conecte-se conosco


CUIABÁ

Emanuel destaca que TCE inova e quebra paradigmas ao se aproximar dos gestores municipais

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, parabenizou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) pela promoção do evento Interage TCE22. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Escola Superior de Contas, e reuniu gestores de 22 municípios os quais as contas de governo estão sob a relatoria do conselheiro Antonio Joaquim.

O Interage contou com a participação de representantes de oito unidades do TCE e teve como premissa o compartilhamento de informações e apresentação de produtos do órgão de controle externo que visam colaborar com as gestões. A iniciativa foi efetivada em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

De acordo com o chefe do Executivo de Cuiabá, a ação é louvável e altamente positiva para todos os gestores. Para ele, esse é mais um trabalho que reforça a forma inovadora como o TCE vem atuando e quebrando paradigmas ao deixar de ser um órgão que pensa apenas em medidas punitivas e agindo como uma entidade parceira.

“Quero parabenizar todos os conselheiros, na pessoa do nosso conselheiro José Carlos Novelli, por mais uma iniciativa extraordinária. O TCE está saindo daquela geração punitiva, dura e drástica. Agora, temos um parceiro que quer orientar, que quer esclarecer, preparar e qualificar os gestores municipais”, disse o prefeito.  

Emanuel destacou ainda que a maioria das cidades de Mato Grosso é de pequeno porte. Dessa forma, muitos prefeitos não têm uma estrutura jurídica, contábil e financeira adequada. Sendo assim, em sua avaliação, ações como esta, além de aproximar o Tribunal de Contas da base dos municípios, também qualifica e estimula o planejamento.

“Quem ganha com isso é a gestão pública e, principalmente, a população. Então, todo Tribunal de Contas está de parabéns, que está indo além de sua definição constitucional e mostrando que não pode haver esse distanciamento com as Prefeituras. Essa aproximação é necessária para uma grande maioria de gestores e Cuiabá não foge a regra”, completou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de Professor e TDI

O prefeito de Cuiabá também enfatizou que essa aproximação é importante para que todo Mato Grosso consiga aprimorar os investimentos dos recursos públicos. Segundo ele, essa parceria entre municípios, com monitoramento e acompanhamento, colabora para uma boa execução orçamentária e alcance dos resultados de interesse da sociedade.

“Os gestores precisam ter indicadores de que as políticas públicas executadas estão, realmente, alcançando seus objetivos e ter a certeza que a população está sendo beneficiada. Por isso, tenho muito orgulho e estou muito feliz de ter o Tribunal de Contas de Mato grosso caminhando ao lado de Cuiabá”, finalizou.

Também participaram do Interage TCE22 os secretários municipais de Governo, Luis Claudio, de Planejamento, Eder Galiciani, de Gestão, Ellaine Mendes, e a controladora-geral do Município, Mariana Cristina Ribeiro dos Santos. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Tradicional festa de São Benedito começa nesta quinta-feira (30) e conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

A celebração da tradicional festa de São Benedito será realizada a partir desta quinta-feira (30), na igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebraões religiosas do Centro-Oeste. Neste ano, o evento ocorrerá até o dia 3 de julho. A expectativa é reunir mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de evento, por meio da realização das missas, rezas de terços, o tradicional chá com bolo e a procissão.

“Como cuiabano e prefeito dessa capital lendária, tenho a honra de pelo quinto ano consecutivo, ser parceiro desta belíssima celebração, ao nosso segundo padroeiro que é São Benedito. Temos que manter viva essa tradição religiosa, porque a fé Cristã é uma característica do nosso povo e a festa de São Benedito, que é a maior do Centro Oeste, é apontada por meio de pesquisa como o movimento da cultura que mais simboliza a cara do povo cuiabano”, declara o prefeito.  

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, também destacou sobre a parceria e importância da celebração de São Benedito para a cultura cuiabana. “A população cuiabana tem muita fé e a festa de São Benedito faz parte da cultura Cuiabá, tendo um grande apelo popular diante dessa tradição. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de mais uma vez ser parceira desta celebração”, reforça o secretário.

O rei e a rainha da festa, William Campos e Ayrds Pivetta, afirmaram que, neste ano, um dos objetivos da festividade é angariar recursos para recuperação do santuário, tendo em vista, sua antiguidade. “Estamos esperando uma festa grandiosa de 300 anos. Queremos com isso, ajudar na reforma do prédio”, disseram. 

Leia mais:  Prefeitura recebe emenda para implantação de pontos de acesso à internet gratuita em Cuiabá

Confira a programação:

30/06 – 1º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

01/07 – 2º dia do tríduo (azul)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

02/07 – 3º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

03/07 – Dia da grande festa (vermelho)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

11h às 13h30 – Almoço com gastronomia regional

17h – Grande procissão da festa de São Benedito pelas ruas de Cuiabá

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Semob capacita colaboradores da Águas Cuiabá sobre sinalização temporária de obras

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ministrou aos colaboradores da concessionária de água e esgoto da Capital, Águas Cuiabá, capacitação técnica sobre ‘sinalização temporária de obras’. A iniciativa visa evitar que ocorra má sinalização no trânsito evitando transtornos aos motoristas e pedestres. O curso foi realizado na semana passada, na sede da Águas Cuiabá.
 
“A capacitação sobre sinalização temporária em vias que estão ocorrendo obras de drenagem ou similar visa garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. A iniciativa é uma parceria entre a Semob e a Águas Cuiabá. Vamos capacitá-los sempre que necessário para que não ocorram transtornos”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego.
 
O curso foi ministrado pelos agentes Raimundo Ribeiro e Reginaldo Leonel. “Foram 60 pessoas capacitadas nessa primeira turma e teremos mais duas. É a primeira vez que a Semob capacita os servidores da concessionária de água e esgoto. Foram aplicados os métodos corretos de sinalização que constam no Manual Brasileiro de Sinalização, do Código de Trânsito Brasileiro (CBT)”, comentou o  agente Raimundo.  
 
 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população 
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana