conecte-se conosco


POLICIAL

Planejamentos estratégicos e novas tecnologias são tratados em encontro nacional de Chefes de Inteligência

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso esteve presente na 2ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional dos Chefes de Inteligência (CIPC), realizado na última semana, junto a Polícia Civil do estado de São Paulo, por meio do Departamento de Inteligência. O evento ocorreu entre os dias 04 a 06 de maio no Novo Hotel na cidade de São Paulo (SP) reunindo as Polícias Civis de todos estados do país.

Nos três dias de encontro foram tratados assuntos relevantes da área, com a presença de palestrantes nacionais, além da elaboração de planejamentos estratégicos e a assinatura de Termo de Cooperação Nacional entre as Polícias Civis do Brasil.

O evento contou com a presença do delegado-geral de Mato Grosso e presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC), Mário Aravechia, do Diretor de Inteligência de MT e presidente do Comitê nacional dos Chefes de Inteligências, Juliano Carvalho, da Diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marília Ferreira de Alencar.

Durante o encontro foram debatidos diversos temas como o combate ao crime cibernético, reaparelhamento das delegacias de combate a crimes informáticos, decisões voltadas para o fortalecimento do ciber de lavagem de dinheiro, bem como discussão e dificuldades administrativas nas quais poderão ser encaminhadas indicativos junto às instituições do Ministério Público, Judiciário.

Na ocasião, também foi realizada a visita à Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo, em que representantes de todos os estados puderam ter acesso às novas tecnologias desenvolvidas, assim como às novidades de aplicação de sistemas de inteligência e também de investigação.


O diretor de inteligência de mato Grosso e presidente do CIPC, Juliano Carvalho, destacou que foi uma honra presidir um evento de tamanha envergadura que reuniu representantes de todas as agências centrais das Diretorias de Inteligência do país, para debater interesses não só de inteligência, mas ligado ao trabalho das Policias Civil como um todo, sendo tomadas diversas decisões e encaminhamentos que serão posteriormente tratados no CONCPC.

Leia mais:  Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após lesionar mulher durante discussão

“Há um engrandecimento das instituições tendo em vista, a troca de informações, tecnologia e compartilhamento de informações entre as `Policiais Civis e principalmente a formatação de redes voltadas para o trabalho conjunto das instituições de todo país no enfrentamento não só da criminalidade organizada, mas também aos crimes comuns que assolam todos os estados”, destacou Juliano.

Para o delegado-geral de Mato Grosso e presidente do CONCPC, Mário Aravechia, o encontro certamente renderá alguns frutos para a Polícia Civil brasileira, favorecendo a investigação policial que é o produto da Polícia Civil. “É uma grande oportunidade de trocar informações, adquirir novas conhecimentos, com o foco em trabalhar cada vez mais a eletronização dos trabalhos investigativos, por meio do inquérito policial, de sistemas de gestão, inteligência e tecnológico que favorecerão muito a resolução dos casos apurados”, disse o presidente do CONCPC.

Antes do evento no Novo Hotel, os gestores da Polícia Civil de Mato Grosso tiveram a oportunidade de participar de um curso de inteligência voltado para gestores com palestras internacionais nas quais foram difundidas não só informações, mas técnicas de investigação de representantes e ex-diretores do FBI, Israel e México, sendo discutidos cases de sucesso, e também práticas atuais, novas metodologias de investigação, técnicas de inteligência, abordagem e busca de provas.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
publicidade

POLICIAL

Camionete levada de vítimas em Lucas do Rio Verde é recuperada pela Polícia Civil

Publicado

Uma camionete e pertences roubados de uma família em Lucas do Rio Verde foram recuperados na quinta-feira (19) e três suspeitos do crime autuados em flagrante por roubo qualificado.

O roubo ocorreu no início da noite de quarta-feira, quando os três criminosos chegaram à chácara, na BR-163 e armados, renderam as vítimas e levaram objetos pessoais, dinheiro e uma camionete Toyota Hillux branca.

Os três suspeitos foram localizados pela PM e conduzidos para a delegacia de Lucas do Rio Verde, onde o flagrante foi lavrado e encaminhado ao Poder Judiciário. Os três foram autuados por roubo qualificado.

Após investigações, uma equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apreendeu a camionete Hilux roubada em uma residência. No interior do veículo havia pertences subtraídos, como um notebook e um DVR e foi recuperada também uma espingarda de pressão levada das vítimas.

O veículo foi localizado numa região de mata, próxima a uma plantação de milho, a cerca de 200 quilômetros da cidade.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil participa de ação de reintegração de área verde em Várzea Grande
Continue lendo

POLICIAL

Suspeito é preso em flagrante após aplicar golpe em casal na venda de consórcio de imóvel

Publicado

Um suspeito de aplicar um golpe na venda de um consórcio para aquisição de imóvel contra um casal em Sinop foi preso em flagrante nesta sexta-feira (20) pela equipe da Delegacia da Polícia Civil do município.

As vítimas procuraram a Polícia Civil e relataram que adquiriram um consórcio de uma empresa e foram atendidos pelo suspeito, que fez toda tramitação e negociou uma carta de crédito no valor de R$ 170.000,00 para a aquisição de um imóvel. Para dar continuidade ao negócio, as vítimas receberam a informação que necessitavam dar R$ 55 mil de entrada. Assim, o casal ofertou um veículo e mais um valor em dinheiro para a entrada.

O suspeito pediu que as vítimas passassem o valor em dinheiro para uma conta de uma pessoa jurídica. Posteriormente, a Polícia Civil apurou que o dono dessa empresa possui vários boletins de ocorrências registrados em outros estados pelo mesmo tipo de golpe.

Após fazer o depósito e conversar com a proprietária da casa que desejavam adquirir, o casal foi alertado de que poderia ser um golpe. As vítimas procuraram o banco, onde o suspeito informou que o contrato de crédito seria feito. A agência bancária informou que não havia nenhum convênio com a empresa indicada o contrato também não tinha nenhuma cláusula  que indicasse o banco como fornecedor desse serviço.

Nesta sexta-feira, as vítimas fariam a transferência do veículo para o suspeito para finalizar a negociação.

A equipe policial coordenada pelo delegado Paulo César Brambila fez o monitoramento e após a caracterização do flagrante de estelionato, com a entrega da chave do veículo, o suspeito de 25 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia para ser ouvido e autuado.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Diretoria fala sobre efetivo e infraestrutura em reunião com GGI em Sorriso
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana