conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeitura realiza mutirão no Pedra 90 para atualização e inserção de famílias no CadÚnico

Publicado

Mais de 30 pessoas já foram atendidas somente no primeiro do Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico), realizado na Escola Municipal Gastão de Matos Muller, 3ª etapa do bairro Pedra 90. O atendimento teve início no dia 7 e segue até o dia 9, e é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. A ação tem o objetivo de facilitar o cadastramento ou atualização de dados de famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do CadÚnico Auxílio Brasil, Jéssica Souza, o cadastro das famílias possibilita que  consigam usufruir dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Ela reforça que atualmente na região do Pedra 90, 2.066 famílias estão cadastradas, porém 1.613, estão com os cadastros desatualizados.

“Vamos ficar até quinta-feira (9), para podermos atualizar e cadastras novas famílias. Para as pessoas que têm o interesse de se inscrever é preciso que a família compareça à Escola Gastão de Matos Muller ou,  em algum CRAS,  próximo a residência com os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de escolaridade das crianças”, afirma.

Para a secretária da pasta de Assistência Social, Helen Ferreira, é importante que essas pessoas atualizem ou se cadastrem no CadÚnico, para que seja garantido a ela a proteção social e também evitar possíveis bloqueios ou cancelamentos dos beneficiários.

“O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias”, explica.

A beneficiária Miriam Silva, aproveitou o mutirão que estava próximo a sua residência para atualizar o CadÚnico. “É importante que aconteçam esses mutirões nos bairros, porque além de atualizar os nossos dados, somos orientadas. Gostei muito”, ressalta.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro recebe comitiva de cavaleiros para abertura da 54ª Expoagro neste sábado (02)

As famílias inseridas no CadÚnico podem acessar diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal, bem como: Programa Auxílio Brasil; Programa Casa Verde e Amarela; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; ID Jovem; Tarifa Social de Energia Elétrica e Isenção de Taxas em Concursos Públicos e outros.

A secretária lembra ainda que após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados. Há cada 24 meses ou sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados a família.

CRONOGRAMA – A programação seguirá com ações entre os dias 21 e 23 de junho, das 09 às 16 horas, no Centro Educacional Portal da Fé, situada a avenida Perimetral Dois, 192, bairro Pedra 90. Já entre os dias 28 e 30 de junho, na Escola Municipal- Emeb Herbert de Souza, situada a Avenida Rotatória, s/n – Comunidade Rural Cinturão Verde.

Depois da pandemia aumtou gradualmente essa porcentagem de famílias no cadastro único, muitas famílias estão inclusas também no Auxilio Brasil, no ano passado de fev aumentaram mais de 10 mil famílias, o que era o antigo Bolsa Familia.

O CadÚnico é utilizado para monitorar a situação da população de baixa renda, que precisa receber benefícios sociais para sobreviver – a exemplo do extinto auxílio Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de outros programas do governo federal.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Diretor-geral da Limpurb vistoria obra na Central Funerária e destaca transformação completa da estrutura

Publicado

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, realizou nesta sexta-feira (1), uma vistoria técnica na obra de reforma geral da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”. A ação teve como objetivo inspecionar a qualidade dos trabalhos já realizados no local e ainda alinhar os últimos detalhes que devem ser executados para a entrega da estrutura.

Conforme o diretor-geral, a previsão é de que a nova sede seja inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro ainda neste mês de julho, visto que a obra está na reta final. Neste momento, as equipes trabalham na conclusão das etapas de climatização do ambiente, jardinagem, construção de vagas para estacionamento, instalação de novos mobiliários, entre outros serviços complementares.

“O que o prefeito Emanuel Pinheiro nos solicitou foi que a antiga estrutura fosse completamente transformada, garantindo mais conforto para a população e aos servidores. Por isso, essas visitas que fazemos periodicamente são importantes. Por meio delas, conseguimos verificar se o que é realizado está de acordo com o nosso projeto e também fazer as adequações necessárias”, explica Júnior Leite.

O projeto de reforma do local foi elaborado pela própria Limpurb e recebeu o investimento aproximado de R$ 330 mil. A obra abrange a execução de serviços como: recuperação da cobertura, calha e rufos; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição de portas e forro; pintura interna e externa; e instalação de uma nova fachada.

“é uma obra que garante uma nova realidade para quem precisa desse espaço em um momento extremamente difícil, que é o da perda de um familiar ou amigo. Ao mesmo tempo, também estendemos esses benefícios para os trabalhadores que atuam no local, inclusive nos fins de semana e feriados, que terão uma melhor condição de exercer suas funções”, pontua o diretor-geral.

Leia mais:  Diretor-geral da Limpurb vistoria obra na Central Funerária e destaca transformação completa da estrutura

A CENTRAL FUNERÁRIA

A sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” foi inaugurada no ano de 2001 e desde então não passou por nenhuma grande reforma. Durante todo esse período, a estrutura, localizada na Rua Almeida Lara, 269 – Bandeirantes, recebeu apenas as manutenções periódicas e pequenos reparos.

Somando todos os tipos de serviços funerários, o local realiza uma média diária de cerca de 60 atendimentos. A Central funciona durante 24 horas e, além da Prefeitura de Cuiabá, conta ainda com a prestação de serviços feitos por cartórios, pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, e também pela administradora do cemitério Parque Bom Jesus.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Confira as vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal nesta sexta-feira (01)

Publicado

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando 702 vagas de emprego nesta sexta-feira (01).

As oportunidades são para os cargos de: açougueiro, analista de sistemas, assistente de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, camareira de hotel, caseiro, contador, corretor de imóveis, eletricista, engenheiro florestal, garçom, lavador de veículos, padeiro, técnico de edificações, vendedor interno, zelador, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato ainda pode fazer o agendamento por meio dos canais de atendimento e se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular.

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito lamenta falecimento de pai de servidor da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana