conecte-se conosco


DIAMANTINO

Com apoio da prefeitura, agricultora de Diamantino é protagonista na produção de hortaliças

Publicado

Mulher forte e destemida é a agricultora familiar Maria Aparecida Pires, conhecida como Cida, na comunidade Caeté, distante cerca de 25 quilômetros de Diamantino. Ela é proprietária do Sítio Primavera, lote 56, onde vive há mais de 23 anos. Na propriedade, Cida, o esposo e o filho plantam e tiram o sustento do lar com toda assistência da Secretaria Municipal de Agricultura.

Como toda mulher rural, a Cida acumula as tarefas domésticas e do campo, mas é do cultivo de hortaliças que ela mais se orgulha da rotina diária de trabalho. “A gente vive daqui, é de onde a gente tira o sustento da família, paga conta, come e bebe”, contou.

Na propriedade da Cida se produz de tudo: batata, mandioca, pepino, pimentão, banana, abobrinha, pimenta de cheiro, berinjela, tomate, quiabo, tomate, mas o sonho dela e da família é ampliar a produção com cultivo de peixe e outros produtos que já deram certo. “Espero produzir muito, muito mais, investir principalmente em irrigação nesse momento da seca”.

Para ajudar nesse processo, um tanque de peixes já está sendo aberto pela Secretaria Municipal de Agricultura e logo estará disponível para o novo empreendimento rural familiar. “A gente recebe todo apoio da prefeitura, da secretaria, do secretário. A gente procura e eles sempre conseguem um trator, semente, calcário, apoio do agrônomo, o que precisar eles estão à disposição da gente”, relatou.

A assistência que a Secretaria proporciona aos trabalhadores rurais gera reconhecimento. “Esse apoio é essencial, porque se não tiver o apoio deles só a gente não dá conta de comprar tudo isso. Antes a gente não tinha esse atendimento, as estradas nossas eram muito ruins, hoje a gente tem o atendimento, tem como entregar as verduras. Que continue assim, ajudando não só eu, mas todas as comunidades. A agricultura familiar é tudo”, declarou.

Leia mais:  Avaliação de hanseníase no Centro de Reabilitação de Diamantino entre 28 e 29 de junho

O secretário Edson da Silva (Giripoca) acompanhou as ações realizadas no Sítio Primavera, onde conferiu no local as demandas necessárias. “Esse acompanhamento é contínuo, nós estamos buscando diminuir as solicitações que chegam e levando soluções o mais rápido possível. Essas famílias precisam de todo o apoio desde a semente, tratamento do solo, assistência técnica, abertura de tanques e outras ações que estamos intensificando na secretaria”, explicou.

Solidariedade

Além do protagonismo no campo, Cida também ajuda a colocar alimento em outras mesas de quem precisa por meio de doações. Os legumes e verduras não comercializados são entregues no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social do município.   “Não tenho coragem de jogar nada fora, porque quando eu não tinha nada, tinha que comprar. Conversei com meu marido pra gente poder doar e quero continuar doando enquanto a gente tem bastante”, finalizou.

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Assistência Social de Diamantino promove campanha sobre violência contra a pessoa idosa

Publicado

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania promoveu a campanha Junho Violeta – no mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Para intensificar o debate sobre o tema foi realizada, nesta quarta-feira (29.06) uma Roda de Conversa conduzida por autoridades e profissionais de diversas instituições, com transmissão ao vivo da Câmara Municipal através da página do facebook da Prefeitura.

Em seguida, houve pitstop com entrega de informativo sobre os direitos do idoso.

A ação contou com a participação do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, do Grupo Viver Legal e da Secretaria Municipal de Saúde. Participaram da Roda de Conversa, o vice-prefeito Jozenil Costa Lube, a vereadora Michele Carrasco, a assistente social Ana Cristina dos Santos, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Luiza Dias, a coordenadora do CRAS, Cleir Jovina dos Anjos, o Tenente PM Zanetti, representando a Polícia Militar, a psicóloga Luciana Mendes Santos, e o coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel Garcia.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Obra da Kothe e SLC em Diamantino deve gerar até 400 postos de trabalho até dezembro
Continue lendo

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino entrega tablets e uniformes para Agentes Comunitários de Saúde

Publicado

Agentes Comunitários de Saúde receberam, nesta quarta-feira (20.06), 41 tablets e 56 kits de uniformes pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A entrega foi realizada pelo prefeito Dr. Manoel Loureiro e pela secretária de saúde Marineze Meira, no auditório da UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso.

O investimento é fundamental para fortalecer o desenvolvimento das atividades destes profissionais essenciais na área da saúde pública.

Os novos tablets vão agilizar o atendimento e otimizar o processo de trabalho dos ACS no que tange ao acompanhamento dos usuários cadastrados na rede SUS do município, além de permitir a obtenção de informações mais precisas da realidade dos pacientes.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Diamantino entrega tablets e uniformes para Agentes Comunitários de Saúde
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana