conecte-se conosco


DIAMANTINO

“Arraiá do CAPS” promove momentos de alegria e integração entre pacientes, equipe e comunidade

Publicado

Com alegria, ambiente decorado, diversão, música e muitas comidas típicas, os usuários e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Diamantino (CAPS) junto a comunidade externa do município, comemoraram na tarde desta quinta-feira (28.07), os festejos juninos do tradicional “Arraiá do CAPS”.

Psicóloga e uma das coordenadoras da unidade, Lucianna Mendes, comenta a importância de ações como essa para a inserção plena dos pacientes novamente na comunidade. 

“A festa do CAPS é bem tradicional, mas devido a esses dois anos de pandemia acabamos por não conseguir realizar, é muito bom estar promovendo essa integração novamente. Algumas pessoas podem acreditar que os pacientes psiquiátricos devem ficar isolados, mas isso não é o correto, nosso objetivo enquanto CAPS, é que o paciente e a sociedade reestruturem os vínculos e os laços de convívio” compartilha a psicóloga.

Toda equipe estava mobilizada em proporcionar um momento fundamental e de grande relevância para os usuários, pois essas atividades contribuem no tratamento e na socialização de forma significativa para os pacientes.

Quem também esteve presente na comemoração foi a Tenente-coronel, Cláudia Regina Soares e a Sargento Mendes, ambas da Polícia Militar de Diamantino, além da equipe da Delegacia Civil do Município.

“Nós somos parceiros das equipes de saúde da cidade, sempre trabalhamos juntos em diversas ações, seja no combate a violência doméstica ou campanhas em prol da saúde mental, a comunidade pode se sentir acolhida por nós. Fomos convidadas a prestigiar essa comemoração e sentimos a importância passar e dar um abraço em todos neste momento de confraternização” comenta a Tenente-coronel.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  "Ciclo da Violência Contra a Mulher" é tema de palestras promovidas pela Prefeitura
publicidade

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino lança Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Publicado

A Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou a Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Multivacinação 2022 que acontece no próximo dia (20.08). A meta é vacinar crianças na faixa etária de um a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade de acordo com o calendário nacional de vacinação. As vacinas serão ofertadas em todas as unidades de saúde, que estarão atendendo das 08h às 16h.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Também serão ministradas para os adolescentes, as vacinas contra HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ressalta-se que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Sobre a Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade. Em Diamantino, a meta é alcançar igual ou superior a 95%, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino lança Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

“Ciclo da Violência Contra a Mulher” é tema de palestras promovidas pela Prefeitura

Publicado

A Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania está promovendo diversas ações na campanha “Agosto Lilás” que têm como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Esta semana, foram realizadas palestras no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), destinadas às mulheres assistidas na unidade e que estão inseridas em projetos sociais do município. Os idosos do Grupo Viver legal também participaram dos debates sobre o tema durante um encontro no Centro de Eventos Juarez de Abreu.

As palestras foram ministradas pela Sgto da Polícia Militar, Andrea Mendes da Silva, e pela advogada, Carolina Manrique. Ambas explanaram sobre assuntos de conscientização e orientação dentre eles “como identificar o ciclo da violência em relações abusivas” e “os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher”, conforme estabelece a Lei da Maria da Penha, sendo elas física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Diamantino lança Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana