Com gol decisivo de Patrick, no Morumbi, o Tricolor venceu o América-MG por 1 a 0 neste domingo (12) e entrou no G-4 do Campeonato Brasileiro de 2022 – enquanto aguarda o desfecho da 11ª rodada.
Com o resultado, o São Paulo detém agora 18 pontos e ocupa a terceira coloração. Na próxima quinta-feira (16), às 16h, no Nilton Santos, a equipe visitará o Botafogo pelo torneio nacional.
O triunfo deste final de semana foi especial para o lateral-direito Igor Vinícius, que deu a assistência para o gol de Patrick e se isolou como o dono da maior sequência invicta de um jogador do São Paulo no estádio do Morumbi, agora com 38 partidas sem derrotas em casa, superando Pedro Rocha (37).
Para encarar os mineiros, o time não contou com Gabriel Sara (cirurgia no tornozelo direito), Nikão (dores no tornozelo esquerdo), Talles Costa (entorse no tornozelo direito), Alisson (entorse no joelho direito), Moreira (entorse no tornozelo esquerdo), Diego Costa (edema no adutor direito) e Igor Gomes (suspenso), além de Arboleda (seleção equatoriana), Beraldo e Caio (seleção brasileira sub-20).
O técnico Rogério Ceni escalou a equipe com Jandrei; Pablo Maia, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Gabriel Neves, Luan, Nestor e Reinaldo; Luciano e Calleri.
No primeiro tempo, os visitantes criaram mais oportunidades e levaram perigo ao Tricolor, que conseguiu se defender e soube explorar o contragolpe.
Aos 28 minutos, os paulistas perderam o volante Luan, que sentiu dores musculares e foi substituído por Patrick.
E com poucos minutos em campo, aos 33, o Pantera Negra balançou as redes após rápido contra-ataque: Gabriel Neves desarmou no meio de campo e rolou para Nestor, que acionou Igor Vinícius pela direita. O lateral cruzou para Patrick, que apareceu com oportunismo para abrir o placar! 1 a 0!
Na volta para a etapa complementar, Ceni promoveu a entrada de Rigoni no lugar de Gabriel Neves. Mais tarde, Rafinha, Andrés Colorado e Welington também foram utilizados pelo treinador e deram ainda mais segurança defensiva ao time, que soube administrar a vantagem para derrotar o América-MG: 1 a 0.
SÃO PAULO x AMÉRICA-MG Local: Morumbi, em Sao Paulo (SP) Data: 12/06/2022 (domingo) Horário: 16h
SPFC: Jandrei; Pablo Maia, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Andrés, 32/2), Luan (Patrick, 28/1), Gabriel (Rigoni, Intervalo), Rodrigo Nestor e Reinaldo (Welington, 32/2); Luciano (Rafinha, 17/2) e Calleri. Téc: Rogério Ceni.
Gol: Patrick, 33/1
AME: Jailson; Patric, Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar, 35/2); Lucas Kal (Gustavinho, 22/2), Juninho e Alê; Felipe Azevedo (Arthur, 35/2), Everaldo (Henrique Almeida, 23/2) e Aloísio (Wellington Paulista, 15/2). Téc: Vagner Mancini.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF) Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF) Quarto Árbitro: Adriano de Assis Miranda (SP) Árbitro de Vídeo: Rafael Traci (SC) AVAR: Helton Nunes (SC)
Fora de casa, o Colorado foi superado pelo Colo-Colo-CHI, nesta noite de terça-feira (28/06), na partida de ida das oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana. Lucero e Solari marcaram os gols da vitória de 2 a 0 do time da casa, que fez valer o fator local para largar em vantagem no embate eliminatório.
O Inter voltará a campo no próximo sábado (02/07), às 19h, pelo Brasileirão. Fora de casa, o time de Mano Menezes enfrentará o Ceará em duelo da 14ª rodada do Nacional. Já o confronto de volta contra os chilenos está marcado para a terça-feira que vem (05/07), no Beira-Rio, às 21h30. Contamos com teu apoio na luta pela classificação!
Apoio da torcida será fundamental na semana que vem/Foto: Ricardo Duarte
Começo movimentado
Os chilenos demonstraram sua simpatia pelos escapes em velocidade ainda no primeiro minuto, quando Solari recebeu com espaço na área colorada e finalizou por baixo. Sem rebote, Daniel defendeu. Pouco depois, quem interceptou chegadas rivais pela direita foi Mercado, preciso para travar Lucero aos quatro e aos seis.
Daniel voltou a trabalhar aos sete, diante de cabeceio de Pávez. O rival teve espaço para finalizar, mas não desviou com força. Servido por Heitor, Johnny respondeu segundos mais tarde, quando seu canhotaço morreu nos braços de Cortés. O escape do volante incendiou o Inter, que quase abriu a conta aos nove. Acionado por Alan, Pedro Henrique mandou uma bomba que passou de Cortés, mas explodiu no poste.
Pedro Henrique quase abriu o placar no começo de jogo/Foto: Ricardo Duarte
Postergando o movimentado início de confronto, Lucero abriu o placar aos 12 e quase ampliou nos minutos 16 e 17. Frente ao bom momento do adversário, o Inter tratou, primeiro, de equilibrar a posse de bola. Depois, voltou a assustar com Alan, que apareceu nas costas de Alemão, recebeu o pivô do centroavante e só não empatou por corte decisivo da marcação rival. Já atrás, Mercado seguiu com desarmes importantes para conter o ímpeto local.
Se o primeiro tempo foi inaugurado com jogo bastante aberto, o recomeço de partida correu muito mais truncado, e o roteiro favoreceu o Colo-Colo, que marcou o seu aos nove. Após grande confusão na intermediária de ataque mandante, Solari invadiu a área vermelha e finalizou rasteiro para anotar o segundo chileno.
Segundo tempo foi bastante truncado/Foto: Ricardo Duarte
Daí em diante, os erros de passe roubaram os holofotes do embate, que tinha o 2 a 0 encaminhado como resultado final até os 43, instante em que Estêvão descontou para o Inter. Inicialmente confirmado, o lance foi anulado após longa consulta do árbitro ao VAR. Na próxima terça-feira (05/07), o Clube do Povo contará com o apoio de sua torcida para reverter a desvantagem e buscar a classificação às quartas da América.
Primeiro tempo
1min – Solari recebe de Leo Gil e chuta por baixo. Daniel encaixa.
6min – Falcon, de cabeça, serve Pávez, que tem espaço em frente ao gol vermelho. Sem força, porém, ele manda nos braços de Daniel.
7min – Valeu, Johnny! Da entrada da área, volante arrisca de perna canhota. Goleiro encaixa.
9min – NA TRAAAAAAAAAAAAAVE! Alan Patrick estica jogo para Pedro Henrique, que domina na quina esquerda da grande área, corta para dentro e solta a bomba. Ela passa do goleiro, mas explode no poste chileno.
12min – Lucero recebe de Costa e abre o placar para os donos da casa.
16min – Pela direita da área colorada, Solari finaliza cruzado e rasteiro. A bola passa em frente a Daniel e fica longa para Lucero, saindo pela linha de fundo. Árbitro indicou escanteio.
17min – Após escanteio cobrado na primeira trave, Lucero fica com a posse na esquerda da pequena área do Inter e tenta de bicicleta. Mandou para fora.
27min – Com dores, Renê deixa o campo. Entra Moisés.
30min – TIIIIIIIIIRA A ZAGA! Alemão ganha da marcação no corpo e deixa para Alan Patrick, que invade a área e arrisca de perna direita. No limite, rival consegue o corte.
33min – Costa, pela esquerda, chega até as cercanias da pequena área colorada e tenta de canhota. Forte, ela sai em tiro de meta.
47min – Após longa consulta ao VAR, árbitro anula o gol colorado. Indicou infração na origem da jogada.
47min – Por reclamação, Mauricio leva o amarelo.
48min – Gutiérrez vem a campo no lugar de Solari.
49min – Mais cinco.
54min – Partida encerrada.
Ficha técnica:
Colo-Colo (2): Cortés; Opazo, Falcon, Zaldivia e Suazo; Fuentes (Pizarro), Leonardo Gil e Pavez; Solari (Gutiérrez), Lucero e Costa. Técnico: Gustavo Quinteros.
Internacional (0): Daniel; Heitor (Rodrigo Moledo), Mercado, Vitão e Renê (Moisés); Gabriel (Mauricio), Johnny, Edenilson, Alan Patrick (David) e Pedro Henrique (Estêvão); Alemão. Técnico: Mano Menezes.
Gols: Lucero, aos 12’/1ºT, e Solari, aos 9’/2ºT (C).
Cartões amarelos: Fuentes e Lucero (C). Gabriel e Mauricio (I).
Arbitragem: Patricio Loustau, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Facundo Rodrigues. Quarto árbitro: Fernando Echenique. VAR: German Delfino.
Na noite desta terça-feira (28), o Corinthians entrou em campo para mais um compromisso importante na CONMEBOL Libertadores. Pelo primeiro jogo das oitavas de final, o Timão encarou o Boca Juniors-ARG, em Itaquera, e ficou no empate por 0 a 0.
Com o resultado, nenhuma das equipes leva vantagem para a partida de volta, que acontece no estádio da La Bombonera, em Buenos Aires, na terça-feira (5). O vencedor avançará para as quartas de final e, em caso de empate, a vaga será decidida nas penalidades.
Escalação
O técnico Vítor Pereira iniciou o confronto com a seguinte escalação: Cássio, Fagner, João Victor, Raul Gustavo, Lucas Piton, Roni, Giuliano, Adson, Willian, Róger Guedes e Gustavo Mantuan. Durante o jogo, também entraram Bruno Méndez, João Pedro, Jr. Moraes e Fábio Santos. Ainda estavam no banco de reservas: Ivan, Biro, Matheus Araújo, Bruno Melo, Robert, Xavier, Felipe e Giovane. .
Bola em jogo!
O Coringão começou aproveitando o embalo do apoio da Fiel e partiu para cima da equipe argentina, em busca de oportunidades de gols.
Por outro lado, o time argentino conseguiu segurar as primeiras ações ofensivas alvinegras. A primeira boa chance do Timão aconteceu aos 14 minutos. Adson tocou para Róger Guedes, que limpou o zagueiro e tocou para Giuliano na pequena área. Ele recebeu, foi cercado, e foi travado na hora da finalização.
Nos minutos seguintes, a partida ficou mais concentrada no meio-campo, com mais divididas e poucas chances criadas para ambas as equipes. O Corinthians voltou a assustar a defesa do Boca Juniors-ARG aos 36 minutos, quando Adson fez linda jogada pela ponta direita, cortou para o meio e finalizou bem, mas a bola passou triscando a trave direita do goleiro adversário.
Antes do fim do primeiro tempo o Timão teve a chance mais clara de gol. Aos 40 minutos, o árbitro assinalou pênalti para o Corinthians após o defensor argentino acertar o braço no rosto de Gustavo Mantuan. No entanto, o goleiro defendeu a cobrança de Róger Guedes. Fim de primeiro tempo, 0 a 0.
Segundo tempo
O Timão iniciou a segunda etapa com uma alteração na equipe. Fagner sentiu um desconforto e deixou o gramado para a entrada de Bruno Méndez, fazendo sua reestreia pelo Alvinegro.
A primeira boa chance foi logo no primeiro minuto. Willian fez ótima jogada, costurou a zaga do Boca e cruzou para trás. Giuliano bateu de primeira na zaga. No rebote, Gustavo Mantuan finalizou, a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo.
Mais tarde, aos 13 minutos, quem chegou com perigo foi Willian. Após cobrança de falta, o camisa 10 carregou a bola, limpou e mandou uma bomba de fora da área, mas a bola foi para fora.
Aos 20 minutos, Adson quase abriu o placar na casa corinthiana. Roni começou a jogada e tocou para Mantuan, que cruzou rasteiro para trás. Adson pegou de primeira, mas a bola subiu demais.
Aos 35 minutos, o técnico Vítor Pereira realizou mais duas alterações no Timão. Entraram João Pedro e Jr. Moraes e saíram Róger Guedes e Adson.
Willian acabou sentindo o ombro após queda de mal jeito e foi substituído aos 45 minutos. Em seu lugar, entrou Fábio Santos. Após cinco minutos de acréscimos, o árbitro apitou o fim da partida. Primeiro jogo das oitavas de final sem gols.
Próximo jogo
O Corinthians volta a entrar em campo no próximo sábado (2), contra a equipe do Fluminense, no estádio do Maracanã, às 16h30, em jogo válido pela 15ª rodada do Brasileirão 2022.