conecte-se conosco


CUIABÁ

Cônsul geral do Peru visita Cuiabá a fim de estreitar laços para novas parcerias

Publicado

O secretário municipal de Turismo, Zito Adrien participou nesta sexta-feira de uma reunião promovida pela Fecomércio que contou com a participação do Cônsul Geral do Peru, Teobaldo Realegui San Martin. O encontro teve como objetivo falar sobre a importância do estreitamento entre Mato e Peru. Para tanto, a necessidade da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, situado no município vizinho, Várzea Grande.

“Precisamos estreitar esse intercâmbio ainda pouco explorado. É preciso internacionalizar o aeroporto. Com isso, o custo da passagem chega na metade do preço. Isso dificulta a visitação da população de Mato Grosso para o Peru e Peru para Mato Grosso. Os custos são altos pois, para uma viagem como essa, a pessoa tem que passar por São Paulo para ter acesso ao deslocamento ao itinerário almejado”, explicou o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien.

A autoridade está em Cuiabá desde a última quarta-feira (04), com uma extensa agenda de visitação dos principais pontos históricos e turísticos da capital. Na oportunidade, foi feita uma breve explanação das principais potencialidades e produtos exportados do Peru.

Durante a fala, o cônsul citou como exemplo, a quantidade de turistas que visitam Machu Picchu que é de 5 mil pessoas/mês e 5 milhões/ano. E no Brasil são seis milhões/ano. “Esse é o resultado da pouca divulgação de Mato Grosso. O Brasil como um todo não divulga o Estado com grandes potencialidades. Esse é o meu interesse e um dos motivos da minha vinda a capital”, afirmou o Cônsul.  

“Esse estreitamento com o Peru é de fundamental importância, uma vez que, o Cônsul do Peru representa o corredor Acre/Rondônia e Mato Grosso. É preciso rever esse acesso ao Estado ainda muito difícil, pois a taxa alfandegária é muito alta para entrada e saída de mercadorias. Se não se tornar como um aeroporto internacional, não iremos conseguir organizar a logística”, elencou o assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo e responsável por organizar a estadia da comitiva em Cuiabá, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito.

Leia mais:  Qualifica Cuiabá gera oportunidade de emprego e renda para mais de 1.800 alunos qualificados

Zito Adrien pontua que essa visita do Cônsul foi muito importante, pois conseguiu despertar novos interesses. É hora de somarmos esforços com a Prefeitura, Governo do Estado e Entidades Organizadas Empresariais. O pontapé inicial é a internacionalização do aeroporto local. “São situações que estão atrapalhando esse intercâmbio, não só com o Peru como com toda a América Latina. Com essa mudança, Mato Grosso vai estar dentro da rota, dentro da normalidade, o que vai despertar interesses de novos turistas. É impossível uma capital, um estado, sem aeroporto internacional”, finalizou Zito Adrien.

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura adere a Semana Nacional do MEI 2022 e oferta serviços gratuitos à população

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da Rede Nacional de Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Rede Sim),  igada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMADESS), aderiu à Semana Nacional do MEI 2022, que acontece até 20 de maio, fruto de uma uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenos Empresas (SEBRAE-MT), que disponibiliza de forma gratuita serviços e treinamentos de capacitação aos pequenos empresários do município. 

A agência, que fica localizada na sobreloja do Palácio Alencastro, região central da cidade, conta com expediente semanal das 08h às 17h. Na oportunidade, uma equipe profissional da entidade privada atua na promoção dos atendimentos voltados a emissão de boletos, parcelamentos de taxas administrativas, emissão de declarações, atualização cadastral, baixa de CNPJ, abertura e demais aos microempreendedores individuais, respectivamente. A expectativa é recepcionar mais de 500 pessoas neste período. 

O chefe da Pasta, Renivaldo Nascimento, fez um convite à população para que compareçam ao local e aproveitem as chances de regularizar as pendências de suas empresas, bem como de ampliar os conhecimentos. “Estamos aqui durante toda essa semana, juntamente com Sebrae, ofertando diversos serviços aos nossos empresários, com toda a estrutura necessária para melhor atendê-los.”, disse. 

O gerente-técnico da Rede Sim, Dioclides Macedo frisou que nos tempos atuais, a capital tem se destacado, vista pelos olhares nacionais como uma das cidades mais promissoras para se investir, graças aos avanços operacionais e tecnológicos angariados desde de 2017. “O prefeito Emanuel Pinheiro determinou e nos capacitou de todas as maneiras para realizar a regularização das empresas. Cuiabá hoje é referência na emissão de alvarás e simplificação da máquina pública, atraindo empresários do mundo inteiro, com prazo bastante curto. Temos a plena convicção que atividades como essa fazem toda a diferença e nos impulsionam a crescer cada vez mais, diminuindo também a inadimplência”, completou. 

Leia mais:  Cuiabá sem homofobia. Sonho ou realidade?

A representante da órgão parceiro, Emily Hadassa,  que atua no Núcleo de Relacionamentos e Atendimentos, destacou que a finalidade consiste em levar, o mais próximo possível, os procedimentos aos cidadãos, não centralizando o apoio apenas ao prédio central. “Por aqui passam muitos munícipes diariamente, um espaço estratégico para conseguirmos captarmos. Estamos muito contentes com a procura e esperamos que cresça ainda mais até sexta-feira. Para nós é uma alegria muito grande contribuir com cada um delas, faz parted a nossa missão, facilitar a vida do empreendedores, em todos os aspectos”, reiterou. 

As oficinas ocorrem no turno vespertino, das 14h às 17h, no Auditório do Executivo Municipal. Dentre as temáticas abordadas estão: Como começar a inovar em produto e serviços e conquistar novos clientes; Como começar uma empresa? Da ideia a formalização e Como ser encontrado no Google. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Projeto “10 Minutos contra o Aedes nas Escolas” ensina para alunos como combater o mosquito da dengue

Publicado

Os alunos da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, do bairro Ribeirão da Ponte, aprenderam na última semana como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika vírus e as febres chikungunya e amarela, com a equipe do setor de Educação em Saúde da Vigilância em Zoonoses.

O agente combate a endemias e responsável técnico pelo setor de Educação em Saúde, Hélio Simião, acompanhado pelos também agentes, José Carvalho e Giovani Cassio fizeram uma palestra integrativa para as crianças, mostrando de forma simples como elas podem ajudar a evitar a reprodução do mosquito e conscientizar suas famílias sobre a importância de combatê-lo.

“Estamos retomando o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas, pois é a maneira que temos de alcançar várias famílias, por intermédio das crianças. De uma maneira lúdica, apresentamos para as crianças o ciclo do mosquito em banners e depois mostramos as fases com o próprio mosquito em vidrinhos. Nosso objetivo é mostrar para elas o que podem fazer para eliminar os criadouros”, comentou Hélio.

Materiais como garrafas pet, copinhos plásticos e tampinhas de garrafas, que são muito comuns de serem encontrados em todas as casas, são potenciais criadouros de mosquito. A equipe levou vários brinquedos feitos destes materiais para incentivar as crianças a transformarem estes objetos, que geralmente ficam nos quintais, em artefatos recreativos, evitando que se tornem locais de desenvolvimento do mosquito.

Em relação à escolha das escolas para receberem a palestra, Hélio disse que neste momento selecionaram unidades educacionais que ficam localizadas onde o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) está alto. “Já temos outras palestras marcadas em escolas da região. Caso outras instituições queiram solicitar nossa presença, é só nos mandar um email no endereço [email protected]”, disse o responsável técnico.

Leia mais:  ATUALIZADA - Hospital São Benedito tem início de incêndio e pacientes são transferidos para outras unidades

Para a diretora da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, Uga Cruz, o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas é de suma importância. “Com a pandemia, todo mundo esqueceu da dengue, e com isso começamos a ver vários casos da doença, até entre os nossos alunos. Eles são o nosso elo na comunidade, porque eles que ensinam para os pais os bons hábitos que aprendem na escola”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana