conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá inicia discussão da LDO 2023 na próxima semana

Publicado

A Prefeitura Municipal de Cuiabá publicou na edição do Gazeta Municipal desta quarta-feira (11), o edital para publicizar o Edital de realização de Audiências Públicas para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias- Exercício 2023. Os encontros serão realizados nos dias18 e 19 de maio, no formato virtual, pelo canal do youtube, através do link: https://www.youtube.com/user/cuiabasecom e nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

A Lei Orgânica do Município está prevista na Lei Complementar 01/00 e na Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001. A coordenação dos trabalhos é feita pela Secretaria Municipal de Planejamento.

A LDO é a peça de planejamento que prioriza as ações que serão executadas no próximo exercício financeiro sendo elaborada de forma descentralizada, com a participação da equipe técnica de todos os órgãos municipais e principalmente com a participação dos munícipes que informam quais são as principais demandas de cada região.

“A participação da população é fundamental para que possamos elaborar uma peça orçamentária dentro da realidade, atendendo dessa maneira, uma das metas da gestão Emanuel Pinheiro, que é de oferecer cada vez mais, uma cidade melhor e com qualidade de vida”, disse o secretário municipal de Planejamento, Éder Galiciani

Mais esclarecimentos e ou sugestões estão sendo recebidos pelo e-mail [email protected]

Clique no anexo para visualizar o edital na íntegra: 

Comentários Facebook
Leia mais:  Permissionários realizam vistoria na obra do Mercado do Porto e avaliam: "Temos uma estrutura maravilhosa"
publicidade

CUIABÁ

Projeto “10 Minutos contra o Aedes nas Escolas” ensina para alunos como combater o mosquito da dengue

Publicado

Os alunos da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, do bairro Ribeirão da Ponte, aprenderam na última semana como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika vírus e as febres chikungunya e amarela, com a equipe do setor de Educação em Saúde da Vigilância em Zoonoses.

O agente combate a endemias e responsável técnico pelo setor de Educação em Saúde, Hélio Simião, acompanhado pelos também agentes, José Carvalho e Giovani Cassio fizeram uma palestra integrativa para as crianças, mostrando de forma simples como elas podem ajudar a evitar a reprodução do mosquito e conscientizar suas famílias sobre a importância de combatê-lo.

“Estamos retomando o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas, pois é a maneira que temos de alcançar várias famílias, por intermédio das crianças. De uma maneira lúdica, apresentamos para as crianças o ciclo do mosquito em banners e depois mostramos as fases com o próprio mosquito em vidrinhos. Nosso objetivo é mostrar para elas o que podem fazer para eliminar os criadouros”, comentou Hélio.

Materiais como garrafas pet, copinhos plásticos e tampinhas de garrafas, que são muito comuns de serem encontrados em todas as casas, são potenciais criadouros de mosquito. A equipe levou vários brinquedos feitos destes materiais para incentivar as crianças a transformarem estes objetos, que geralmente ficam nos quintais, em artefatos recreativos, evitando que se tornem locais de desenvolvimento do mosquito.

Em relação à escolha das escolas para receberem a palestra, Hélio disse que neste momento selecionaram unidades educacionais que ficam localizadas onde o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) está alto. “Já temos outras palestras marcadas em escolas da região. Caso outras instituições queiram solicitar nossa presença, é só nos mandar um email no endereço [email protected]”, disse o responsável técnico.

Leia mais:  Saúde realiza evento sobre prevenção à Hipertensão na UBS do bairro Alvorada

Para a diretora da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, Uga Cruz, o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas é de suma importância. “Com a pandemia, todo mundo esqueceu da dengue, e com isso começamos a ver vários casos da doença, até entre os nossos alunos. Eles são o nosso elo na comunidade, porque eles que ensinam para os pais os bons hábitos que aprendem na escola”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Limpurb inicia trabalho de revitalização no canteiro central da Avenida da Prainha

Publicado

O canteiro central da Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha) começou a receber no último fim de semana um trabalho de revitalização completa. A ação é executada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), e tem o objetivo de melhorar o visual de uma das vias mais movimentadas da cidade.

A revitalização é executada por etapas e, neste primeiro momento, abrange o trecho situado entre a Rua Campo Grande e o entroncamento com a Avenida Mato Grosso. Considerando o grande fluxo de veículos na região durante os dias da semana, a Limpurb aproveitou o sábado (14) e domingo (15) para realizar a retirada do revestimento de concreto do canteiro.

Agora, serão feitos os trabalhos de limpeza da área, aterramento e nivelamento do solo, adubagem e, posteriormente, o plantio de grama. Todos os estágios da ação são desenvolvidos por meio de mão de obra direta da própria empresa pública. A revitalização é realizada por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

“A gestão Emanuel Pinheiro também possui uma grande preocupação com as grandes avenidas. A Prainha é uma via histórica, extremamente movimentada, e que merece ter um visual mais agradável. Estamos trocando o cinza do concreto pelo verde natural característico da nossa Capital”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

O diretor-geral explica ainda que o planejamento da Limpurb é alcançar todo o canteiro central da avenida com o plantio de grama. Ele lembra também que a avenida é uma das rotas previstas para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e por isso a intervenção de revitalização também leva em consideração uma possível retomada das obras do modal.

Leia mais:  Parceria entre Secretaria de Habitação Municipal e Associação de Moradores contemplará 122 famílias do bairro Vila Verde

“Estamos dando sequência em um trabalho que já foi feito em outro trecho da Prainha e da Avenida Historiador Rubens de Mendonça. O plantio de grama e sua manutenção são serviços consideravelmente baratos. Dessa forma, conseguimos nesses locais melhorar o visual da cidade, sem gerar prejuízos”, pontua Júnior.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana