conecte-se conosco


ENTRETENIMENTO

‘Torre das Guerreiras’ traz trajetória de Ana Maria Ramos Estevão

Publicado

source
Livro tem prefácio feito por Dilma Rousseff
Reprodução 13.05.2022

Livro tem prefácio feito por Dilma Rousseff

Presa três vezes durante a ditadura militar brasileira (1964 – 1985) e exilada em Paris, Ana Maria Ramos Estevão contou sua história em um livro de memórias que chamou de “Torre das Guerreiras” (Ed. 106 memórias) uma referência à Torre das Donzelas, nome dado ao local onde as mulheres presas na ditadura eram levadas. 

E sobre o nome do livro Ana Maria fez uma observação muito interessante sobre como as histórias, em especial as infantis, nomeiam as cadeias: Homens presos em calabouços e mulheres sempre em Torres. Lembram da Rapunzel, Bela Adormecida? E durante a ditadura a realidade imitou os contos de fadas, pois de fato a cadeia feminina era uma Torre. 

Ana Maria relata tudo com muita coragem, pois absolutamente não deve ser fácil reviver toda a história, os momentos de terror e tortura que passou presa. Conta inclusive como viu e ouviu companheiros serem torturados para que delatassem outros. Narra também o quanto esse momento iniciado em 1970 com a primeira prisão reverberou muito tempo em sua vida: “O exacerbamento do meu instinto de sobrevivência e a mudez perante grande público são marcas deixadas pela tortura e que trago até hoje”, conta a autora.

Na Torre das Guerreiras, Ana Maria ficou presa com a ex-presidenta Dilma Rousseff, que inclusive escreveu o prefácio, e em relato conta curiosidades sobre a personalidade de Dilma como seu tom de voz ser “invariavelmente professoral e de comando” e que era ela quem apelidava as mulheres. Além da ex-presidenta também estiveram Maria do Carmo Campelo (já falecida), Eliana Rollemberg, Guiomar Silva e tantas outras guerreiras. 

Leia mais:  Dynho Alves lança perfil em plataforma de conteúdos adultos

Livros assim, com memórias sobre torturas, cárceres sem chance de defesa, sempre fazem nos questionar sobre nossas escolhas, sobre o que aconteceria, ou onde estaríamos se tivéssemos feito outras escolhas, Ana Maria diz: “Tenho certeza que não faria outra escolha, mesmo vendo depois de tanto tempo tenho minha consciência em paz e a certeza de que aquele era o melhor caminho no contexto da época”. 

Embora  o período relatado no livro seja bastante sombrio e pouco debatido abertamente, os livros têm sido o melhor meio para que histórias como essa se perpetuem. E livros de memórias, que trazem tudo tão vívido e detalhado, se tornam ainda mais importantes. Nunca será fácil, imagino, falar ou relembrar momentos como esses, mas é de extrema importância essa coragem de expor e falar sobre uma parte da nossa história que muitos ou tentam abafar ou até enaltecer. 

Para pautas e sugestões:  [email protected]

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
publicidade

ENTRETENIMENTO

‘Túnel do Amor’: reality exibe cena de sexo entre mulheres

Publicado

source
Marina e Grazi em 'Túnel do Amor
Reprodução/Multishow

Marina e Grazi em ‘Túnel do Amor”


O reality do canal pago Multishow, “Túnel do Amor”, exibiu nesta segunda-feira (16), uma cena de sexo entre duas participantes. Grazi Ramos, que entrou no programa junto com a amiga Lorena Collins, aproveitou a primeira noite no confinamento com Marina Fernandes.

Marina afirmou que desde o momento em que Grazi chegou no reality, já estava rolando um flerte. Como ela queria usar a suíte especial, investiu. “Eu queria muito usar a suíte. Vi que a Grazi era mais pra frente, flertarmos a noite inteira, desde que ela chegou. Rolaram muitas brincadeiras. Foi maravilhoso perceber que existia abertura e eu poderia realizar esse meu desejo de estar na suíte”, disse.


As duas aprovaram a noite, e Marina agradeceu: “Muito obrigado, quartinho do sexo. A pele hoje está tinindo, já que tirei o atraso de tanto tempo sem transar”, disse. Grazi, também gostou da experiência da sua primeira noite em “Túnel do Amor”: “A gente transou pra p*rra! Foi tão legal, foi tão bom!” acrescentou.

Apesar da noite intensa, Lorena já tem um date marcado para o próximo episódio. Ela escolheu Carla Moraes como seu primeiro date no programa. Este momento também será o encontro entre mulheres no reality show apresentado por Marcos Mion.


Fonte: IG GENTE
Leia mais:  Eslovênia nega convite a Natália e ex-BBB reage: 'Errada não está'

Comentários Facebook
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

RedeTV! altera grade para resgatar audiência; JK e Claudete se dão bem

Publicado

source
João Kleber e Claudete Troiano ganham mais espaço na RedeTV!
Reprodução/RedeTV!

João Kleber e Claudete Troiano ganham mais espaço na RedeTV!


Antes mesmo de completar um mês do lançamento de sua grade matinal, a RedeTV! já sentiu os efeitos das mudanças e agora quer resgatar a audiência perdida enquanto é tempo. E a partir de segunda-feira (23), os programas serão redistribuídos em sua programação, privilegiando João Kleber e Claudete Troiano.


Após uma avaliação interna, detectou-se que a posição em que o Bom Dia Você foi encaixado prejudicou os programas dos veteranos, que vinham apresentando resultados satisfatórios para a emissora. E por conta disso, o programa de Alinne Prado e Eri Johnson perderá quase metade do tempo de duração.

Na nova grade, o matinal recém-lançado entrará no ar às 8h45 e encerrará às 10h, perdendo 45 minutos. Além disso, é importante observar que entre 8h45 e 9h30 a grade não é nacional. Isso significa que todas as afiliadas da RedeTV! podem exibir produções próprias ou infomerciais no horário. O Bom Dia Você, que atualmente é transmitido para todo país por duas horas diárias, passará a ter apenas 30 minutos na programação nacional.

Na sequência, entrará no ar o Você na TV, com João Kleber, que ganhou mais 25 minutos de arte. Atualmente, o programa vai ao ar das 8h45 às 10h, e passará a ser exibido das 10h às 11h40.

Claudete Troiano e o seu Vou Te Contar também foi privilegiada e ganhou mais 20 minutos de duração. A “rainha do merchan” da RedeTV!, que chega a fazer oito ações comerciais por dia, de fato estava precisando de mais tempo para distribuir melhor seu conteúdo. O programa será exibido das 11h40 às 13h.

Leia mais:  Dynho Alves lança perfil em plataforma de conteúdos adultos

Com isso, a programação matinal da RedeTV! passará a ficar da seguinte maneira a partir de segunda-feira (23):

  • 8h45 às 10h – Bom Dia Você
  • 10h às 11h40 – Você na TV
  • 11h40 às 13h – Vou Te Contar
Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana