conecte-se conosco


CUIABÁ

‘Viva o Feriado em Cuiabá’ começa na quarta-feira (15); veja os locais que ocorrerão eventos culturais, gastronômicos e artísticos

Publicado

O projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ terá sua primeira edição neste feriado prolongado do dia 16 (Corpus Christi). A abertura da programação correrá no dia 15 (quarta-feira), no SESC Arsenal com o evento da ‘Semana da Índia em Cuiabá’. O prefeito Emanuel Pinheiro e o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, participarão da abertura do evento marcado para acontecer às 19h. A realização desta extensão programação é idealizada pelas Secretárias de Turismo; Cultura Esporte e Lazer; Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e demais parceiros. 
 

Durante cinco dias, a população terá apresentações culturais, exposições culturais e artísticas sobre o país indiano e também sobre Mahatma Gandhi. Aulas gratuitas de Yoga, exibição de filmes e comidas típicas daquele país também estarão disponíveis.

O secretário de Turismo da capita,  Zito Adrien, destaca que o festival ‘Semana da Índia’ em Cuiabá é o início do projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, que visa movimentar a cidade em feriados prolongados com a abertura do  comércio em geral, bares, restaurantes, pontos turísticos e outros. Como parte da programação, será realizado evento gastronômico na Orla do Porto e também feira de artesanato, apresentações, shows e recreação para a criançada. 

Já na Praça da Mandioca, na sexta-feira (17), será realizada uma grande festa junina. E no sábado (18), ocorrerá o Samba da Mandioca. Ambos eventos serão realizados a partir das 17h com a previsão de término às 22h. AO FINAL DA MATÉRIA BAIXE O PDF COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA. 

O projeto ‘Viva o Feriado Cuiabá’ pretende focar nos feriados prolongados, aqueles que, praticamente, deixam Cuiabá ‘vazia’. A ideia é fazer com que a cidade se torne um  local agradável para e com agenda comercial, cultural, gastronômica e turística e irá proporcionar um aumento significativo no consumo, junto aos setores de comércio, bens e serviços, bem como criar inúmeras possibilidades de entretenimento, cultura, gastronomia, conhecimento, religiosidade e lazer para a população local e também aos turistas. 
 
 
“A cidade fica silenciosa, com grande parte do comércio e prestadores de serviços fechados e o que gera  prejuízos financeiros aos setores já tão penalizados por causa da pandemia. A Prefeitura de Cuiabá em diálogo com as principais entidades de classe presentes no município para a realização deste projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’. Em parceria entre o poder público, iniciativa privada e instituições, vamos juntos oferecer uma programação intensa, de alta qualidade, que trará uma grande movimentação comercial, cultural, gastronômica e turística para Cuiabá e seu entorno”, comentou o secretário de Turismo, Zito Adrien. 

Leia mais:  2º Encontro Municipal de Cuiabá contra LGBTQIAfobia será realizado no próximo dia 29; Inscrições estão abertas
 
São parceiros do evento: 
 
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio)
 
Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC)
 
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)
 
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
 
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT)
 
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT)
  
SESC Mato Grosso
 
SESI- SENAC – MT
  
Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá

 
 
 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Tradicional festa de São Benedito começa nesta quinta-feira (30) e conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

A celebração da tradicional festa de São Benedito será realizada a partir desta quinta-feira (30), na igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebraões religiosas do Centro-Oeste. Neste ano, o evento ocorrerá até o dia 3 de julho. A expectativa é reunir mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de evento, por meio da realização das missas, rezas de terços, o tradicional chá com bolo e a procissão.

“Como cuiabano e prefeito dessa capital lendária, tenho a honra de pelo quinto ano consecutivo, ser parceiro desta belíssima celebração, ao nosso segundo padroeiro que é São Benedito. Temos que manter viva essa tradição religiosa, porque a fé Cristã é uma característica do nosso povo e a festa de São Benedito, que é a maior do Centro Oeste, é apontada por meio de pesquisa como o movimento da cultura que mais simboliza a cara do povo cuiabano”, declara o prefeito.  

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, também destacou sobre a parceria e importância da celebração de São Benedito para a cultura cuiabana. “A população cuiabana tem muita fé e a festa de São Benedito faz parte da cultura Cuiabá, tendo um grande apelo popular diante dessa tradição. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de mais uma vez ser parceira desta celebração”, reforça o secretário.

O rei e a rainha da festa, William Campos e Ayrds Pivetta, afirmaram que, neste ano, um dos objetivos da festividade é angariar recursos para recuperação do santuário, tendo em vista, sua antiguidade. “Estamos esperando uma festa grandiosa de 300 anos. Queremos com isso, ajudar na reforma do prédio”, disseram. 

Leia mais:  Cuiabá Prev recebe visita de gestores do Instituto de Previdência de Primavera do Leste

Confira a programação:

30/06 – 1º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

01/07 – 2º dia do tríduo (azul)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

02/07 – 3º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

03/07 – Dia da grande festa (vermelho)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

11h às 13h30 – Almoço com gastronomia regional

17h – Grande procissão da festa de São Benedito pelas ruas de Cuiabá

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Semob capacita colaboradores da Águas Cuiabá sobre sinalização temporária de obras

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ministrou aos colaboradores da concessionária de água e esgoto da Capital, Águas Cuiabá, capacitação técnica sobre ‘sinalização temporária de obras’. A iniciativa visa evitar que ocorra má sinalização no trânsito evitando transtornos aos motoristas e pedestres. O curso foi realizado na semana passada, na sede da Águas Cuiabá.
 
“A capacitação sobre sinalização temporária em vias que estão ocorrendo obras de drenagem ou similar visa garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. A iniciativa é uma parceria entre a Semob e a Águas Cuiabá. Vamos capacitá-los sempre que necessário para que não ocorram transtornos”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego.
 
O curso foi ministrado pelos agentes Raimundo Ribeiro e Reginaldo Leonel. “Foram 60 pessoas capacitadas nessa primeira turma e teremos mais duas. É a primeira vez que a Semob capacita os servidores da concessionária de água e esgoto. Foram aplicados os métodos corretos de sinalização que constam no Manual Brasileiro de Sinalização, do Código de Trânsito Brasileiro (CBT)”, comentou o  agente Raimundo.  
 
 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Vacinação contra Influenza para toda a população começa nesta terça-feira (28) em Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana