Prof.ª Esp. Annyê Moraes G. César trabalhará com o tema “Ánálise Processual e seus respectivos produtos” e em seguida, será apresentado um case sobre o tema com o objetivo de elaboração prática de Pareceres e Despachos para os Atos Autorizativos.

“Com essa formação avançamos e saímos na vanguarda dos Conselhos Municipais de Educação de todo o Brasil, de forma inédita, com a elaboração do Planejamento Estratégico em colaboração com as equipes das Secretaria Municipal de Planejamento e de Educação de Cuiabá”, salientou a presidente do Conselho.

Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação de Cuiabá tem como finalidade assegurar aos grupos representativos da sociedade civil e poder público municipal o diálogo e o direito de participar na definição e acompanhamento da execução das políticas públicas, concorrendo para elevar a qualidade dos serviços educacionais.

O órgão é formado por 17 membros e seus respectivos suplentes, que representam a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá; o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep); o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe); Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Sintrae); Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR); representação de pais de alunos da Educação Básica Municipal; representação dos Estudantes Secundaristas (UBES); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá (CMDCA) e representante do Colegiado de Diretores da Secretaria Municipal de Educação.

Serviço

Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação de Cuiabá

Data: 18 e 19/08

Hora: 8h (abertura)

Local: Mato Grosso Palace Hotel

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega reforma geral do CEIC Ale Guilherme

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta quinta-feira (18), às 18h, a obra de reforma geral do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Ale Guilherme Arfux da Costa Ribeiro. Localizada no bairro Jardim União, Regional Norte, a unidade oferece as etapas do Maternal, Jardim I e Jardim II, faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, com capacidade para atender 138 crianças.

A obra de reforma geral da unidade foi iniciada em julho de 2021 e contou com investimento de recursos próprios do Município.

A reforma geral compreendeu a ampliação da capacidade de atendimento da unidade, que passou de duas para quatro salas de atividades; reforma e readequação da cozinha e despensas; reforma geral dos banheiros coletivos; reforma geral da cobertura, com a troca das telhas para telhas termoacústicas; ampliação do pátio externo; criação de área para descanso dos funcionários; adequação da acessibilidade; novo paisagismo; pintura geral; construção de novo e amplo parquinho; reparos  e ampliação dos muros da unidade; além da construção de uma torre de caixa d’água, que aumentou o volume do reservatório para 20 mil litros.

A unidade ganhou também novos equipamentos destinados ao uso em escala infantil, como louças sanitárias, pias, bancadas e acessórios em geral.

Serviço

Entrega da Reforma Geral do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Ale Guilherme Arfux da Costa Ribeiro

Dia: quinta-feira (18)

Hora: 18h

Endereço: Rua Rodrigues de Campos, nº 14, bairro Jardim União

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega reforma geral do CEIC Ale Guilherme
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana