conecte-se conosco


ENTRETENIMENTO

10 destinos sustentáveis para conhecer pelo Brasil

Publicado

source
10 destinos sustentáveis para conhecer pelo Brasil
Redação EdiCase

10 destinos sustentáveis para conhecer pelo Brasil

Confira também acomodações nesses destinos que são reconhecidas por medidas em prol do meio ambiente e das comunidades locais

A Booking.com divulgou recentemente os resultados do Relatório de Viagens Sustentáveis 2022, maior pesquisa já realizada sobre o assunto pela plataforma, com mais de 30.000 viajantes de 32 países. O estudo apontou que nove em cada dez (93%) brasileiros pretendem se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano.

Viaje de forma sustentável

Para ajudar os viajantes a encontrarem essas propriedades de forma fácil e prática, a Booking.com criou, no fim do ano passado, o selo Viagens Sustentáveis, que reconhece esforços de sustentabilidade adotados por acomodações. Há ainda um filtro que os viajantes podem utilizar quando fizerem uma busca na plataforma, que seleciona apenas propriedades que possuam o selo.

Pensando nisso, a plataforma realizou um levantamento de dados e descobriu os destinos brasileiros que têm a maior proporção de acomodações participantes do programa Viagens Sustentáveis, ou seja, que foram reconhecidas pelas medidas tomadas em prol do meio ambiente e das comunidades locais, e que são perfeitas para quem quer viajar de forma mais consciente.

1. Búzios, Rio de Janeiro

Famoso pelas belezas naturais, Búzios é o destino brasileiro com a maior proporção de acomodações participantes do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com.

Ideal para quem busca por um turismo mais ecológico , o local possui áreas de preservação da Mata Atlântica, como a Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, que abrange as praias de Caravelas e José Gonçalves e se estende até Cabo Frio. Para quem quer curtir a natureza e conhecer a biodiversidade de Búzios, vale fazer trilhas, mergulhos e até se aventurar em um esporte aquático, como o  kitesurf .

Onde se hospedar

A Pousada Vila do Mar está localizada bem próxima à Praia do Canto e à Rua das Pedras, com decoração que mantém o estilo vilarejo pesqueiro de Búzios. Rodeada por áreas verdes, a acomodação utiliza ingredientes orgânicos e locais e não utiliza plásticos descartáveis.

2. Ilhabela, São Paulo

Outro destino conhecido pelas experiências ao ar livre, a Ilha, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, oferece um pouco de tudo aos visitantes: lindas praias, trilhas de diferentes níveis, mirantes panorâmicos, biodiversidade e cachoeiras.

Um bom local para ter esse tipo de experiência é o Parque Estadual de Ilhabela, um parque-arquipélago de 27 mil hectares, que preserva os diferentes ecossistemas e biodiversidade da região, além da cultura caiçara. Outras atividades indicadas para aproveitar a natureza local é ver o nascer do sol na praia de Castelhanos e mergulhar para observar diversos naufrágios e a vida marinha local.

> 5 parques temáticos e aquáticos para curtir em família pelo Brasil

Leia mais:  Paulo André se defende após polêmica com Arthur: ‘Nunca desmereci’

Onde se hospedar

O Reserva Ilhabela é um chalé próximo a trilhas para caminhadas e fica localizado a apenas 3 minutos a pé da praia. O local é bem integrado à natureza e oferece terraço ao ar livre e quartos aconchegantes com varanda. Entre as medidas de sustentabilidade adotadas, o chalé disponibiliza lixeiras de coleta seletiva e utiliza lâmpadas que economizam energia.

3. João Pessoa, Paraíba

A capital da Paraíba é outro destino recomendado para quem está procurando por acomodações que se preocupam com o meio ambiente. Um destino para quem busca tranquilidade , João Pessoa oferece uma bela costa e piscinas naturais. Uma dica é assistir ao pôr do sol na praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel, um passeio bem conhecido na região.

A cerca de 70 Km ao norte da cidade, é possível visitar a Barra de Mamanguape, localizada no município de Rio Tinto. A área de proteção ambiental oferece trilhas e passeios de barco para observação dos peixes-boi marinhos que vivem ali.

Onde se hospedar

O Verdegreen Hotel é uma acomodação ecológica que fica localizada de frente para a Praia de Manaíra. O local disponibiliza piscina ao ar livre com vista para o mar, jardim suspenso, academia e sauna, além de oferecer sessões de massagem e restaurante. O hotel também compensa parte de sua pegada de carbono e parte de sua receita é investida em projetos de sustentabilidade.

4. Paraty, Rio de Janeiro

alt
Experiências ecológicas em Paraty (Imagem: Oca Paraty Chalé Ecológico)

Paraty é uma mistura de história, cultura e belezas naturais. Além dos passeios mais tradicionais, das praias e de seu charmoso centrinho preservado, é possível ter outros tipos de experiência na região, como visitar uma fazenda do século XVII, com sua produção de agrofloresta e horta, que abastecem o restaurante local.

Além disso, existem seis unidades de conservação ambiental em Paraty, como parques e reserva ecológica, e o destino também investe em turismo de base comunitária, de forma a preservar e valorizar sua biodiversidade e as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras da região.

Onde se hospedar

O Oca Paraty Chalé Ecológico é uma acomodação localizada no meio da natureza e a apenas meio quilômetro das cachoeiras Tobogã. O local oferece cozinha equipada, área de estar e para refeições, além de quartos que acomodam até quatro pessoas. A propriedade possui um rio e é um ótimo local para observar pássaros.

5. Porto de Galinhas, Pernambuco

Não dá para falar de Porto de Galinhas sem mencionar a água cristalina de temperaturas mornas e as piscinas naturais e cheias de peixes, alguns dos atributos convidativos desse destino de sombra e água fresca. Mas a localidade também chama a atenção por algumas iniciativas em favor do turismo sustentável. O Coalizão pelos Corais, por exemplo, é um programa de turismo científico que busca integrar a comunidade local da cidade à resolução da degradação dos recifes e da demanda por novos passeios.

Leia mais:  Eric Clapton: ouça a trilha sonora de "Nothing But The Blues"

Onde se hospedar

A Pousada Xalés de Maracaípe permite que o hóspede fique, literalmente, com os pés na areia logo ao sair do quarto. Há diversas atividades ao ar livre, redes disponíveis para quem quer cochilar com o barulho do mar e serviços de massagem. No buffet de café da manhã, é possível degustar frutas da estação, tapioca, sucos e bolos.

6. Porto Seguro, Bahia

alt
Estadia em Porto Seguro (Imagem: Best Western Shalimar Praia Hotel)

Porto Seguro já era uma cidade bem famosa, mas, ultimamente, começou a ficar ainda mais desejada devido à popularidade que os distritos de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva alcançaram. Mas a localidade não é feita só da beleza desses destinos. Se o viajante procura aventura, cultura e diversão, o Arraial d’Ajuda Eco Parque conta com atrações para todas as idades em um dos mais famosos parques aquáticos ecológicos do mundo.

Além disso, o litoral da cidade baiana abriga o Parque Marinho Recife de Fora, que tem foco na conservação de sua biodiversidade, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. O local recebe visitantes e oferece ponto de mergulho.

Onde se hospedar

Basta 1 minuto de caminhada do Best Western Shalimar Praia Hotel para que o viajante chegue à praia. E como se isso não bastasse, neste paraíso em meio às árvores, os hóspedes dispõem de diversas atrações, podem alugar bicicletas, fazer sauna e hidromassagem ou jogar uma partida de bilhar para se divertir. Como medidas de sustentabilidade, a propriedade utiliza energia elétrica 100% renovável e oferece passeios organizados por guias e negócios locais.

Pantanal: conheça o principal destino de turismo ecológico do país

7. Campos do Jordão, São Paulo

Conhecido por seus atrativos de inverno no interior paulista, o destino abriga o Parque Estadual de Campos do Jordão, com mais de 8 mil hectares de área, que permite diversas atividades de ecoturismo, incluindo 12 Km de trilhas, tirolesas, arvorismo e aluguel de bicicletas. Há ainda outras oportunidades para conhecer a natureza de Campos do Jordão, como a Vista Chinesa, um mirante com vista para a Serra da Mantiqueira, ou as trilhas do Bosque do Silêncio.

Onde se hospedar

O viajante pode escolher ficar na suíte chocolate ao leite, suíte chocolate amargo ou suíte chocolate branco. Esses são alguns dos divertidos nomes da Casa Sabor Chocolate, um Cama e Café (B&B) charmoso, que também preza pela sustentabilidade. O local conta com áreas verdes e não utiliza garrafas e canudos plásticos descartáveis, entre outras medidas.

8. Fortaleza, Ceará

alt
Hotel localizado em frente a praia (Imagem: Hotel Sonata de Iracema)

A capital cearense é a casa do Parque Estadual do Cocó, maior parque natural localizado em área urbana das regiões Norte e Nordeste. Para quem gosta de atividades na natureza, o local oferece mais de 2 Km de trilhas interligadas para caminhadas. Há ainda um meliponário, que preza pela conservação de abelhas nativas sem ferrão e onde ocorrem ações de educação ambiental.

Leia mais:  ‘Viveria tudo de novo’, diz Evandro Santo após um ano longe das drogas

Fortaleza também tem uma Área de Relevante Interesse Ecológico, a Floresta do Curió, para preservação da Mata Atlântica, com atividades para crianças e adultos. E para conhecer mais a cidade, vale fazer um passeio privativo personalizado por Fortaleza.

Onde se hospedar

O Hotel Sonata de Iracema está localizado de frente para a Praia de Iracema. Além de uma piscina, os viajantes também podem aproveitar o restaurante e o bar da acomodação. Como faz parte do programa Viagens Sustentáveis, da Booking.com, a propriedade adota medidas como lixeiras para coleta seletiva, chuveiros com baixo consumo de água e oferece aluguel de bicicleta, para deixar a estadia mais sustentável.

> Canela: conheça um dos melhores destinos na região da Serra Gaúcha

9. Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Quem vai a Arraial do Cabo, nunca mais se esquece do azul cristalino das águas e da beleza natural dessa cidade litorânea. Um jeito comum de explorar pontos turísticos como a Fenda da Nossa Senhora, a Pedra do Macaco e a Gruta do Lago Azul, todos eles em ambiente marítimo, é embarcando em um dos barcos que realizam passeios diariamente. Mas o viajante deve lembrar-se de preservar a vida marinha nessa que é considerada a Capital do Mergulho.

Onde se hospedar

O Hostel A Coroa está localizado em um bairro tranquilo, perto da Praia dos Anjos, onde o visitante desfruta de uma das diversas vistas privilegiadas de Arraial do Cabo. A estrutura foi pensada para priorizar as áreas de encontro e diversão dos hóspedes, a fim de que compartilhem momentos e vivam ao máximo a experiência de viajar. A acomodação oferece informações sobre ecossistemas, patrimônio e cultura da região, além de orientar os visitantes sobre os costumes adequados.

10. Maceió, Alagoas

alt
Hostel ideal para viagens entre amigos (Imagem: Wanderlust Hostel)

Alagoas é um estado repleto de belezas naturais, com muitas atividades voltadas para o ecoturismo na capital e arredores. Experiências para conhecer a vida marinha da região não faltam, como passeios de jangada até piscinas naturais e mergulhos, além de oportunidades de esportes marítimos, como surfe e  stand-up paddle . Em terra firme, vale conhecer o Parque Municipal de Maceió e o Parque do Horto, áreas de preservação ambiental com espécies nativas da Mata Atlântica, que contam com trilhas para caminhadas e observação de animais.

Onde se hospedar

O Wanderlust Hostel tem uma atmosfera bem jovem, ideal para quem faz viagens entre amigos ou até sozinho. Ele está localizado a menos de 1 km da Praia de Ponta Verde, tem transfer do aeroporto e um bar com drinks especiais. Também é possível alugar uma bicicleta no local e conhecer os arredores sem poluir o meio ambiente.

México: 4 lugares incríveis que você precisa conhecer

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
publicidade

ENTRETENIMENTO

Morre Jadson Neiff, dançarino de brega-funk

Publicado

Jadson Neiff
Reprodução/ Instagram

Jadson Neiff

Nesta quarta-feira (29), o dançarino de brega-funk Jadson dos Santos Estevão, conhecido como Jadson Neiff morreu no Recife. Ele sofreu um acidente de moto na BR-232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mara de Pernambuco. O artista de 22 anos, que fazia parte do grupo Os Neiffs, foi levado para o Hospital da Restauração, no Centro do Recife, mas não resistiu. 

O grupo Os Neiffs era composto por jovens de comunidades no Recife que cantam e dançam brega-funk na periferia. O grupo é conhecido nas redes sociais e possui mais de 800 mil seguidores no Instagram. Jadson, por sua vez, tinha 1,5 milhão de seguidores.


Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Leia mais:  Grávida de gêmeos, Isabella Scherer conta que foi internada
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

Após acidente, Rodrigo Mussi fica de cama por problema no estômago

Publicado

Nesta quarta-feira (29), Rodrigo Mussi explicou para os seguidores porque estava sumidos das redes sociais. O gerente comercial disse que estava de cama por um problema no estômago.

“Não sumi, não. É que ontem fiquei muito doente, de cama mesmo, tive um problema enorme no estômago, mas já estou melhorzinho, melhorando”, disse ele no Instagram.

Em seguida, Rodrigo falou de alguns comentários que tem recebido: “Estou vendo o pessoal falar ‘que fase’. Mas está bom, que fase, mas estou voltando. Pode vir quaquer coisa, que vou tentar até o final”.

O ex-BBB se recupera de uma grave acidente de carro, que sofreu no final de março deste ano. Na ocasião, ele sofreu traumatismo crâniano e lesões na perna, por isso ficou internado na UTI e passou por cirurgias. 

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Leia mais:  Karol Conká afirma ser sapiossexual e que não lembra de beijo em Bill
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana