conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeitura participa de treinamento da CGU referente ao recebimento de denúncias

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá participou, na manhã desta terça-feira (03), de uma capacitação realizada pela Controladoria Geral da União (CGM) pertinentes ao recebimento e tratamento de denúncias referente aos crimes de assédio moral e sexual. O evento ocorreu no auditório da Controladoria Geral do Município (CGM) e contou com a presença de coordenadores de diversas secretarias que compõem o Executivo Municipal. 

O conteúdo abordado tem como finalidade enfatizar a disparidade entre manifestações e denúncias, informando sobre as formas corretas que os servidores devem agir e proceder diante de situações como estas. 

O ouvidor-geral do município, Heitor Reyes, um dos grandes parceiros na elaboração da cartilha de prevenção e combate à crimes dessa natureza. Ele pontuou ainda que esse é o primeiro passo dado pela Gestão Emanuel Pinheiro rumo ao encaminhamento e tratamento correto dos casos. “Esse curso vai ser difundido em todas as secretarias da prefeitura, começando pelas lideranças. Desta forma estamos oferecendo todo o suporte para que a situações caminhem de forma coerente, além das respostas às vítimas”, comentou. 

A coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP), Geórgia Pompéu frisou que a prática abrange diferentes comportamentos, sejam elas por supostas irregularidades ou não. “Tratamos de denúncias, o assédio moral e sexual, mas outros assuntos também comunicamos a melhor maneira de lidar. Essa ação faz parte do programa Profoco da CGU que é de fortalecimento das ouvidorias e a Prefeitura de Cuiabá faz parte da nossa rede nacional”, comentou. 

A secretária-adjunta da Secretaria da Mulher, Eliz Prates afirmou que o trabalho do comitê não se limita apenas ao lançamento da cartilha, mas sim permanente, a fim de erradicar as condutas ilegais. “É fundamental essa capacitação, pois nos dá mais elementos para orientar e fazer com que as pessoas compreendam o quanto nocivo pode ser o assédio dentro das instituições públicas”, completou. 

Leia mais:  Prefeitura adere a Semana Nacional do MEI 2022 e oferta serviços gratuitos à população

Ao todo mais de 29 servidores participaram do curso com a carga horária total de quatro horas. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Estudantes da rede pública municipal de ensino, atendidas pelo projeto Enxergar é Humanizar, recebem óculos

Publicado

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Deputado Ulisses Silveira Guimarães, localizada no bairro Ouro Fino, Regional Norte, atendidos pelo Projeto Enxergar é Humanizar, receberam nesta segunda-feira (13), os seus óculos. Idealizado pela primeira dama Márcia Pinheiro em 2019 e, após ter sido suspenso em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia, o projeto foi retomado este ano, visando atender os estudantes das series iniciais.

Na última sexta-feira (13), durante um encontro com diretores das unidades educacionais, o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama Márcia Pinheiro, fizeram as primeiras entregas do Enxergar é Humanizar 2022. “Muitos estudantes têm dificuldade de aprender porque dependem de óculos. Muitos pais não sabem ou não tem oportunidade, nem recursos para buscar esse atendimento. Este ano serão pretendemos entregar mil óculos este ano, mas iremos entregar o quanto precisar para atender os estudantes. Esse é um investimento na humanização, na melhoria de vida das crianças e na educação”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o projeto é um dos pilares das ações estratégicas da política Educacional do município de Cuiabá sendo suporte às ações do Programa de Alfabetização Cuiabana (ProAC). Em 2019 o projeto atendeu os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Retomado em abril desde ano, com um novo formato, passou a atender estudantes do 1º ao 6º Ano.

“O objetivo é avaliar e monitorar as aprendizagens das crianças. Os professores fazem o primeiro monitoramento, e os estudantes que apresentam déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão são encaminhados para a realização de exames de optometria. Esse exame identifica as falhas de refraçãoe aponta a possibilidade de correção da miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Se necessário, as crianças são encaminhadas para exame com oftalmologista. O projeto é focado na preservação da qualidade de vida dos estudantes e na garantia de uma educação humanizada e inclusiva”, explicou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Leia mais:  Projeto "10 Minutos contra o Aedes nas Escolas" ensina para alunos como combater o mosquito da dengue

Os exames de optometria são realizados nas unidades educacionais, no contra turno das aulas, e os estudantes, com o auxílio dos profissionais e dos pais, escolhem as armações.

Na EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães 30 estudantes passaram por exames de optometria, desse total, 20 receberam óculos.

Na EMEB Antônia Tita Maciel de Campos, localizada no bairro Jardim Florianópolis,  dos 56 estudantes que fizeram exames 47 vão receber os óculos nesta terça-feira (17).

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta quarta-feira (18), editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva da Secretaria Municipal de Educação, nos cargos de Professor Pedagogo, Professor de  Artes, Professor de  Educação Física.

Os candidatos convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, nesta quinta-feira (19), às 14h, conforme definido no edital, para entrega de documentos e atribuição.

Os convocados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Os candidatos aprovados atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino em substituição de servidores efetivos a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

O edital de convocação se refere ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 004/2021/GS/SME, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nº 2.282, páginas 218 a 230, de 16/10/2021, para o ano letivo de 2022.

Leia mais:  Agro da Gente fomenta o trabalho e o fortalecimento do produtor de pequena propriedade

O certame realizado em 2021, ofertou 1.605 vagas de níveis médio e superior, visando o ano letivo de 2022.

Até o momento, em 25 convocações, já foram chamados 2.275 candidatos.

Confira anexo os editais de convocação.

SERVIÇO:

Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva

Dia:  quinta-feira (19)

Hora: 14h

– Professor Pedagogo, Professor de Artes, Professor de  Educação Física

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana