conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Nascimento e aniversário de Eduardas marcam um ano do Hospital Materno-Infantil de Várzea Grande

Publicado

Neste sábado (14) é dia de comemoração tanto na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, quanto na casa da família de Dona Karen. Isso porque sua filha, Maria Eduarda, foi a primeira bebê nascida na nova maternidade, entregue em maio de 2021, quando Várzea Grande completou 154 anos de fundação. Já nas comemorações dos 155 anos da cidade, a data é marcada pelo nascimento de outros 1,6 mil bebês que nasceram na unidade no decorrer do ano, alicerçado no conceito da politica de humanização, segurança, qualidade de vida e cidadania.

“Meu eterno agradecimento, em nome de toda minha família, por tudo o que foi de melhor que a equipe do hospital nos proporcionou. Porque no momento certo, uma grávida precisa de carinho e tranquilidade, e eles nos deram muito amor. Que Deus abençoe cada um. Nenhum hospital particular me daria um atendimento desses”, afirma a mãe de Eduarda Santana, Jeniffer Emília, que nasceu a 11 dias na unidade.

O prefeito Kalil Baracat, presente na solenidade de 1 ano da Maternidade, disse que o projeto saiu do papel e só foi possível concretizar, graças às parcerias com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso junto à Prefeitura de Várzea Grande.

“Vamos transformar a Maternidade no primeiro Hospital Municipal da Criança, com a concretização de novas obras, principalmente a instalação de leitos de UTIs. Hoje a unidade é uma extensão do Hospital e Pronto Socorro, do programa Rede Cegonha, que garante serviços vinculados ao parto. Esta é nossa meta. Lembro que estávamos no auge da pandemia da covid-19 e junto ao secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, e sua equipe, fizemos todo o planejamento, em caráter emergencial, em consequência do avanço da pandemia, e queríamos um lugar próprio para as gestantes e seus bebês. Está aí o resultado. Já nasceram mais de 1,6 mil bebês desde o dia da sua inauguração, há exato um ano. É com muita satisfação que venho aqui hoje e vejo que está tudo funcionando a contento”, disse o prefeito Kalil Baracat.

Leia mais:  Prefeitura adquire equipamentos para realização de pré-natal e consultas pediátricas

Outra parceria comemorada pelo prefeito Kalil Baracat e que deu certo foi com o Poder Judiciário, que está permitindo que crianças nascidas no Hospital sejam registradas em uma unidade do Cartório do 2º Ofício situado nas dependências da unidade.

“São nossos pequenos várzea-grandenses nascendo e que já saem da unidade com a certidão de nascimento – primeiro documento que contém as declarações oficiais necessárias para certificar a existência de um cidadão. Além da certidão de nascimento, os recém-nascidos várzea-grandenses saem também da maternidade com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Temos a oportunidade de ofertar cidadania à nossa nova geração. É digno de comemoração. A Saúde Pública também é prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, descreve que o hospital possui 30 leitos distribuídos em 5 enfermarias, 2 centros cirúrgicos, 2 salas de parto humanizado, 1 sala de parto/isolamento, a unidade segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização preconizada pelo Ministério da Saúde, que garante o atendimento às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção especial durante a gravidez, parto e puerpério.

“Hoje estamos proporcionando qualidade de vida às futuras mães e seus bebês ofertando proteção, orientações, acompanhamento, assistência médica, até o nascimento do bebê, onde a mãe, já sabe onde vai nascer o seu bebê e na garantia de cuidados dentro da Rede SUS, no período do nascimento e no decorrer do crescimento da criança. A Maternidade está adequada com leitos e tem capacidade de realizar até 300 partos/mês, se for necessário. Com a efetivação dos leitos de UTI, vamos poder nos qualificar e prestar mais serviços nesta área da saúde pública”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

Leia mais:  "Blitz ambiental" reforça meta de arborizar a cidade e oferta mais de 2 mil mudas nativas e frutíferas

Para o secretário Gonçalo de Barros, hoje é um momento de comunhão, agradecimento e exaltação aos profissionais que são responsáveis por todo trabalho realizado pelo hospital e prestado à população. “Temos a missão de atender com uma excelência assistencial e integridade, e a construção dessa entrega aos pacientes e usuários é diária e feita por cada colaborador. A nossa Maternidade realiza atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde) e integra a rede pública de saúde dos serviços prestados aos várzea-grandenses”.

Segundo o Diretor do Hospital e Pronto Socorro, Ney Provenzano, a equipe médica que atua na unidade é especializada, composta por médicos, enfermeiros e técnicos que desenvolvem os serviços de atendimento ao parto de baixa e média complexidade.

“Além dos 30 leitos de alojamento em conjunto, dispomos de 5 leitos de Pré – Parto, Parto e Puerpério (PPP), único no Estado, sendo cada um individual com banheiro exclusivo, com espaço e equipamentos necessários, por exemplo, a bancada e berço aquecido, camas automáticas, fototerapia, balanças, banquetas, bolas, balanço pélvico para parto tipo cavalinho, balde coletor e carro de emergência. Nosso Centro de Parto Normal (CPN) , que funciona dentro do Hospital e Pronto Socorro, para atender também partos de riscos, é o único no Estado que disponibiliza 24 horas médico pediatra, além de equipe especializada com enfermeiros obstétricos, técnicos de enfermagem, médicos ginecologistas e neonatologista, além de todos os equipamentos necessários e centro cirúrgico. Queremos levar este serviço exclusivo para dentro do materno, após a instalação de leitos de UTIs, já programados para este ano, conforme o Planejamento da Gestão do Prefeito Kalil Baracat”, explicou o diretor.

Dia Festivo – Nas comemorações do primeiro ano da Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, mães compareceram ao evento, com suas crianças nascidas na unidade durante o período da implantação do hospital de 14 de maio de 2021  a 14 de maio de 2022. Uma criança nascida no dia 14 de cada mês deste período. “ Resolvemos fazer esta homenagem simbólica e presentear estas crianças, para marcar a data do dia 14 de maio de 2021, quando da implantação da unidade. Sendo um braço dos serviços do Hospital e Pronto Socorro, a unidade vem cumprindo sua meta de bem atender as mães gestantes, no Sistema Único de Saúde, de forma resolutiva. É uma importante unidade de acolhimento às mães gestantes e suas crianças. Aqui as crianças  nascem com segurança e tranquilidade com o suporte médico necessário e as mães com mais qualidade e segurança”, comemorou a Coordenadora Clínica do Hospital Maternidade, Dra Gabriela Zandonaide.

Leia mais:  Polo industrial de Várzea Grande recebe 2,5 km de asfalto novo

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura entrega Centro de Iniciação ao Esporte visando preparar futuros atletas

Publicado

Com espaço para prática de diferentes modalidades olímpicas, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), inaugurou nesta sexta-feira (13) o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) “Danilo Nascimento de Souza Campos”. O evento também faz parte das ações para comemoração dos 155 anos da cidade e integra um pacote de R$ 215 milhões em investimentos anunciado pelo prefeito Kalil Baracat.

Ele lembra que se trata de mais uma obra concluída e que teve início na gestão anterior, motivo de grande satisfação para Kalil, reafirmando a responsabilidade da gestão com o erário e, por consequência, garantia de grandes avanços na inclusão social por meio da prática esportiva em toda Várzea Grande.

“Levamos um projeto ao nosso senador Jayme Campos que, com emenda federal e contrapartida do Município vamos construir e equipar 20 novos leitos de UTI. Faremos uma reforma no Pronto Socorro para atender nossos irmãos e irmãs de Várzea Grande com qualidad”, afirmou.

Silvio Fidelis, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, destacou o impacto a longo prazo que o CIE pode trazer, fomentando não apenas a prática esportiva de forma geral, mas também a possibilidade de descobrir atletas de grande projeção. “Temos aqui uma área multiuso para atender todas as modalidades. Vamos acompanhar o desenvolvimento dos nossos jovens, através dos projetos da Superintendência de Esporte e Lazer, e daqui vão sair os novos talentos que irão representar Várzea Grande em jogos estaduais, nacionais e até fora do país”, disse.

O espaço conta com quadra poliesportiva interna e externa e já está equipada para jogos de futsal, handebol, vôlei e basquete. Além disso, o projeto, que custou R$ 6,1 milhões, prevê uma organização dos espaços para comportar modalidades como ginástica, judô, boxe, esgrima e mais, ampliando as possibilidades para a formação de atletas.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Entrega da reforma da praça Ênio Luiz Caldart será neste sábado (14)

De acordo com o Superintendente de Esporte e Lazer da Smecel, Jadir Pereira, o CIE vai ser usado para o treinamento das seleções de Várzea Grande e também irá receber o Centro de Referência Paraolímpico, o primeiro do estado para o acompanhamento de atletas com deficiências. “Além disso, o complexo todo inclui uma pracinha, uma pista de caminhada, então é um espaço que toda a comunidade pode aproveitar e vamos trazer aqui mais um polo do Programa Qualidade de Vida, com aulas de alongamento, zumba, funcional, por exemplo”, explicou.

Danilo Nascimento de Souza Campos, que dá o nome ao Centro, foi educador físico e personal trainer. De acordo com seu pai, Nilo Campos, desde criança Danilo se envolveu com esportes, principalmente futebol e futsal, e chegou a representar o Operário Várzea-Grandense na Copa Gazetinha. “Ele sempre teve essa preocupação de tentar motivar as pessoas à prática esportiva e de exercícios físicos, então ele se formou e se tornou um profissional muito bem conhecido, se dedicando ao bem estar e à saúde dos alunos”, concluiu.

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Nova praça do Costa Verde vai garantir lazer, práticas esportivas, além de reforçar feira gastronômica na região

Publicado

Mais que uma obra custeada com recursos públicos, a nova praça do Jardim Costa Verde, simboliza o resgaste do lazer e da recreação para 4 mil moradores das duas etapas que formam um dos mais antigos bairros de Várzea Grande. A Prefeitura entregou na manhã deste sábado (14), a reforma e a revitalização do maior espaço público do Costa Verde, que a partir de agora presta homenagem a um ilustre várzea-grandense, o ex-vereador Ênio Luiz Caldart, falecido há quase três anos.

A nova praça está em linha com política implantada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB) que vai além de projetos em área essenciais como educação, saúde e distribuição de água. “Áreas de lazer e espaços destinados a acolher os afazeres da população de Várzea Grande são prioridades, pois fixam as pessoas em seus bairros, o que promove um giro econômico local, possibilitam a prática de atividades físicas próximas de suas casas e o melhor de tudo, ao ocupar um espaço público, a localidade se torna mais segura. Terrenos vazios ou abandonados viram lixões e colocam em risco a saúde e a integridade do cidadão”, destacou o prefeito.

A entrega dessa manhã, além do prefeito e dos secretários municipais, contou com a participação do vice-prefeito, José Hazama e dos senadores da República, Jayme Campos (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL), e integrou as festividades alusivas aos 155 anos de fundação da cidade, que serão comemorados neste domingo, dia 15.

Questionado sobre o ritmo de investimentos de Várzea Grande, com a maior parte dos projetos financiada com recursos públicos, Kalil pontuou que não existe milagre, e sim, gestão e vontade de atender cada vez mais os anseios da população. “Essa praça, por exemplo, foi totalmente reformada com recursos gerados pelo pagamento do IPTU. Quando a população acredita, contribui. E uma gestão calcada no zelo com o Tesouro Municipal, reverte os impostos em obras e quanto mais os benefícios chegam à população, mais ela acredita. Se há segredo em manter o ritmo dos investimentos, eu digo que o segredo é ouvir e atender à população”.

Leia mais:  Nova praça do Costa Verde vai garantir lazer, práticas esportivas, além de reforçar feira gastronômica na região

A praça revitalizada era uma antiga reinvindicação dos moradores, que agora poderão contar com espaços próprios para futebol society, pista de skate e parquinho infantil.

José Rodrigues Souza, mais conhecido como ‘Zezinho’, é morador há cerca de 40 anos do Costa Verde, já foi presidente do bairro e é atualmente uma das principais lideranças da região. “A primeira praça foi entregue na década de 90 e, de lá pra cá, foi sendo esquecida, abandonada e depredada. Agora, além de ponto de encontro e lazer, será um atrativo para os carrinhos de lanches que temos aqui venderem mais. Muita gente está na informalidade e tem nessa atividade o seu sustento”.

Para Zezinho, a praça será frequentada por moradores de bairro vizinhos como o Pirinéu, o Planalto Ipiranga e o Santa Maria. “O novo espaço foi bem aproveitado, está amplo, bonito, gramado e com quadra, parquinho e muito iluminada”, completou.  

PROJETO – O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, explicou que praça de hoje é a segunda entregue dentro das festividades de aniversário e que até o final de maio outras duas serão entregues à população. “Conforme determinação do prefeito, estamos focados nas melhorias de espaços públicos. Outras dez praças serão reformadas e entregues ainda nesse ano, somando cerca de R$ 4 milhões em investimentos próprios. A atual gestão está cada vez mais perto da população e queremos que uma praça como essa, que acaba se tornando um presente, seja cuidada com zelo pelos moradores. O poder público está presente, mas dependemos, e muito, de cada várzea-grandense”.

A revitalização do espaço foi feita com recursos 100% do Tesouro Municipal e orçada em cerca de R$ 650 mil. A praça, recebeu nova iluminação em LED em toda sua estrutura – que são mais econômicas e com maior poder de claridade – paisagismo, reforma da quadra e pista de skate, academia ao ar livre e o mais importante, a adequação do local aos índices urbanísticos do Plano Diretor. Como antecipou o secretário Breno, duas novas praças – reformadas com recursos próprios – serão entregues à comunidade: uma no jardim Ikaraí e outra no bairro Água Limpa. As datas serão definidas em breve.

Leia mais:  Várzea Grande investirá R$ 13,5 milhões em coleta seletiva e inclusão de catadores

“As praças são projetos de grande retorno social. Visam o ganho de qualidade de vida da população, a oferta de espaços próprios para as práticas de lazer e desportos e o principal, para que os moradores tenham espaços públicos seguros próximos as suas residências. Por isso, também peço a colaboração e conscientização dos moradores para conservação desse espaço. Obras como essa aqui, não são do prefeito Kalil, nem tão pouco de sua gestão. São do povo, para o povo e por isso precisamos de uma via de mão dupla para que esses espaços cumpram com a função para qual foram criados”, reforçou o prefeito.

HOMENAGEM – Ênio Luiz Caldart foi uma grande liderança. Foi eleito quatro vezes vereador por Várzea Grande, também foi secretário Municipal de Indústria Comércio e Agricultura, secretário Chefe de Gabinete, secretário Municipal de Administração e ocupou vários outros cargos públicos durante sua trajetória. Ele faleceu no dia 4 de agosto de 2019, aos 83 anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana