conecte-se conosco


CUIABÁ

Equipe de fiscalização da Limpurb recebe treinamento de pilotagem ofertado pela Companhia Raio da PM

Publicado

A equipe de fiscalização da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) participou do curso de motopatrulhamento tático ofertado pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). A atividade foi realizada na semana passada e contou com aulas teóricas e práticas sobre técnicas de pilotagem que podem ajudar os servidores a diminuir os riscos de acidentes durante o exercício da função.

“Nosso diretor-geral Júnior Leite tem liderado uma programação de melhorias nas condições de trabalho dos servidores da Limpurb. Esse processo é estendido para todos os setores, desde o administrativo até o operacional. A oferta desse curso para a equipe de fiscalização é mais uma etapa cumprida dentro desse planejamento que seguirá de forma contínua ao longo da gestão”, comentou o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

A parceria com a PM foi estabelecida por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, após a entrega de 12 novas motocicletas para os servidores que são responsáveis pelo supervisionamento diário da execução de serviços como limpeza urbana, coleta de lixo domiciliar, e manutenção na iluminação pública. O curso foi ministrado pelo subtenente Custódio, da Companhia Raio.

“Essa é uma ação educacional, que oferta na teoria e na prática um trabalho psicológico da pessoa. Na teoria mostramos como fazer para amenizar o problema e na prática mostramos que medidas podem ser tomadas para antecipar um fato, que comando usar para evitar um acidente que poderia ser fatal. Com isso, queremos possibilitar que os riscos sejam minimizados diante do aparecimento de obstáculos”, explicou o militar.

O subtenente destacou ainda que as instruções básicas de pilotagem têm o objetivo de treinar o profissional que trabalha com motocicleta, para que ele pratique um trânsito seguro durante a pilotagem nas vias. Segundo ele, o procedimento da direção defensiva estabelece que, entre outras regras, o piloto deve sempre conduzir sua moto levando em consideração também os condutores de outros veículos.

Leia mais:  "Pensei estar em um hospital privado", conta eletricista que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus e recebeu cuidados no HMC

“Além das condições diversas do tempo, temos as situações adversas do próprio trânsito. Isso faz com que seja necessário que o piloto abra sua mente para tudo que pode implicar em sua segurança e também na dos outros condutores que dividem as ruas com eles. A moto é dinâmica. Então, ao subir nela, o piloto tem, basicamente, os riscos de acidentes triplicados em relação a um carro, por exemplo”, completou Custódio.

Um dos participantes do curso de motopatrulhamento tático foi o fiscal do setor de iluminação pública, Roberto Lenzi. Para ele, as atividades realizadas pelo subtenente Custódio ajudaram a relembrar o que foi aprendido na autoescola e também foram importantes para aperfeiçoar o que é praticado no dia a dia. Ele enfatizou ainda que, junto com a segurança, a iniciativa resultará na melhoria da prestação de serviço à população.

“O treinamento nos dá o conhecimento completo de direção defensiva e a lidar com os apuros do trânsito. O prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns. Além de entregar novas motos, ele ainda teve essa sensibilidade de buscar essa parceria que vai dar mais qualidade aos servidores e, consequentemente, isso será estendido ao cidadão, que vai ter o atendimento de suas demandas melhorado”, pontuou o fiscal. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano).  A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.

De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.

A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes.  “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”

Leia mais:  Saúde, infraestrutura e fomento à economia são temas da live do prefeito desta terça-feira (9)

Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.

Serviço:

4º Encontro formativo para profissionais que atuam no ciclo de alfabetização –  3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano)

Dias:  08 e 15/08/2022 – Estudo para os coordenadores – Todos no período vespertino no Hotel Fazenda mato Grosso. Das 14h às 17 h.

Dias:  09 a 12 e 16 a 19/08/2022 – Formação de professores nos períodos matutino e vespertino no Hotel Fazenda Mato Grosso.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

Publicado

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.

A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.

Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.

A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.

A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.

Leia mais:  Escolas Municipais de Educação Básica protocolam processos de credenciamento no Conselho Municipal de Educação

“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana