O projeto Escolha Saúde, executado pelo Laboratório Municipal em parceria com as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), está de volta para atender as comunidades rurais em Diamantino. As ações estiveram suspensas em razão da pandemia, mas foram retomadas no mês de junho no Assentamento Bojuí, onde foram atendidos mais de 60 pacientes.
De acordo com o biomédico Dr. Emerson de Sá, coordenador do Laboratório Municipal, “são ofertados desde exames simples como hemograma até os especiais em relação à dosagem de hormônios, sorológicos e outros”, comentou.
O público atendido varia entre criança, jovens, adultos e idosos, que recebem a consulta com médica e são encaminhados para a coleta de materiais para os exames. Quando há necessidade, as equipes se deslocam para fazer o atendimento domiciliar.
A enfermeira Kelia Abreu, coordenadora da ESF Bojuí, explicou que o atendimento é realizado após agendamento ou através de demanda espontânea. “Durante a consulta, o médico avalia a necessidade de realizar o exame e fazer o pedido. Com a ida da equipe do laboratório na unidade de saúde, é coletado material para análise e diagnóstico”, explicou.
A profissional da saúde falou ainda sobre a importância de facilitar o acessso à saúde da população que, sem o projeto, teria que se deslocar até a cidade para fazer os exames. “É uma ação de suma importância porque a distância entre a comunidade Bojuí e o Laboratório Municipal pode chegar a 50 quilômetros. Com a vinda do laboratório, a aproximação é facilitada para o paciente usufruir desse benefício que é a continuidade do atendimento através de exames laboratoriais”, explicou.
Atendimento domiciliar
Durante a ação, que ocorreu na última sexta-feira (24.06), equipes do Laboratório e da ESF se deslocaram até algumas residências de pacientes acamados e idosos que não têm condições de comparecer à unidade para receber o atendimento. A maioria desses usuários tem dificuldade de locomoção e dependem acompanhamento por profissionais em suas moradias.
Viviane Maria da Silva, agente comunitária de saúde que trabalha há 12 anos na comunidade Bojuí, conhece a situação dos moradores que precisam dos serviços de atenção domiciliar. A profissional comenta como o Escolha Saúde é uma ação que auxilia no cuidado da saúde dessas pessoas.
“Trabalhamos com planejamento para comunicar os pacientes sobre o dia que ocorrerá a ação. É uma comunidade com pessoas que têm condições de vir até a unidade de saúde e outras que dependem do atendimento domiciliar. São acamados, pessoas com problemas mentais, que precisam desse olhar diferenciado. Nós vamos até a casa desses pacientes e levamos esse atendimento”, completou.
Nos próximos meses serão atendidas as unidades de saúde do Posto Gil e Caeté. As datas serão informadas aos pacientes pelas equipes de saúde que atendem estas comunidades.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT