conecte-se conosco


CUIABÁ

Hospital Municipal de Cuiabá comemora o Dia das Mães

Publicado

Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”– HMC, comemorou neste domingo, 8, o “Dia das Mães”, com um café da manhã especial e homenagens a todas as mães colaboradoras, as que estão hospitalizadas, e as que acompanham familiares em atendimentos na unidade hospitalar. O ato tem o intuito de oferecer alegria e valorização.

No dia especial, as colaboradoras, que trabalham na unidade e que são mães, puderam aproveitar as homenagens. “Tudo foi preparado para alegrar esse momento tão significativo. Sinto acolhimento por parte da equipe, gostei muito da homenagem”, disse a colaboradora Eva Lima, que trabalha na ouvidoria

A acompanhante da filha que está hospitalizada, Sandra Boss, conta que não esperava uma ação como essa. “Ser lembrada neste dia foi uma surpresa muito boa, que ajuda bastante a amenizar a nossa tristeza. Deixei meus dois outros filhos em casa, para cuidar da minha filha internada”, ressaltou.

O diretor do HMC, Paulo Rós, apoiou a celebração do Dia das Mães. Segundo ele, o acolhimento realizado no Hospital Municipal de Cuiabá é uma recomendação da gestão Emanuel Pinheiro, que quer trazer momentos significativos para todos os pacientes, colaboradores e familiares. “Comemorar esta data tão simbólica, neste ambiente hospitalar, faz toda diferença, porque elas se sentem lembradas e acolhidas”, destacou.

A coordenadora de enfermagem, Daniela Sayuri, enfatiza a importância das mães na formação social dos filhos e do acolhimento neste dia especial. “É uma data que não pode passar em branco. As mães são exemplos de amor e persistência, nada mais justo homenagear essas valorosas guerreiras”, opinou.

Segundo a técnica administrativa do HMC, Tainara Lima, a gestão e a direção da unidade hospitalar têm a visão da família e do acolhimento. “Um simples detalhe muda a vida de uma pessoa. Esse café da manhã foi em prol disso, mostrar que temos um olhar especial para essas mães, sabemos do esforço delas. É um ato de carinho e gratidão por todas estarem aqui, porque o aconchego ajuda muito na recuperação”, explicou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá inicia discussão da LDO 2023 na próxima semana

A enfermeira Daniela Amaro, do setor de urgência e emergência, disse que é gratificante a valorização das mães colaboradoras do Hospital Municipal de Cuiabá. “Muitas colaboradoras se doam para estar aqui. Então estamos à disposição uma da outra, para tornar esse dia especial”, ressaltou.

Para a administradora noturna, Mariana Corral, vale a pena participar de ações como essa. “Muitas mães estão aqui junto comigo, vou levar o sorriso de cada uma quando eu chegar em casa. Eu sinto esse acolhimento por parte da gestão e de toda equipe, espero que todas também sintam esse amparo”, destacou.

A comemoração do Dia das Mães foi realizada com o apoio da administração municipal, da direção do Hospital Municipal de Cuiabá e das Coordenações de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Ouvidoria, RH, Coordenação da Recepção, Paladar, Nutrição, Núcleo de Gestão de Qualidade, Rosemeri Brugnago, Mariana Corral, Coordenação da Recepção e Diretoria-Geral.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Enfermaria do Hospital São Benedito sofre princípio de incêndio; fogo foi cessado imediatamente e não houve óbitos ou feridos em decorrência do incidente

Publicado

O início de incêndio registrado na noite deste domingo (15) no Hospital São Benedito aconteceu no ar condicionado de uma enfermaria localizada no segundo andar do hospital. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e o fogo foi cessado rapidamente, tanto que não atingiu nenhuma outra área da enfermaria e nenhum material foi queimado, além do ar condicionado. Nenhum paciente ficou ferido em decorrência do princípio de incêndio.

No momento do incidente, havia 80 pacientes internados no Hospital São Benedito, mas todos já foram transferidos. “Nossa primeira decisão foi transferir imediatamente os 16 pacientes que estavam internados em leitos de UTI. Eles foram levados para o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, antigo Pronto Socorro Municipal e Santa Casa”, disse o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós.

Ele revelou que logo após as remoções dos pacientes de UTI, os pacientes internados nas enfermarias dos 3 primeiros andares do hospital também foram transferidos, devido à grande quantidade de fumaça tóxica que tomou conta destes andares. “Depois de removermos todos estes pacientes, ainda tínhamos 15 internados no quarto andar, que não foi atingido pela fumaça. Atendendo a um pedido do corpo clínico e dos próprios familiares, decidimos transferir também os pacientes do quarto andar, para tranquilizar a todos e para facilitar o trabalho de perícia do Corpo de Bombeiros”, explicou o diretor.

Tão logo soube do ocorrido, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou uma força-tarefa envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, a fim de concentrar todos os esforços para que nenhum paciente fosse prejudicado. “Determinamos esta força-tarefa para garantir a segurança e integridade dos pacientes e dos trabalhadores em geral, para que não houvesse vítimas. Determinamos também que uma ala fosse criada no antigo Pronto Socorro de Cuiabá para receber os pacientes com total segurança. Continuaremos atentos e acompanhando todos os desdobramentos do caso para garantir a saúde e a vida das pessoas”, disse Pinheiro.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá inicia discussão da LDO 2023 na próxima semana

A secretária municipal de Saúde, Suellen Alliend também acompanhou de perto a situação no hospital. “Estive no Hospital São Benedito acompanhando toda a movimentação do princípio de incêndio. Graças a Deus foi contido rapidamente e o problema maior foi praticamente só a fumaça. Conseguimos transferir os 80 pacientes para os nossos hospitais. Quero agradecer, na pessoa da Secretária Estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira aos hospitais estaduais Metropolitano e Santa Casa, que também ofereceram vagas para nossos pacientes. Também agradeço imensamente aos nossos profissionais das UPAs e Policlínicas, que estiveram presentes, às ambulâncias das nossas unidades, do SAMU e da Rota do Oeste, as equipes dos bombeiros, da Polícia Militar, enfim, todos que estiveram lá para ajudar. Conseguimos transferir todos os pacientes com sucesso”, concluiu.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

ATUALIZADA – Hospital São Benedito tem início de incêndio e pacientes são transferidos para outras unidades

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública informam:

-O Hospital São Benedito passou por um princípio de incêndio por volta das 19h deste domingo (15). Ao que tudo indica, o fogo começou em um aparelho de ar condicionado de uma das enfermarias do segundo andar. O fogo já foi controlado;

-Todos os pacientes que estavam no primeiro, segundo e terceiro andares já foram retirados;

-Os 16 pacientes que estavam internados em UTIs foram imediatamente transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, para o antigo Pronto Socorro Municipal e para a Santa Casa;

-Nenhum paciente ficou ferido devido ao princípio de incêndio. A retirada dos pacientes foi necessária devido à grande quantidade de fumaça que tomou conta dos 3 primeiros andares;

-O diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós, decidiu retirar todos pacientes do Hospital São Benedito, inclusive os 15 que estavam internados no quinto andar, atendendo ao pedido do corpo clínico do hospital e dos familiares e também para facilitar o trabalho de perícia do Corpo de Bombeiros. Foram transferidos cerca de 80 pacientes, ao todo;

-Segundo o diretor, apenas o aparelho de ar condicionado pegou fogo e foi imediatamente apagado. Nada mais foi queimado no local.

-O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Revelis informou que 6 viaturas e 25 bombeiros foram envolvidos na ação;

-O prefeito Emanuel Pinheiro ressalta que todos os esforços estão sendo empenhados para salvar vidas e que nenhum paciente ficou ferido ou foi a óbito por decorrência deste incidente.

 

*Atualizada às 21h36

Leia mais:  Vistoria técnica define programação e Mutirão da Limpeza é levado para o bairro Porto

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana