conecte-se conosco


CUIABÁ

Gestores recebem certificado de conclusão de curso de atualização profissional

Publicado

Gestores das 170 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino receberam na sexta-feira (10), os certificados de conclusão do curso de atualização profissional do Programa Escola de Gestores 2021-2022. Os 486 gestores, entre diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares concluíram o curso em dezembro do ano passado. Foram, no total sete módulos, com 100 horas-aulas ministradas no formato on-line, abordando temas relacionados às necessidades formativas prioritárias para o desenvolvimento das ações essenciais das rotinas de funcionamento das unidades educacionais.

Durante a cerimônia, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado parabenizou a equipe pelo sucesso do curso que mobilizou 100% dos gestores. Falou sobre os objetivos do Programa e homenageou a Profª. Ms. Mabel Strobel Moreira da Silva, patronesse da terceira turma da Escola de Gestores.

“A sociedade exige uma educação de qualidade. Por isso qualificamos constantemente os gestores dentro dos princípios de uma gestão humanizada, conforme a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Nesse processo, cada um construiu um saber especifico, mas o que temos como resultado maior é uma construção coletiva de saberes, que fortalece a gestão democrática e nos coloca em condições de enfrentar os desafios da Educação. Nós somos responsáveis e estamos comprometidos em levar adiante uma Educação de qualidade, equânime e inclusiva”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

A Prof. Ms. Mabel Estrobel agradeceu a homenagem e emocionada se disse orgulhosa de fazer parte da rede pública municipal de Educação. Falou sobre a importância do Programa Escola de Gestores, para a formação continuada dos profissionais e o papel da escola para o  futuro da sociedade. “Cada um dos gestores tem a grande tarefa de mobilizar pessoas em torno de um projeto pedagógico e, vestir de conhecimento os estudantes. A escola é uma produtora de conhecimento e os gestores empreendedores do futuro”, disse a madrinha da turma.

Leia mais:  Prefeito convoca população para vacinação contra a Influenza

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Batista da Cruz, Simone de Oliveira Souza foi uma das cursistas. “A formação continuada é imprescindível. Em relação ao curso de atualização profissional, foi um grande aprendizado. O curso foi ministrado por formadores da própria Secretaria, que conhecem a nossa realidade. Este é um grande legado da gestão, a possibilidade de aprimorarmos os nossos conhecimentos, para podermos acompanhar a modernização e o crescimento da Educação de Cuiabá”, destacou a diretora escolar.

A diretora da EMEB Celina Fialho Bezerra, Yaskara Seziane Marques, destacou a importância da formação para a gestão da unidade educacional. “A formação da Escola de Gestores me fez refletir sobre o papel da escola como órgão responsável pela educação, perceber entender que somos agentes que unem todas as esferas na instituição e por isso, somos responsáveis por criar um ambiente que torne os cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres apesar dos obstáculos que se apresentam. É preciso um trabalho de parceria entre professores, coordenação pedagógica, pais e alunos tanto na esfera pedagógica quanto na administrativa”, disse ela.

Participaram da cerimônia, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, a diretora de Gestão Educacional, Zileide Lucinda dos Santos, o presidente da Câmara da Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação, Hildeberto França de Paula, o presidente do Colegiado de Diretores da Rede Pública Municipal, Ednilson Albino de Carvalho, Helena Bortoloto, representante do Sintep-Cuiabá e o vereador Adevair Cabral, líder do Prefeito na Câmara Municipal.

Escola de Gestores

O Programa Escola de Gestores foi criado em 2019, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, para subsidiar a prática das equipes gestoras, criando um referencial de Gestão Democrática que auxilie a gestão escolar.

Leia mais:  Nota oficial sobre a questão envolvendo convênios entre a Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado

Nesta edição, o curso foi realizado totalmente online, com aulas em vídeos, disponibilizados numa plataforma dedicada à formação a distância (EAD). 

Em agosto tem início a segunda etapa do curso com a realização de 32 horas-aula divididas em módulos específicos, direcionados aos gestores das unidades educacionais que atendem estudantes da segunda e terceira infância, com temas voltados para a melhoria dos processos de alfabetização e letramento, em interface com o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Diretor-geral da Limpurb vistoria obra na Central Funerária e destaca transformação completa da estrutura

Publicado

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, realizou nesta sexta-feira (1), uma vistoria técnica na obra de reforma geral da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”. A ação teve como objetivo inspecionar a qualidade dos trabalhos já realizados no local e ainda alinhar os últimos detalhes que devem ser executados para a entrega da estrutura.

Conforme o diretor-geral, a previsão é de que a nova sede seja inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro ainda neste mês de julho, visto que a obra está na reta final. Neste momento, as equipes trabalham na conclusão das etapas de climatização do ambiente, jardinagem, construção de vagas para estacionamento, instalação de novos mobiliários, entre outros serviços complementares.

“O que o prefeito Emanuel Pinheiro nos solicitou foi que a antiga estrutura fosse completamente transformada, garantindo mais conforto para a população e aos servidores. Por isso, essas visitas que fazemos periodicamente são importantes. Por meio delas, conseguimos verificar se o que é realizado está de acordo com o nosso projeto e também fazer as adequações necessárias”, explica Júnior Leite.

O projeto de reforma do local foi elaborado pela própria Limpurb e recebeu o investimento aproximado de R$ 330 mil. A obra abrange a execução de serviços como: recuperação da cobertura, calha e rufos; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição de portas e forro; pintura interna e externa; e instalação de uma nova fachada.

“é uma obra que garante uma nova realidade para quem precisa desse espaço em um momento extremamente difícil, que é o da perda de um familiar ou amigo. Ao mesmo tempo, também estendemos esses benefícios para os trabalhadores que atuam no local, inclusive nos fins de semana e feriados, que terão uma melhor condição de exercer suas funções”, pontua o diretor-geral.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA - Emanuel entrega novo complexo esportivo no bairro Planalto

A CENTRAL FUNERÁRIA

A sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” foi inaugurada no ano de 2001 e desde então não passou por nenhuma grande reforma. Durante todo esse período, a estrutura, localizada na Rua Almeida Lara, 269 – Bandeirantes, recebeu apenas as manutenções periódicas e pequenos reparos.

Somando todos os tipos de serviços funerários, o local realiza uma média diária de cerca de 60 atendimentos. A Central funciona durante 24 horas e, além da Prefeitura de Cuiabá, conta ainda com a prestação de serviços feitos por cartórios, pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, e também pela administradora do cemitério Parque Bom Jesus.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Confira as vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal nesta sexta-feira (01)

Publicado

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando 702 vagas de emprego nesta sexta-feira (01).

As oportunidades são para os cargos de: açougueiro, analista de sistemas, assistente de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, camareira de hotel, caseiro, contador, corretor de imóveis, eletricista, engenheiro florestal, garçom, lavador de veículos, padeiro, técnico de edificações, vendedor interno, zelador, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato ainda pode fazer o agendamento por meio dos canais de atendimento e se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular.

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor e TDI
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana