conecte-se conosco


CUIABÁ

Cuidadores de Alunos com Deficiência participam de formação com atividades on-line e presenciais

Publicado

Um total de 810 Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD), estão participando de formação continuada. A formação, com encontros on-line e presenciais, visa capacitar e preparar os profissionais de apoio escolar, para as atividades desenvolvidas nas unidades.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o programa de formação continuada foi desenvolvido especificamente para o profissional cuidador. “O objetivo da formação promovida pela empresa com apoio da Secretaria de Educação é privilegiar e abordar as práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, para que os cuidadores possam atuar com qualidade e segurança, junto aos estudantes com deficiência, atendidos pela rede pública municipal de ensino, contribuindo para o seu desenvolvimento, independência e autonomia”, disse a secretaria Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Ao longo do ano a empresa prestadora de serviços realiza duas formações nas modalidades on-line e presencial. Os profissionais participam também de encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Nesses eventos são abordados temas como conduta e ética, atribuições do cuidador, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inclusão, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), deficiências e cuidados.

Adriano Pires, gerente administrativo da empresa falou sobre a formação. “Além dos encontros on-line e presenciais, realizamos a prática acompanhada, onde os supervisores fazem treinamentos, orientações diretamente nas unidades educacionais e, para os novos funcionários, contratados ao longo do ano, é realizada a integração diretamente na sede da empresa em Cuiabá”, explicou o gerente.

Formação

A formação iniciada no último dia 11, prossegue até o dia 19. Pela manhã o encontro é on-line e no período da tarde, presencial no Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller. Os encontros estão acontecendo por regional, primeiro com os profissionais cuidadores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Básica. Na próxima semana, será a vez dos profissionais que atuam nas creches, Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEIC’s) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Leia mais:  Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Entre os temas abordados estão o Programa de Biossegurança Interativo, prevenção a Covid-19 (protocolos das unidades educacionais), Saúde Mental em tempos de pandemia, ética profissional do ambiente de trabalho, entre outros.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a formação nesta terça-feira (12). A gestora falou sobre a importância do trabalho do cuidador nas unidades educacionais. “A gestão Emanuel Pinheiro prioriza a educação inclusiva estabelecendo a equidade e a igualdade de possibilidades e oportunidades para todos os estudantes atendidos na rede pública municipal de ensino. Não basta que o estudante com deficiência frequente as aulas, ele precisa se desenvolver de forma integral, em sua autonomia e conhecimento. Na busca desses resultados, professores e cuidadores trabalham juntos, permitindo que nossos estudantes se desenvolvam como parte integrante da sociedade”, destacou a secretaria adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Participam do evento formativo a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Magna Maria de Barros, a professora e psicopedagoga, Andréia Negrisoli e a enfermeira Rosecler Xavier Viana, da empresa terceirizada.

Atendimento

De acordo com relatório emitido pelo Sistema de Gestão Educacional da Escola Cuiabana (SIGEEC), com dados do último dia  12 de julho, a rede pública municipal de ensino atende 1.307 estudantes com algum tipo de deficiência – autismo, baixa visão, deficiência múltipla, cegueira, deficiência auditiva, física ou intelectual, surdez, altas habilidades e ou superdotação.

Desse total, 1.113 estudantes, segundo a Coordenadoria de Educação Especial, são acompanhadas por cuidadores.

Serviço:

– Formação Continuada para Cuidadores de Alunos com Deficiência

Data: 11 a 19/07

Local: on-line pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube e presencial (das 13:30h às 18:30h), no Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller.

Leia mais:  Prefeito e secretária de saúde lamentam falecimento da fisioterapeuta Elaine Silva

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá contam com programação do Agosto Dourado e Agosto Lilás

Publicado

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá desenvolvem atividades voltadas para massificar as informações sobre o aleitamento materno no Agosto Dourado. As ações são diversificadas, envolvendo palestras, teatros, rodas de conversa, orientações de saúde bucal para mães e bebês, entre outras, conforme a programação das equipes de trabalho de cada local. 

No dia 20 deste mês, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Cidade Verde priorizará as atividades com o referido foco das 8h às 12h. Na mesma data, programações acontecerão na UBS Nico Baracat, a partir das 8h30.

Agosto também é dedicado a conscientização pelo fim da violência contra a mulher (Agosto Lilás), então, haverá atividades alusivas ao assunto. Entre as palestrantes estão a consultora Izadora Fernanda Barros, que abordará o tema incentivo ao aleitamento materno; a dentista Camila Gomes Ibarra e a técnica de higiene dental Eliete Neves, que vão falar sobre saúde bucal para recém nascidos. Haverá ainda conscientização sobre o combate a violência doméstica.

Serão ofertados também serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica (crescimento e desenvolvimento da criança), distribuição de kits odontológicos e vacinação para crianças e adolescentes, e outros entretenimentos.

Na UBS Nico Baracat, a proposta do Agosto Dourado será desenvolvida com roda de conversa com a enfermeira especialista em amamentação Isadora Ribeiro e contará com avaliação odontológica, dinâmicas e brindes entre os participantes.

A Unidade Básica de Saúde do Pedregal 1 e 2 centralizou o Agosto Dourado para o dia 24, no período matutino. No local, o público contará com orientações para as mães sobre a importância de fortalecer o aleitamento materno, como ordenha, pega e correta posição para amamentar e também a doação para o banco de leite. Haverá roda de conversa, dinâmicas e distribuição de folders. Acadêmicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participarão da programação.

Leia mais:  Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Em outras UBS, as ações já foram executadas. Na do Santa Isabel, por exemplo, aconteceu  no dia 10 de agosto. E o resultado superou as expectativas. “A participação foi maior do que esperávamos. Mesmo com o clima frio, as pessoas compareceram e participaram da roda de conversa e demais atividades”, revelou a enfermeira Ana Paula Cruz Nazário, uma das responsáveis pela programação.

Kênia Corina, 35 anos, gestante de 9 meses, aproveitou a oportunidade para aprender um pouco mais e sanar dúvidas sobre a amamentação. “O trabalho que elas desenvolveram foi muito interessante. Eu tinha algumas dúvidas sobre a amamentação, a pega e a posição correta para amamentar. E assim como eu, tinha mais pessoas com dúvidas. A palestrante foi bem atenciosa, quando terminou ela ficou disponível para atender quem quisesse mais detalhes”, explicou.

Já na UBS do Residencial Coxipó I, as ações foram distribuídas em dias distintos. Parte delas ocorreu nos dias 11 e 12, incluindo até a decoração do local para chamar a atenção para o assunto.  Outras estão previstas para os dias 24 e 31, também com a presença de acadêmicas da UFMT contribuindo com os conhecimentos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Membros do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá participam de formação continuada

Publicado

O Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (CME) realiza nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), no Hotel Mato Grosso Palace, a formação continuada para conselheiros. A atividade é uma ação da gestão do biênio 2021/2023.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea dos Santos, explica que a atual composição do órgão deliberativo é bastante plural, por isso a necessidade da formação. “Além do mais, é imprescindível que possamos subsidiar a formação dos conselheiros, contribuindo para que eles adquiram conhecimento necessário para atuação e exercício de suas atribuições e competências”, destacou Andrea dos Santos.

O foco desta etapa da formação continuada é a construção de saberes para que os conselheiros possam analisar, normatizar e emitir pareceres, contribuindo com a melhoria das ações no âmbito municipal e na garantia dos direitos à educação e fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá. 

Programação

Na programação do evento, que começa às 8h, com a abertura oficial, será realizado um painel com o tema “O papel do conselheiro no fortalecimento dos órgãos de controle social”. Esse painel contará com a participação da doutora em Controle Social, Cassyra Lúcia C. Barros Vuolo, e da Prof.ª Dra. Gilvânia Nascimento, Diretora de Legislação e Normas da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME – BA).

No período da tarde, será feito um panorama sobre a “Organização da Educação Brasileira com foco no Sistema Municipal de Ensino e Introdução às Bases Legais”, com palestra ministrada pelo Prof. Me. Geraldo Grossi Junior e pelo Prof. Ilder de Oliveira Barros.

No dia 19, no período da manhã, a presidente do Conselho Municipal de Cuiabá, Prof.ª Me. Andréa dos Santos, abordará o tema “A BNCC nos novos Currículos com foco na análise dos processos de autorização e respectivas renovações, a fim de garantir sua implementação nos Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá”. 

Leia mais:  Abordagens simultâneas reforçam à população canais de denúncias contra queimadas

No período da tarde, a Prof.ª Esp. Annyê Moraes G. César trabalhará com o tema “Ánálise Processual e seus respectivos produtos” e em seguida, será apresentado um case sobre o tema com o objetivo de elaboração prática de Pareceres e Despachos para os Atos Autorizativos.

“Com essa formação avançamos e saímos na vanguarda dos Conselhos Municipais de Educação de todo o Brasil, de forma inédita, com a elaboração do Planejamento Estratégico em colaboração com as equipes das Secretaria Municipal de Planejamento e de Educação de Cuiabá”, salientou a presidente do Conselho.

Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação de Cuiabá tem como finalidade assegurar aos grupos representativos da sociedade civil e poder público municipal o diálogo e o direito de participar na definição e acompanhamento da execução das políticas públicas, concorrendo para elevar a qualidade dos serviços educacionais.

O órgão é formado por 17 membros e seus respectivos suplentes, que representam a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá; o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep); o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe); Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Sintrae); Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR); representação de pais de alunos da Educação Básica Municipal; representação dos Estudantes Secundaristas (UBES); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá (CMDCA) e representante do Colegiado de Diretores da Secretaria Municipal de Educação.

Serviço

Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação de Cuiabá

Data: 18 e 19/08

Hora: 8h (abertura)

Local: Mato Grosso Palace Hotel

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana