conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

Ciro Gomes diz que Lula é “boa pessoa” e “maior líder do Brasil”

Publicado

Ciro Gomes elogiou o ex-presidente Lula
Reprodução/Instagram

Ciro Gomes elogiou o ex-presidente Lula

Em uma mudança em relação ao tom que tem adotado para falar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, deixou de lado seus habituais ataques ao petista, de quem foi ministro, e o tratou como “maior líder popular da história do Brasil” ao discursar para uma plateia formada por acadêmicos em Brasília, nesta sexta-feira. O pedetista afirmou que Lula é “boa pessoa” e que “andou com ele a vida inteira”. A declaração contrasta com o que Ciro havia afirmado dois dias atrás, quando disse não ver caminho para apoiar o ex-presidente, nem mesmo em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

Ciro discursou na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e, como costuma fazer, criticou o modelo político-econômico dos governos passados, desde o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a Bolsonaro. Ele alega que as políticas públicas adotadas por essas gestões resultaram na crise econômica atual. No entanto, na fala de hoje, afirmou que queria “discurtir modelos, não pessoas”.

“Isso é um debate conceitual. Nós não vamos dizer que o Ciro atacou o Lula na reunião do SBPC. Eu cansei de dizer que são boas pessoas, eu andei com eles o tempo todo. Eu estou atacando ideias, políticas, equívocos grosseiros”, disse Ciro.

Em outro momento do evento, o pedetista criticou a aliança dos presidentes com o Centrão. Essa também é outra crítica que Ciro costuma fazer. Desta vez, porém, manteve o tom moderado e, ao falar sobre a prisão de Lula no âmbito da operação Lava-Jato, chamou o ex-presidente de “maior líder popular da história do Brasil”.

Leia mais:  IPEC: Haddad lidera com 29%; Tarcísio e Garcia empatam tecnicamente

“Vem o Lula e vai para a cadeia. O maior líder popular da história do Brasil vai para cadeia. E ninguém quebrou uma vidraça, porque as pessoas viram o que estava acontecendo e se sentiram traídas. Eu me senti traído”, disse Ciro.

A mudança de postura em relação ao ex-presidente contrasta com as declarações que Ciro vem dando ao longo de toda a pré-campanha . Há dois dias, durante sabatina na GloboNews, o pedetista afirmou que não vê caminhos para apoiar Lula em eventual segundo turno e chamou o petista e seus aliados de corruptos.

A nova postura do pedetista, porém, não durou muito. Logo após o discurso no evento, Ciro voltou a elevar o tom contra Lula em entrevista a jornalistas, no final do evento.

“Que ele é uma boa pessoa? Eu não tenho a menor dúvida. O Bolsonaro não é uma boa pessoa. Agora, Lula se corrompeu mesmo. Lula é um grande corrupto e um grande corruptor da vida brasileira. O grande responsável pela tragédia que o país está vivenciando é o Lula”, disse.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

Aprovação do governo é maior entre quem recebe auxílio, diz PoderData

Publicado

Jair Bolsonaro
Isac Nóbrega/PR – 07.06.2022

Jair Bolsonaro

A primeira rodada da pesquisa PoderData, após início do pagamento do Auxílio Brasil com reajuste para R$ 600, mostra que o governo de Jair Bolsonaro (PL) está mais bem avaliado entre quem recebe o benefício do que entre a população em geral. Segundo o levantamento, que foi realizado entre 14 e 16 de agosto de 2022, a taxa de aprovação da atual gestão atual é de 45% entre as pessoas que receberam algum pagamento do programa substituto do Bolsa Família no último mês.

Já a taxa de desaprovação do governo nesse grupo é de 51%. No entanto, a pesquisa aponta um movimento favorável à administração Bolsonaro nos últimos 15 dias.

O levantamento aponta, ainda, um crescimento de Bolsonaro entre os beneficiários em termos de intenção de voto. Há duas semanas, o mandatário tinha 25% nesse grupo. Agora, são 39%.

Os dados da pesquisa foram coletados através de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais parta mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Comentários Facebook
Leia mais:  MPE protocola ação para derrubar candidatura de Silvera ao Senado
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

PoderData: 56% desaprovam governo de Jair Bolsonaro

Publicado

PoderData: 56% desaprovam governo de Jair Bolsonaro
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

PoderData: 56% desaprovam governo de Jair Bolsonaro

O governo de  Jair Bolsonaro (PL) é desaprovado por 56% do eleitorado brasileiro, de acordo pesquisa PoderData realizada de 14 a 16 de agosto. Além disso, 40% aprovam a gestão do atual presidente.

De acordo com a pesquisa, a aprovação do governo é ligeiramente mais favorável entre os beneficiários do Auxílio Brasil: 45% aprovam e 51% desaprovam.

Veja em quais grupos Bolsonaro tem mais dificuldade:

  • sexo – só 34% das mulheres aprovam o governo; entre homens, a taxa sobe para 46%
  • idade – aprovação é mais alta entre os adultos de 25 a 44 anos (47%)
  • região – moradores do Nordeste (61%) são os que mais desaprovam a gestão Bolsonaro
  • renda – desaprovação é de 61% entre os que têm renda familiar de até 2 salários mínimos

Os dados foram coletados de 14 a 16 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3,5 mil entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O registro no TSE é BR-02548/2022.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Comentários Facebook
Leia mais:  Genial/Quaest: Lula e Bolsonaro estão empatados com 39% no RJ
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana