conecte-se conosco


DIAMANTINO

Dia dos Namorados se aproxima e Procon de Diamantino alerta consumidores para que não sejam lesados

Publicado

Neste domingo (12/06) é comemorado o Dia dos Namorados. A data é uma das que mais movimentam o comércio, pois tradicionalmente ocorrem trocas de presentes, jantares especiais, eventos comemorativos e até hospedagens em hotéis, por isso, tomar alguns cuidados podem ser fundamentais pra evitar problemas com os presentes. O Procon de Diamantino (MT) faz orientações importantes para que os consumidores não sejam lesados na compra dos presentes.

As dicas, de acordo com o conciliador Agliuço Santos, valem para quem pretende comprar presencialmente ou na forma online. Veja abaixo:

Antes de presentear a pessoa amada, reflita, faça orçamento, verifique a reputação da loja, seja física ou virtual. Consulte o CNPJ junto a Receita Federal, verifique os comentários no pós-venda e, se mesmo assim houver dúvidas, procure o PROCON – DIAMANTINO/MT.

Em caso de compras em lojas virtuais, evite links encaminhados ou disponibilizados nas redes sociais. Acesse ou preferencialmente, digite endereço eletrônico dos sites oficiais, já conhecidos, e, principalmente, desconfie dos preços baixos! REFLITA ANTES DE COMPRAR. DÊ PREFERÊNCIA AO COMÉRCIO LOCAL.

Os produtos adquiridos via internet ou por telefone, dão ao consumidor, o direito de arrependimento, podendo, no prazo máximo de 07 dias da compra ou do recebimento, que é considerado o “prazo de reflexão”, devolver o produto em perfeitas condições e receber o valor pago (art.49 do CDC).

Na compra de qualquer produto, verifique o prazo de garantia e exija a Nota Fiscal (art.39, inciso VIII do CDC). Para eventual troca ou reclamação, é importante a apresentação do documento fiscal. Importante frisar ainda que, toda “promessa” feita pelo vendedor, poderá ser discriminada na Nota Fiscal.

Para aqueles que já estão pensando em adquirir um imóvel para sua residência, fique atento com os juros e índices de reajuste. Faça um planejamento financeiro antes de assinar o contrato, pois o valor das parcelas sofrem atualizações, o que poderá inviabilizar o pagamento a longo prazo. Reflita, faça cálculos antes de comprar.

Leia mais:  Laboratório Municipal de Diamantino recebe capacitação em diagnóstico laboratorial de tuberculose pelo Lacen-MT

 Cuidado! Não existe “Consórcio Contemplado”.  Entenda a diferença: I) Consórcio é a reunião de pessoas, com prazo de duração e cotas previamente determinadas, que serão contempladas, por meio de sorteio ou lance; II) No empréstimo, o valor é liberado após a contratação diretamente ao consumidor; III) Já no financiamento, o valor é liberado diretamente ao vendedor, ficando o pagamento parcelado, a encargo do consumidor. Portanto, leia atentamente cada contrato, pois, trata-se de modalidades distintas de crédito.

Consumidor, anote todas as promessas do vendedor e verifique se as mesmas constam no contrato. Não se esqueça de anotar os números de protocolos de atendimentos.

Fique atento também com os “Empréstimos Consignados”. Não envie dados pessoais, fotos (selfie) ou documentos para “atualização cadastral” via Whats App ou SMS. No site do INSS, o consumidor pode restringir o acesso indesejado de terceiros ao seu beneficio, basta clicar no campo “BLOQUEADO PARA EMPRÉSTIMO”. NÃO ATENDA TELEFONES DE PESSOAS ESTRANHAS. Cadastra-se no programa não me perturbe. Caso queira contratar qualquer tipo de empréstimo, se dirija até uma instituição oficial.

“Estas são algumas orientações para os consumidores no dia dos Namorados. A felicidade é resultado de um bom planejamento”, alerta Agliuço Santos.

O Procon-Diamantino/MT está localizado na AV. Desembargador JPF Mendes , n.1569, Telefone (65) 3336-2124.

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Avaliação de hanseníase no Centro de Reabilitação de Diamantino entre 28 e 29 de junho

Publicado

A Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT), Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, por meio do seu Escritório Regional de Saúde localizado no município sede de Diamantino, e da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino, informam que nos dias 28 e 29 de junho/2022, estará fazendo avaliação de hanseníase em pessoas que apresentem os seguintes sinais e sintomas:

– Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor e/ou tátil (ao tato);

– Comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s) – geralmente espessamento (engrossamento) -, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;

– Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

– Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;

– Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;

– Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Se alguém apresenta alguns desses sinais e/ou sintomas ou já teve algum familiar em tratamento para hanseníase, é recomendado fazer a avaliação.

Para agendamento, ligar para a enfermeira Érica (65) 99945-6687.

Os exames serão feitos para a população de Diamantino e demais municípios que compõe a região centro norte:  Alto Paraguai, Nobres, Nortelândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.

Local: Centro de Reabilitação (endereço:  Rua 18 de Setembro, bairro Centro – Prox.  Ao mercado Polo Centro)

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governador Mauro Mendes libera mais de R$ 55 milhões em convênios para Diamantino
Continue lendo

DIAMANTINO

Dr. Manoel assina ordem de serviço para construção de passarela na ponte sobre o Rio Diamantino

Publicado

O prefeito Dr. Manoel Loureiro assinou ordem de serviço para que a empresa WIMSN Serralheria e Serviços Eireli Ltda dê início à obra de construção da passarela em estrutura metálica para pedestre na ponte sobre o Rio Diamantino, localizada na Avenida Municipal, sentido bairro da Ponte.

A ordem de serviço foi dada na manhã desta terça-feira (28.06), no gabinete do prefeito e na presença do secretário de Infraestrutura Edes Franciscato Beia e do vereador Arnildo Neto.

Orçada em R$ 120 mil, a obra vai restabelecer a segurança das pessoas que transitam pela ponte, principal via de acesso à Escola Lucinda Facchini.

“Hoje tivemos a felicidade de dar a ordem de serviço para a construção da passarela sobre a ponte do Rio Diamantino, que foi danificada, comprometendo a vida dos pedestres. Vamos garantir novamente a segurança dos usuários”, observou  Dr. Manoel Loureiro.

O secretário Edinho Beia explica que a passarela foi totalmente destruída com o temporal que assolou a cidade na madrugada do dia 17 de fevereiro deste ano.

“Nós fizemos todo o projeto para que a nova passarela seja construída toda em aço galvanizado, com protetores, para trazer segurança e durabilidade da obra para a população”, ressalta o secretário, frisando que foi necessário montar uma proteção de chapa de zinco para evitar acidentes, lembrando que o local tem um fluxo muito grande de pessoas, principalmente de crianças que frequentam a Escola Lucinda Facchini

A obra será realizada por dispensa de licitação com base em decreto emergencial e a previsão é de que seja entregue em 30 dias pela empresa contratada. 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Dr. Manoel assina ordem de serviço para construção de passarela na ponte sobre o Rio Diamantino
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana