conecte-se conosco


CUIABÁ

Diretoria de Bem-Estar Animal registra mais de 300 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano

Publicado

A Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), vinculada a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), registrou, logo nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 300 atendimentos à população em favor da causa animal, incluindo castrações, acolhimentos, resgates, tratamentos clínicos e adoções. 

É o que ilustra o recente caso do cachorro ‘Fabinho’, vítima de maus-tratos, registrado na Região Norte da capital, acolhido pela Pasta, a qual foi acionada com auxílio dos protetores de animais independentes. Rapidamente, uma equipe profissional se deslocou ao endereço e encontraram um pet abandonado, com sinais de estrangulamento no pescoço, oriundo do uso irregular de aço. Ele  recebeu todo cuidado médico e tratamento adequado em uma clínica de saúde, conveniada à Prefeitura de Cuiabá, mas em razão da gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito neste fim de semana e o seu tutor ainda não foi identificado. 

Com a finalidade de combater os crimes desta natureza no município, o prefeito Emanuel Pinheiro, no início deste ano, sancionou a lei nº 6.746/22, que determina, após a identificação dos agressores de animais, que sejam responsáveis pelo pagamento das despesas veterinárias recorrentes da violência gerada, bem como a obrigatoriedade de ressarcimento ao erário, pertinente aos custos relativos aos serviços prestados. As fiscalizações serão coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMADESS) e supervisionadas pelo DBEA em conjunto com o Poder Judiciário.  

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou que circunstâncias como essas ainda são predominantes na cidade e pediu a colaboração da população. “Não podemos deixar que nossos bichinhos sejam vítimas da maldade humana. Hoje, temos a  Diretoria de Bem-Estar Animal que atua acontecimentos como estes, desenvolvendo diversos serviços serviços, de resgates, denúncias, adoção, castração e muitos outros. Sancionei uma lei e assim vamos manter até que eles tenham todo o cuidado e tratamento dignos”, disse o gestor. 

Leia mais:  Estudantes da rede pública municipal de ensino participam de atividades de educação ambiental

A diretora, Beatriz Del’Isola, pontuou que o atendimento ao Fabinho gerou grande comoção entre os servidores e enalteceu a parceria junto às instituições filantrópicas que atuam em provimento da causa. “Fizemos tudo o que podíamos para salvá-lo, mas infelizmente não foi possível. Fabinho é apenas mais um, das diversas denúncias que chegam até nós. Pedimos a sensibilidade da sociedade para que cuidem e zelem pela vida dos seus animais, seres indefesos que precisam apenas de amor e carinho”, completou. 

Em 2022, duas feiras de adoção voluntária de animais foram realizadas pelo Executivo Municipal, onde mais de 60 cachorros e gatos foram agraciados com um novo lar, chamando atenção para conscientização coletiva.  A  Diretoria de Bem Estar Animal funciona no Palácio Alencastro e atua por meio do contato: 0800 647 7755, no horário das 08h às 12h e 14h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito se reúne com a Rumo para debater adequações para implantação de ferrovia em Cuiabá

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro e presidente do Fórum Pró-Ferrovia e secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Franciso Vuolo, estiveram em São Paulo nesta sexta-feira (20) para se reunir a diretoria da empresa da Rumo Logística, responsável pela implantação da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, em Cuiabá.

O prefeito foi recebido pelo presidente da Rumo, Beto Abreu, pelo vice-presidente, Guilherme Penin, e pelos diretores, Rodrigo Stéfani e Danilo Veras. Durante a reunião puderam debater sobre o plano para expansão dos trilhos aquedados ao Plano Diretor do município.

“Fomos recebidos pelo presidente e toda a diretoria da Rumo numa reunião excelente onde demos mais um passo para a tão sonhada chegada da ferrovia na nossa capital. Dessa vez, eu vim apresentar os estudos da revisão do Plano Diretor onde foca Cuiabá para os próximos 30 anos, é Cuiabá 2050. Queremos não só conhecer os planos de expansão dos trilhos que a Rumo tem para Cuiabá e adequá-los ao nosso Plano Diretor, como também adequar o Plano Diretor com o traçado desse sonho de todos os cuiabanos. Em breve, teremos uma visita técnica da equipe da Rumo a nossa capital e traremos mais detalhes para toda a população cuiabana”, explicou o prefeito.  

Conforme o projeto elaborado pela Rumo Logística, serão implantados cerca de 730 quilômetros de linha férrea, ligando Cuiabá a Rondonópolis, passando ainda por municípios como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Estão previstas também a conexão dos trilhos com a malha ferroviária nacional (Porto de Santos) e a construção de pelo menos três terminais, sendo um na capital mato-grossense.

A extensão dos trilhos será executada via Lei Complementar 685/2021, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentado pelo Decreto Estadual 881/2021. A previsão é que a obra com investimentos de R$ 11,2 bilhões seja iniciada em 2022 e entregue em 2025.

Leia mais:  Audiência públicas da LDO 2023 contabilizam cerca de 150 participantes

“A Ferrovia Vicente Emílio Vuolo é um sonho de mais de 40 anos que estamos tendo o prazer de acompanhar a realização. Cuiabá está crescendo e a chegada da ferrovia vai colaborar ainda mais com esse crescimento, com a geração de novos empregos, renda e com todo o foco industrial voltado para nossa cidade”, disse Vuolo.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: Nova avenida na região Leste recebe o plantio de 400 mudas de árvores

Publicado

Assessoria/Limpurb

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado, a partir das 8h, o plantio de aproximadamente 400 mudas de árvores na nova avenida que está em construção na região Leste. A via está em fase final de obra e será um corredor de mobilidade urbana responsável por ligar a Avenida B (fundos do Tia Nair) e a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes.

A ação voluntária de arborização é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). De acordo com a organização do evento, serão plantadas diversas espécies diferentes que fazem parte da flora cuiabana como, por exemplo, Jacarandá, Pata de Vaca, Angico, e Ipês rosa, amarelo e branco.

Desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro desenvolve um planejamento contínuo de arborização dos espaços públicos da cidade. Neste período, mais de 120 mil mudas foram plantadas ou entregues à população, contando também com a parceria do Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Além do próprio Juvam, a ação deste sábado também terá a participação do Instituto Ação Verde, Energisa, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (ITEEC-Brasil), TV Centro América, e Grupo Petrópolis.

SERVIÇO:

Assunto: Plantio de mudas

Local: Nova avenida atrás do Parque Tia Nair

Horário: 8h

Data: 21 de maio, sábado

Comentários Facebook
Leia mais:  Audiência públicas da LDO 2023 contabilizam cerca de 150 participantes
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana