conecte-se conosco


CUIABÁ

Comerciantes que participaram do 3º Festival da Pamonha promovem jantar de agradecimento ao prefeito Emanuel Pinheiro

Publicado

Os comerciantes que participaram da terceira edição Festival da Pamonha proporcionaram, como forma de agradecimento ao apoio institucional oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, um jantar ao prefeito Emanuel Pinheiro, na noite desta sexta-feira (06), na Comunidade Rio dos Peixes, situada às margens da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), palco do evento. 

No decorrer dos quatros dias de atividades, entre 21 a 24 de abril, o festival arrecadou aproximadamente R$ 500 mil, por meio da venda de cerca de 30 toneladas de produtos derivados do milho, comidas regionais e artesanatos. Além disso, possibilitou a geração de 300 empregos diretos, por meio do espaço concedido aos 60 expositores, atraindo turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo, como por exemplo, São Paulo, Goiás, Estados Unidos, Chile, entre outros, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo. 

O líder comunitário, Valdivino de Oliveira enalteceu o empenho da equipe governamental em torno do festival, garantindo êxito e superando as expectativas. Já para o próximo ano, de acordo com ele, a meta é vender 50 toneladas. “Eu não sei como agradecer, mas em nome de todos eu falo sobre esse trabalho lindo que foi feito. Nosso objetivo era fazer de 15 a 20 toneladas, mas superou e muito. Sabemos que as novas edições serão melhores ainda e graças ao senhor (prefeito), em nossa comunidade poderá nascer mais um ponto turístico, fruto de um trabalho muito bem realizado por você e seus secretários. Fica aqui nosso muito obrigado. O povo tem acreditado e vindo”, disse. 

Na sequência, Emanuel retribuiu o reconhecimento dos empreendedores, dando ênfase ao grande potencial econômico, cultural e gastronômico da localidade, alcançando a visibilidade merecida. “Foram números satisfatórios de tudo que circulou por aqui, fazendo a diferença e mostrando que nós podemos. Nesse momento que entra o Poder Público, não burocratizando, mas sim, sendo verdadeiros parceiros, caminhando lado a lado, pelo Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Obras, Limpurb. De todas as formas a Prefeitura de Cuiabá esteve e está aqui para fomentar, potencializar e incentivar, juntamente com todos”, disse o gestor em seu discurso. 

Leia mais:  Prefeito anuncia que o HMC está entre os 39 hospitais públicos do país selecionados para o Projeto Nacional "Lean nas emergências"

O vice-prefeito, José Roberto Stopa enfatizou que a marca da Gestão Emanuel Pinheiro é aproximar, cada vez mais,  a população ao Executivo Municipal e retorno é o desenvolvimento de iniciativas assertivas. “Onde o Poder Público não atrapalha, mas ajuda, as coisas acontecem. Nossa função é essa, contribuir. Isso aqui está virando tradição e no futuro poderá se pensar na criação de um distrito, para que tenha uma administração e políticas públicas. Parabenizo a todos, sem exceção pelo lindo trabalho”, comentou. 

O secretário de Turismo, Zito Adrien, afirmou que o festival serviu como uma injeção de ânimo aos moradores da região, tendo em vista, os dois anos de suspensão (2020 e 2021) em razão da pandemia da Covid-19. “A comunidade foi fantástica, precisamos que associação se organize, dobrando o número de toneladas, preparar o setor hoteleiro para receber os visitantes, uma estrutura completa e segura. Vamos continuar com diálogo transversal”, declarou. 

O titular da Pasta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo destacou o crescimento da sociedade regional nos últimos anos. “Eram oito comerciantes, agora são mais de 20. Hoje aquilo que plantaram, estão colhendo, uma parada obrigatória dos munícipes, uma ação em conjunto que valoriza toda a região. Estou muito feliz com tudo que estou vendo aqui”, explanou. 

O chefe da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite chamou atenção para a fabricação manual, característica principal do Rio dos Peixes, contribuindo na melhoria da qualidade de vida de seu povo. “Cuiabá tem uma cultura diferenciada, precisamos valorizar e pensar sempre a frente, pois é possível melhorar cada vez mais e esse é apenas mais uma amostra de muitos eventos que poderão ser criados, nos impondo enormes alegrias e responsabilidades, fazendo compromissos futuros com a nossa gente”, finalizou. 

Leia mais:  Profissionais das Unidades Básicas de Saúde passam por capacitação e vão ajudar na localização de pacientes para reduzir a fila de cirurgias eletivas

A primeira edição do Festival da Pamonha foi realizada em 2018, alcançando a marca de quatro toneladas de milho vendidas. Já em 2019, esse número subiu expressivamente para 11 toneladas. Em 2022, foi retomado e o montante chegou a 30 toneladas.  

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Sugestão de pauta: Prefeitura de Cuiabá promove 3ª Edição da Feira de Adoção Voluntária de Pets

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), realiza, na quinta-feira (2), a 3ª Edição da Feira de Voluntária de Adoção de Pets (cães e gatos), ao ar livre, na Praça Alencastro. O evento ocorrerá no período matutino, das 8h às 12h e mais de 20 animais serão disponibilizados. Durante o evento também será realizada uma palestra sobre os cuidados domésticos dos bichinhos, distribuição de brindes e aplicação de vacinas antirrábicas e vermífugos. 

A diretora Beatriz Del ‘Isola, aproveitou para relembrar o sucesso conquistado pelas edições anteriores e afirmou que essa é mais uma oportunidade proporcionada pela Gestão Emanuel Pinheiro em prol da valorização da causa animal. “Graças a Deus tivemos somente este ano mais de 60 animais adotados. É apenas a continuação desse grande projeto que vamos continuar levantando, chegando aos bairros também”, disse. 

Serviço: 

Assunto: 3ª Edição da Feira de Adoção Voluntária de Pets

Horário: 08h às 12h

Data: Quinta-feira (02)

Local: Praça Alencastro

Comentários Facebook
Leia mais:  Sine da Gente: van atende moradores do bairro Dom Aquino a partir desta terça-feira (24)
Continue lendo

CUIABÁ

Estudantes dos 8º e 9º Anos da EMEB Senador Darcy Ribeiro participaram de visita a Câmara Municipal

Publicado

Estudantes dos 8º e 9º Anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Industriário, participaram, na quinta-feira (26), de uma visita guiada ao legislativo municipal. O Projeto Cuiabaninhos é uma iniciativa da Câmara Municipal, realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo, discutir temas ligados a cidadania.

A visita dos 35 estudantes começou em frente ao obelisco na Praça Moreira Cabral. No local eles receberam informações sobre o Centro Geodésico da América do Sul e o Campo D´Ourique. Já na Câmara Municipal eles conhecerem o Plenário Ana Maria Couto, o “Plenarinho”, onde participaram de uma palestra sobre o Poder Legislativo. Após o lanche os estudantes visitaram o Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges.

O diretor da escola, Lauro Flávio Sebalhos, e o assessor pedagógico da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edimilson Moraes, acompanharam a visita guiada e falaram sobre como o projeto auxilia no desenvolvimento dos jovens para construção de uma sociedade mais ativa na política.

“Como diretor, avalio como muito positivo para as nossas unidades educacionais, auxiliando e complementando a formação dos nossos estudantes como cidadãos. É importante que possamos trabalhar junto com os jovens na construção da cidadania. A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara estão proporcionando esse ambiente para o conhecimento. A escola inteira queria participar hoje, mas eu expliquei que vamos participar gradativamente”, disse Lauro Flávio, diretor da EMEB Senador Darcy Ribeiro.

“É um momento ímpar na vida desses adolescentes e, principalmente, no retorno desse projeto tão importante para despertar a cidadania, onde eles aprendem esses conceitos, o que é direito, o que é dever. Despertar o interesse na questão do voto e a participação enquanto cidadãos atuantes da sociedade”, avaliou Edmilson Moraes, assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, TNE E TMIE-ASG

Geovanna Soares, de 13 anos, estudante do 8º Ano, gostou da experiência que trouxe conhecimento sobre seus direitos e deveres. “Estou achando muito legal, porque é uma coisa que nós já queríamos antes. Aprendemos muito e, o que quero levar pra minha vida é muito aprendizado. É muito importante o projeto porque informa os nossos direitos, o que podemos ou não fazer. E isso vai estar adicionando o nosso conhecimento”, contou a estudante.

Gabrielly Anne da Silva Costa, do 9º Ano, disse que também aprendeu muito com a visita. “A experiência foi edificante. Essa visita me ajudou a entender como é o trabalho dos vereadores e agora tenho uma boa ideia sobre o assunto”, disse a estudante.

“Como professor vejo essa experiência como bastante gratificante tanto para  nós como para os estudantes, no despertar da cidadania, para que eles possam saber que a democracia é construída com a participação deles também e que direitos e deveres têm locais específicos para serem discutidos”, disse o professor de Inglês e Redação, João Pedro Amorim Franceschi, ex-estudante da unidade.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana